-->

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Janot denuncia Renan, Jucá, Jader Barbalho e Lobão por organização criminosa ao STF



Além dos senadores do PMDB, também foram denunciados os ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado e José Sarney

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou, nesta sexta-feira (8), ao Supremo Tribunal Federal (STF), denuncia contra os senadores do PMDB Edison Lobão, Jader Barbalho, Renan Calheiros e Romero Jucá (líder do Governo e presidente do partido), além do ex-senador e ex-presidente José Sarney e do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado.

Janot acusa o grupo pelos crimes de formação de organização criminosa, cuja pena varia entre 3 a 8 anos de prisão e pagamento de multa. A denúncia é baseada em indícios de que os acusados controlavam a Diretoria Internacional da Petrobras e usavam a estatal para cobrar propinas de fornecedores. As vantagens indevidas seriam cobradas através dos diretores indicados pelo PMDB aos cargos.

A denúncia já está nas mãos do ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, que deverá notificar os acusados. Em seguida, o caso será analisado pela Segunda Turma da Corte, composta pelo ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

Blog Erivando Lima / Ceara News