-->

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Ariosto Holanda destina R$ 1,5 milhão para central de laudos no ICM



O deputado federal Ariosto Holanda colocou emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão para o hospital do Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), especializado na cardiologia. Os recursos são destinados a implantar uma Central de Laudos para prestar serviços à rede estadual de saúde em municípios do interior num projeto de Telemedicina com o envio de exames coletados por médicos generalistas ou pessoal técnico local para obtenção do laudo por médicos especialistas.

O hospital já tem equipamentos e materiais necessários para funcionar. Por isso, Ariosto Holanda sugeriu ao cardiologista Carlos Roberto Martins Rodrigues (Cabeto), presidente do ICM, usar os recursos da emenda para implantar na instituição um serviço de Telemedicina para atender aquelas localidades onde não há médico especialista em hospitais e policlínicas para laudar.

A ideia é utilizar o Cinturão Digital, a rede de alta velocidade do governo que interliga os municípios do Ceará para envio dos exames a uma equipe de especialistas concentrada no ICM que vai fornecer laudos em tempo hábil para o colega lotado numa instituição do interior do estado. Como o ICM já oferece curso de especialização em Cardiologia, laboratório de fisiologia e desenvolve soluções de tecnologia da informação aplicadas à saúde, pode avançar em cursos de especialização a distância e outras aplicações de sua competência na área de Telemedicina.

Blog Erivando Lima /  Roberto Moreira