-->

sexta-feira, 3 de março de 2017

Ex-Ceará, jogador Souza é preso pela Polícia Federal

O meia Souza, do Brasiliense, que já teve passagem pelo Ceará, foi detido pela Polícia Federal e levado para a superintendência da corporação em Brasília na tarde desta quinta-feira (2). O jogador estava em pleno aquecimento, no estádio Abadião, em Ceilândia, onde o time disputaria a partida, quando foi preso pelos agentes. 

O motivo da prisão são "crimes contra a ordem tributária" por suposta sonegação de tributos federais referentes aos direitos de imagem declarados pelo jogador à Receita Federal. O mandado foi expedido pela Justiça de São Paulo. O jogador responde a dois processos de execução fiscal na Justiça Federal paulista. Em um deles, o valor da causa é de R$ 109.875,97. No outro, a cifra chega aos milhões: R$ 5.143.497,92

Pouco antes do jogo, dois agentes da PF chegaram ao vestiário, onde Souza e o restante do grupo se aqueciam. A situação pegou os atletas de surpresa e o meia, que estava relacionado para o duelo, não pôde entrar em campo.

Prisão preventiva

A juíza federal substituta Silene Pinheiro Cruz Minitti, da 1ª Vara Federal, 5ª Subseção Judiciária em São Paulo, decretou a prisão preventiva do jogador em novembro do ano passado. Na decisão, a magistrada diz que, apesar das insistentes tentativas, Souza não foi encontrado nos endereços apresentados no processo.

Silene afirma ainda que, embora seja uma figura conhecida no meio esportivo, Souza não tem dados e endereço atualizados nos órgãos competes, o que leva a crer que "assim age de forma premeditada a fim de não ser localizado pelas autoridades". "A fraude narrada nos autos é vultosa e o descaso do acusado para com suas obrigações civis e penais, resta evidenciada", anotou.

Na avaliação da juíza, a prisão seria necessária "para a garantia da instrução e da aplicação da lei penal". "Deve-se considerar, ainda, que o crime em questão é doloso e punido com pena superior a quatro anos. Necessária, portanto, a decretação de sua custódia cautelar."

Tranquilo 
Souza vai passar a noite na carceragem da Polícia Federal. A expectativa é que ele seja liberado na sexta-feira (3). "Já providenciamos cópias dos contratos de trabalho, da residência e da escola do filho dele. Ele está tranquilo e em nenhum momento se furtou de receber o mandado de prisão preventiva", disse o advogado.

Fonte DN