-->

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Fortaleza não tem mais chances e está fora da Copa do Brasil em 2018


Foto: Natinho Rodrigues/Agência Diário

Acabaram as chances de o Fortaleza disputar a Copa do Brasil em 2018. Com o término da Série A neste domingo (03), os resultados que poderiam favorecer o Leão para participar da competição nacional no ano do centenário não aconteceram. A equipe cearense estava de olho nos desempenhos de Bahia e Atlético-PR, que, caso tivessem conseguido uma boa colocação e por uma combinação de fatores, ajudariam a conduzir o Tricolor à disputa de mais uma competição no próximo ano. Mas isso não aconteceu.

Depois de perder a final da Fares Lopes para o Floresta, o Fortaleza precisava que alguns cenários se concretizassem para ir à Copa do Brasil em 2018. Como anteriormente analisado pelo Portal Verdinha, um dos panoramas era o de o Ceará ser campeão da Série B. Como o Vovô e o Ferroviário já haviam conseguido a vaga na competição nacional, por serem o campeão e vice-campeão do Campeonato Cearense, abriria uma lacuna para o terceiro colocado do Estadual de 2017, que foi o Leão. Só que o alvinegro terminou o torneio em 3º lugar, eliminando uma das possibilidades do rival tricolor. A outra opção seria de o Joinville ser campeão da Copa SC, mas a equipe catarinense não conseguiu chegar à final do torneio.

Outro cenário envolve Série B e ranking. Caso o Paraná tivesse sido campeão da Segundona, abriria uma vaga para o time cearense. O tricolor paranaense garantiria vaga direta nas oitavas da Copa do Brasil e, pelo ranking, o Fortaleza conseguiria chegar à competição. Mas a equipe terminou em 4º lugar na Série B.

A última chance ainda considerável estava na classificação da reta final da Série A. Bahia e Atlético-PR poderiam ter favorecido o Leão da seguinte forma: se o tricolor baiano tivesse terminado o Brasileirão em 8º lugar, estaria automaticamente classificado para a pré-Libertadores e garantiria vaga nas oitavas da Copa do Brasil. Assim, o Sport, que foi o vice-campeão da Copa do Nordeste, também iria para as oitavas. Como o Leão da Ilha (campeão pernambucano), o Salgueiro (segundo colocado) e o Santa Cruz (terceiro colocado) já participarão da competição nacional no ano que vem, abriria uma vaga para o Náutico, 4º lugar no Estadual. Dessa forma, via ranking, o Fortaleza também conseguiria chegar à CDB.

Por outro lado, caso o Bahia ou o Atlético-PR tivessem terminado a Série A em 9º lugar, e o Flamengo fosse campeão da Copa Sul-Americana (o rubro-negro decidirá o título contra o Independiente, da Argentina), abriria mais uma vaga para a pré-Libertadores. Com relação ao Bahia, o processo seria o mesmo já explicado. No caso do time paranaense, seria aberta uma vaga para o Londrina e, pelo ranking, o Fortaleza também conseguiria chegar ao campeonato nacional. Só que o rubro-negro paranaense e o tricolor baiano terminaram a temporada na primeira divisão em 11º e 12º lugares, respectivamente, frustrando a última esperança dos torcedores tricolores.

Com isso, apenas Ceará (campeão do Cearense), Ferroviário (vice-campeão do Cearense) e Floresta (campeão da Taça Fares Lopes) representarão o Estado na Copa do Brasil em 2018. Assim, no ano do centenário, o Fortaleza deve disputar o Campeonato Cearense, a Série B e a Fares Lopes.

Blog Erivando Lima / Verdinha