-->

domingo, 15 de janeiro de 2017

FORÇAS DE SEGURANÇA CONTROLAM MOTIM EM ALCAÇUZ E COMEÇAM CONTAGEM DE CORPOS DOS PRESOS DECAPITADOS

A Policia Militar entrou no Presídio de Alcaçuz, em Nísia Floresta, no início da manhã deste domingo, 15, e conseguiram controlar a rebelião interna dos detentos. Controlado os ânimos, o trabalho da Polícia agora é “limpar a área”, recolher os corpos e tentar reconstruir o presídio.

Os presos rebelados não ofereceram resistência a ação policial. Não teve confronto. Dentro do presídio, um rastro de destruição, principalmente nos pavilhões IV e V, local do confronto. Os policiais encontraram cenário de horror.

Os presos do Pavilhão V, entraram em confronto com os presos do pavilhão IV por volta das 17 horas deste sábado, 14. No confronto, o estado já reconhece pelo menos 10 mortes. Os próprios presos divulgaram vídeo mostrando vários corpos decapitados.

A princípio levantou-se a hipótese de número de mortes ter passado de 50, pois os presos da facção PCC invadiram o pavilhão IV, onde estavam os presos da facção Sindicato do RN e começaram a matar e decapitar os presos. No pavilhão IV haviam 140 presos da facção.

 CABEÇAS DE PRESOS ESTÃO SENDO JOGADAS NO PÁTIO DO PAVILHÃO DA PENITENCIÁRIA DE ALCAÇUZ
A princípio, o governo do estado reconhecer pelo menos dez mortes.

Ao amanhecer deste domingo, o número de família muito grande nas imediações do Presídio de Alcaçuz. Também existe equipes de imprensa de várias regiões do País. Ao clarear do dia começaram a chegar as equipes de polícia do Choque e do PB Choque.

No início da rebelião, os presos cortavam a cabeças dos outros e jogavam no pátio do presídio. Eles gravaram vídeos e áudios e divulgaram nas redes sociais. Os agentes penitenciários que conseguiram escapar dos presos no início da rebelião também narraram os fatos.

O risco de novos confrontos dos presos de facções rivais dentro dos presídios no Rio Grande do Norte ainda é grande, como também pode ocorrer confrontos fora dos presídios também. Todas as unidades prisionais do RN estão em alerta, especial Mossoró, Caraúbas e Caicó.

Concluídoo processo de pacificação dentro de Alcaçuz, que tem 1.150 presos, o Governo do Estado terá que destinar recursos para reconstruir internamente a unidade. Os presos destruíram as celas e estão soltos nos pavilhões.

Em nota, o Governo do Estado informa que a partir das 10h deste domingo (15) será realizada uma coletiva de imprensa com o secretário de Segurança Pública, Caio Bezerra, para detalhar as ações policiais no presídio de Alcaçuz.

No início da manhã integrantes da Força Nacional, BOPE, Batalhão de Choque, GEP e agentes penitenciários de Alcaçuz e de outras unidades prisionais iniciaram a operação para entrar no presídio e conter os detentos rebelados.

O Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E) permanece ativado, levantando informações e comandando as ações em andamento.

A coletiva acontece no Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), localizado no prédio da Sesed, no Centro Administrativo do Estado.