-->

terça-feira, 10 de outubro de 2017

DIA DOS PROFESSORES (RECONHECIMENTO ANTECIPADO)!


Dia 15 de outubro é mais um “Dia dos Professores”, e que não seja apenas uma data simbólica! É racional, é preciso, é imprescindível que tenhamos sensibilidade e plena CONSCIÊNCIA da importância de um PROFESSOR em nossas vidas e, em especial na de nossas crianças e jovens, na de nossos próprios filhos em formação e, sem exageração, na perspectiva de assim conscientizados (e só assim!), pugnarmos por um melhor futuro para nosso País.
Os professores são as chaves de todas as portas para que possamos ter melhores condições para concorrer em melhor nível de igualdade em busca do nosso aprimoramento como ser humano, de uma esmerada formação cidadã, da estabilidade moral quanto profissional em um mundo cada vez mais exigente, e isso é de proeminente reconhecimento mundial. O inquestionável sucesso de cada nação que dá precedência à “Educação de Qualidade” para sua população é evidente e insofismável. Nações que por esse fim se esmeram priorizam, também e simultaneamente, a valorização do profissional (PROFESSOR) que a essa missão se decida e, acima de tudo, é um ser abnegado e é quando, por decorrência dessa sábia percepção, são recompensadas e se destacam mundialmente. De 36 países que detêm os primeiros lugares - Finlândia, Japão, Suécia, Coreia do Sul, Polônia, Alemanha etc., o Brasil está apenas em penúltimo 35°(penúltimo) lugar o que é deprimente e revoltante! 
Os professores da nossa atualidade não desempenham apenas e tão somente o papel de um ministrador de disciplinas (em alguns casos em salas com mais de 40 alunos...). A eles, pelas circunstâncias, muitas vezes se lhes incumbem também do papel de disciplinadores, formadores de cidadãos e, em muitos casos, até de substitutos de pais que descuram de seus filhos. Alguns até extrapolam essa sua dedicação e arriscam, heroicamente, a própria vida como foi o caso recente da professora que morreu ao tentar salvar crianças em Janaúba (MG). Não existe exemplo mais evidente dessa dedicação. (Às crianças vitimadas (dez) e a ela, digníssima professora, e outras que também agredidas a nossa profunda condolência e respeito!)
Pergunta-se: E vocês alunos, pais, diretores, autoridades de todas as áreas (inclusive judiciais), vereadores, prefeitos enfim, todos aqueles que deveriam SIM!, por consciência, por obrigação, primar pelo respeito, pelo reconhecimento do trabalho, pela gratidão a esses profissionais que dedicam suas vidas a bem de todas as crianças, de seus filhos, do seu município, do País na busca de formação de cidadãos, mas que por vezes, não se lhes reconhecem os méritos e deixam de recompensá-los como justo (até mesmo o legal), vocês se lhes dedicam esse reconhecimento e respeito verdadeiramente? Até você professor, você pugna destemidamente pelos seus direitos ou prefere omitir-se? Mãos na consciência e nossos efusivos louvores por demais cabidos e oportunos aos nossos diletos PROFESSORES, inclusive os APOSENTADOS aqueles que dedicaram suas vidas a EDUCAR, formar CIDADÃOS conscienciosos!!!

José HILDEBERTO Jamacaru de AQUINO