-->

terça-feira, 11 de julho de 2017

População cobra solução para o problema das queimadas no lixão de Russas

Moradores do bairro Aeroporto e Alto São João bloqueiam a via de acesso ao Lixão de Russas (Foto: divulgação)
A queima de resíduos tóxicos no lixão do município de Russas se transformou em um grave problema de saúde pública para os moradores das comunidades Alto São João e Aeroporto, área urbana onde se localiza o depósito irregular de resíduos. Eles alegam os graves problemas respiratórios em consequência das recorrentes queimadas no local. 

Maria Salvelina Cordeiro, 68 anos (Foto: divulgação)
A aposentada Maria Salvelina Cordeiro, 68, mora há 11 anos na comunidade do Aeroporto, que fica ao lado do lixão e diz que, "desde sempre", sofre com as recorrentes queimadas. "Já tive de abandonar a minha casa por uns dias devido a problemas respiratórios... por 4 vezes estive internada no hospital... me sinto muito cansada por conta disso, comecei a sentir esse cansaço por conta da fumaça", conta. A moradora explica que não há hora nem dia certo para acontecer. Resíduos como pneus, madeira, poda de árvores, animais mortos são queimados, geralmente no fim da tarde e início da noite. Mesmo com a diminuição, ela conta que houve períodos em que o lixo era queimado várias vezes por semana.

"Você tá em casa e, de repente, sobe aquela fumaça preta de pneu queimado. A comunidade fica toda escura, entra na casa de todo mundo, quase ninguém suporta isso. E quando acontece de madrugada, depois da meia-noite? É um sofrimento só, a gente não consegue nem dormir", se queixa outra moradora.

Ela alerta para a grande quantidade de idosos e crianças que estão expostas a essa situação. "Aqui na vizinha são bem cinco crianças. Vivem doentes. A quem você perguntar aqui na comunidade vai dizer a mesma coisa", lamenta.

As comunidades se reuniram na manhã desta terça-feira (11), e interditaram a via de acesso dos caminhões de lixo ao depósito de resíduos, e prometem permanecer por lá com a interdição até o comparecimento de Órgãos responsáveis no local para negociar uma solução para o problema.
Lixo sendo queimado no depósito de lixo (Foto: divulgação)

Lixo sendo queimado no depósito de lixo (Foto: divulgação)
Carro de queima do Lixo Hospitalar se evadindo do local após avistar nossa reportagem (Foto: divulgação)