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terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Ariosto Holanda articula parceria dos CVTs com Sebrae, Senar e Senai e propõe entregar Pronatec para o Instituto Centec

A parceria com o Sebrae, Senar e Senai é a esperança para manter em funcionamento a rede de 38 Centros Vocacionais Tecnólogos (CVT) do Instituto Centec. O deputado federal Ariosto Holanda expos nesta semana a situação da rede de CVTs ao presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Flávio Saboya, também presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Ceará, e fez a proposta de parceria.

Ariosto Holanda disse que a situação é traumática, uma vez que o Instituto Centec pretende manter apenas 20 CVTs em funcionamento. Neste caso, com o recurso de que dispõe no contrato de gestão, não seria aplicada a portaria que transforma os instrutores dos CVTs da condição de celetistas para horistas, mas persiste uma lista de demissão de 50 pessoas.

Entende Ariosto Holanda que o Sebrae, Senar ou Senai possam apadrinhar algum CVT e, com isso, assegurar o funcionamento da rede de educação tecnológica. Nesta segunda-feira, o deputado foi recebido pelo secretário da Casa Civil do governo do Estado, Nelson Martins, que concordou com a argumentação em defesa dos CVTs, porém admitiu que o problema é financeiro.

O deputado propôs a transferência do Pronatec, hoje na alçada da Secretaria de Educação, para o Instituto Centec, que tem por finalidade a educação profissional e tecnológica. Segundo Ariosto Holanda, Nelson Martins colocou que a situação financeira é delicada e que até os recursos para a seca o governo tirou do Estado e redirecionou para o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).
As duas ideias – a de parceria com o Senar, Sabrae e Senai e a de transferência do Pronatec da Secretaria de Educação para o Instituto Centec – foram consideradas muito boas pela secretário Nelson Martins, relata o deputado. O próximo passo seráo governo reunir os dirigentes destas instituições com o governador Camilo Santana para decidir, com a participação de Ariosto Holanda, que caminho seguir para manter os CVTs em funcionamento.