-->

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Justiça eleitoral cassa mandatos de prefeita e vice de Santana do Cariri


Resultado de imagem para sÍmbolo da justiça eleitoral

O juiz eleitoral da 53ª Zona Eleitoral, Herick Bezerra Tavares, determinou a cassação dos mandatos da prefeita e do vice-prefeito do município de Santana do Cariri, localizado a 558 km de Fortaleza.

Danieli de Abreu Machado (PSL) e Juracildo Fernandes da Silva (PCdoB) são acusados pela “coligação respeito e compromisso com o povo” de fazer nomeações irregulares durante a campanha eleitoral do ano passado.

A oposição acusa, nos autos, os adversários de abusarem do poder político ao nomear “centenas de pessoas para ocuparem cargos em Comissão na Administração Pública local, além de terem contratado outro número expressivo de pessoas para prestarem serviços temporários ao município, com o nítido propósito de cooptar votos e conseguir o apoio político dos beneficiádos pela via transversa dos cargos públicos, bem como seus familiares”.

O juiz, na sentença, argumenta que a prática ilícita é dotada de “gravidade suficiente para ensejar a cassação do registro/mandato” dos gestores da cidade. Tavares diz ainda que a aplicação isolada da pena de multa não é “suficiente” para punir as irregularidades.

O blog conversou com o advogado da chapa julgada, Leopoldo Martins, que adiantou ter recorrido à sentença da justiça eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Em entrevista ao blog, o vice-prefeito Juracildo Fernandes (PC do B) negou as práticas narradas pela oposição. “Desconheço isso”, se limitou a dizer.

BLOG ERIVANDO LIMA / O POVO.COM