-->

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Revisão eleitoral e cadastramento biométrico encerram em 12 cidades nesta terça (19)

Os eleitores que não regulamentarem a situação eleitoral terão o título cancelado

Os eleitores dos municípios de Umirim, São Luís do Curu, Uruburetama, Tururu, Barro, Ibicuitinga, Morada Nova, Choró, Quixadá, Ibaretama, Palmácia, Maranguape têm até esta terça-feira (19) para realizar a revisão eleitoral e o cadastramento biométrico. 

Os eleitores que não regulamentarem a situação eleitoral até terça-feira terão o título cancelado, o que irá impedi-los de solicitar carteira de identidade, passaporte, participar de concurso público e solicitar empréstimo em bancos subsidiados pelo governo. 

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) afirma que existe um avanço nos trabalhos de revisão e a maioria dos municípios apresenta uma adesão de mais de 80%. Em Ibicuitinga, 88% dos eleitores já compareceram aos postos para regularizar os cadastramentos. Em Ibaretama, Choró e Palmácia, já são 87%. Maranguape, que possui o maior número de eleitores entre os 12 municípios listados, 84% já fizeram a biometria. Entretanto, Morada Nova ainda apresenta um elevado número de pessoas que precisam comparecer aos postos de atendimento para fazer o cadastramento. Dos 58 mil eleitores do município, 14 mil (33%) ainda precisam regularizar a situação eleitoral.

Segundo o cronograma estabelecido pelo TRE-CE, 129 dos 184 municípios do Ceará irão contar com biometria nas Eleições de 2018. A expectativa é que 75% do eleitorado tenha o cadastro até 9 de maio do próximo ano, e todo o Estado até 2020.

Como se cadastrar

Para a realização da biometria, os eleitores precisam levar documento de identidade com foto, comprovante de residência e comprovante de alistamento militar, para os homens que forem fazer o título pela primeira vez. O TRE-CE lembra ainda que é necessário realizar agendamento para o atendimento nos cartórios eleitorais, através do telefone 148 ou do site do Tribunal. 

Red; DN