-->

domingo, 27 de agosto de 2017

Vereador propõe construção de pocilga comunitária em Quixadá


Resultado de imagem para FOTOS DO Vereador Laercio Oliveira de Quixada CE

O vereador Laércio Oliveira (PV) apresentou, durante uma sessão realizada na manhã desta sexta-feira, 25, na Câmara Municipal de Quixadá, um requerimento solicitando uma audiência pública para discutir um projeto de sua autoria, que solicita a construção de uma pocilga comunitária no município. A data da audiência ainda não foi definida.

De acordo com o Laércio Oliveira, a audiência tem o objetivo de discutir, junto com o secretário de agricultura da cidade e membros da Vigilância Sanitária, uma solução para a situação dos criadores de porcos, que estariam sofrendo dificuldades por conta da fiscalização. “Fui procurado por um grupo de criadores que estão se sentindo prejudicados, pois não têm condições de se adequar as normas e são impedidos de trabalhar. Estamos em busca de uma solução”, afirma.

Caso a construção da pocilga comunitária seja aprovada, Laércio ainda não sabe quanto poderá custar aos cofres públicos. O local, projetado para seguir as normas propostas pela Vigilância Sanitária, seria disponibilizado aos criadores para realizar o trabalho. O inspetor sanitário do Município de Quixadá, Jecriston Dias, diz que, para uma pocilga funcionar, deve contar com responsável técnico e legal, funcionário para acompanhamento e manejo dos animais e ambiente limpo e salubre. Outro ponto citado pelo inspetor para o funcionamento de uma pocilga é a distância de aglomerados urbanos.   

Francisco Célio Alves da Silva, que há 20 anos trabalha com a criação de porcos, é um dos criadores que seriam beneficiados com a mudança. “Não queremos incomodar as pessoas, estamos apenas tentando fazer nosso trabalho e garantir a renda da nossa família”. Célio possui uma criação de 15 animais.

Laércio Oliveira está no segundo mandato como vereador de Quixadá. De acordo com ele, entre os projetos de sua autoria já apresentados na Câmara Municipal, está à instalação de câmeras de monitoramento nas ruas da cidade.

Blog Erivando Lima / O povo.com