-->

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Polícia Federal prende líder de cartel de drogas mexicano em praia de Aquiraz



Segundo delegado, homem estaria passando férias na Taíba com familiares e confirmou ser membro do cartel Jalisco

Polícia Federal prendeu, nesta quarta-feira (27), José Gonzales Valencia, 42 anos, conhecido como “Chepa”, “Camaron” e “Santy”, em uma praia em Aquiraz. O homem é suspeito de ser um dos líderes de um cartel de drogas mexicano e é procurado pelo governo dos Estados Unidos, acusado de distribuir drogas em cidades americanas.

A prisão foi efetuada durante o cumprimento de mandado de prisão expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Após a prisão, “Chepa” foi conduzido para a sede da superintedência da PF em Fortaleza, onde se encontra detido.

Segundo o delegado federal Aldair Rocha, da Divisão de Entorpecentes da PF, “Chepa” confirmou que faz parte de um dos maiores cartéis de drogas do México, o “Jalisco Nova Geração” (CJNG), e sua família seria uma das lideranças do grupo. Ele ficava em Fortaleza como responsável pela parte financeira da organização.

Monitoramento

Segundo a Polícia Federal, José Gonzales chegou ao Ceará no dia 22 de dezembro, quando desembarcou no Aeroporto Internacional Pinto Martins e passou a ser monitorado. O delegado acredita que o traficante teria vindo ao estado para passar férias com a família durante o fim de ano. Ele estava hospedado em uma casa alugada na praia da Taíba.

Cartel Jalisco

O cartel Jalisco Nova Geração é considerado pela agência americana de combate ao Narcotráfico (DEA), como o dono do território que mais cresce e gera lucro no México. O grupo atua principalmente no tráfico de drogas químicas, importadas da China, Argentina ou Chile. A mercadoria é transportada como medicamento e, em seguida, tem sua composição alterada, é embalada e vendida no México e nos Estados Unidos.

 Com informações do G1