-->

domingo, 30 de outubro de 2016

Roberto Cláudio é reeleito prefeito de Fortaleza e terá maioria na Câmara; veja perfil e propostas

O atual prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, continuará no cargo por mais quatro anos. O candidato do PDT foi reeleito pela maioria dos eleitores da Capital cearense neste domingo (30), tendo recebido, com 100% das urnas apuradas, 678.847 mil votos, o equivalente a 53,57% do total. Adversário de Roberto Cláudio no segundo turno das eleições municipais deste ano, Capitão Wagner (PR) recebeu 46,43% do total. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Brancos somaram 1,92% e nulos 6,10% do eleitorado local.

Um dos fatores que ajudou na ascensão de Roberto Cláudio no segundo turno foi a quantidade de apoio que ele conseguiu captar entre seus antigos adversários. Ronaldo Martins (PRB) e Tin Gomes (PHS), por exemplo, que juntos somaram mais de 55 mil votos no primeiro turno, apoiaram abertamente o atual prefeito, inclusive participando de sua campanha.

Além disso, Roberto Cláudio também recebeu apoio do PSB, partido de Heitor Férrer, que ficou neutro, assim como do PMN e Rede. O PT, por sua vez, chegou a cogitar apoiar o atual prefeito, sob influência da direção nacional da sigla, mas permaneceu neutro ao longo do segundo turno. 

A própria coligação de Roberto Cláudio, batizada de “Fortaleza só tem a ganhar”, já era a maior das eleições municipais da Capital neste ano, contando com 18 partidos. O atual prefeito, inclusive, também contou com o apoio dos irmãos Ciro e Cid Gomes, além do governador do Estado, Camilo Santana.  

Evolução nas pesquisas

A reeleição de Roberto Cláudio acabou confirmando a estimativa da última pesquisa de intenção de voto, divulgada neste sábado (29) pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Segundo o levantamento, encomendado pela TV Verdes Mares, o atual prefeito aparecia com 52% dos votos, contra 48% de Wagner.

Ao longo das eleições municipais deste ano, aliás, Roberto Cláudio sempre apareceu na ponta das pesquisas de intenção de voto elaboradas pelo Ibope. No primeiro levantamento, divulgado no dia 22 de agosto, ainda no 1º turno, o candidato do PDT aparecia com 29% dos votos, à frente de Capitão Wagner (21%) e Luizianne (18%).


 A segunda pesquisa, divulgada em 24 de setembro, foi a que mostrou o resultado mais apertado entre os candidatos do PDT e PR, tendo em vista que Roberto Cláudio aparecia com 34% das intenções, contra 28% de Wagner. Como o estudo tinha uma margem de erro de três pontos percentuais, foi considerado que havia empate técnico entre os dois.

Já no segundo turno, porém, a pesquisa divulgada no dia 14 de outubro apontava Roberto Cláudio com 51% das intenções de voto, contra 38% de Wagner. Foi a maior diferença que o candidato do PDT conquistou em um levantamento do Ibope.

Maioria na Câmara

Ao que tudo indica, Roberto Cláudio não terá muitos problemas na Câmara Municipal de Fortaleza em seu segundo mandato na Prefeitura, já que, dos 43 vereadores eleitos, 30 são de partidos da coligação do atual prefeito, o que representa uma grande base aliada na Casa.

Os vereadores eleitos para a gestão 2017-2020 que apoiam o prefeito são: Adail Jr (PDT); Salmito (PDT); Antônio Henrique (PDT); Iraguassú Filho (PDT); Renan Colares (PDT); Dr. Elpídio (PDT); Benigo Júnior (PSD); Didi Mangueira (PDT); Márcio Cruz (PSD); Mairton Felix (PDT); John Monteiro (PDT); Dr. Luciram Girão (PDT); Professor Evaldo Lima (PC do B); Zier Ferrer (PDT); Paulo Martins (PRTB); Marcelo Lemos (PSL); Bá (PTC); Cláudia Gomes (PTC); Marta Gonçalves (PEN); José Freire (PEN); Frota Cavalcante (PTN); Jorge Pinheiro (PSDC); Priscila Costa (PRTB); Portinho (PRTB); Esio Feitosa (PPL); Michel Lins (PPS); Gardel Rolim (PPL); Raimundo Filho (PRTB); Larissa Gaspar (PPL) e Dummar Ribeiro (PPS).

Se considerados Evaldo Costa (PRB), Emanuel Acrizio (PRP) e Marilia do Posto (PRP), que tiveram seus candidatos apoiando Roberto Cláudio no segundo turno, pode-se dizer que o prefeito terá, ao todo, 33 aliados na Câmara Municipal.

Perfil e propostas

Eleito prefeito de Fortaleza pela primeira vez em 2012, após derrotar Elmano de Freitas (PT) no segundo turno, recebendo 650.607 votos na ocasião, ou 53,02% do total, Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra é natural da Capital e atualmente tem 41 anos. Formado em medicina pela UFC, com mestrado e PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona (EUA), ele ingressou na vida política em 2006, quando foi eleito deputado estadual pelo PHS, com 21.283 votos. Reeleito em 2010, já pelo PSB, com 68.469 votos, assumiu a presidência da Assembleia Legislativa no ano seguinte, por unanimidade.

Em seu plano de governo para seu segundo mandato, o prefeito promete fazer mais 130 quilômetros de corredores e faixas exclusivas de ônibus, recuperar e iluminar mais 200 praças, implantando um programa de manutenção permanente para os aparelhos de ginástica e brinquedos, garantir ar-condicionado e Wi-Fi em 100% dos ônibus da cidade, além de deixar Fortaleza com 100% de luz branca ou de LED nos próximos quatro anos.

Na área da educação, Roberto Cláudio garante que vai fazer mais 20 escolas de tempo integral, gerando mais 8 mil vagas, além de abrir outras 6 mil vagas em creches e seguir investindo na qualificação dos professores. Na saúde, o prefeito também garante que vai concluir o IJF 2, criando mais 203 novos leitos, uma nova UTI e um novo Centro Cirúrgico com nove salas de cirurgia, além de terminar de implantar um novo sistema de distribuição de remédios e abrir mais quatro Policlínicas para consultas especializadas e exames.


O prefeito reeleito também projeta fazer mais 30 "areninhas", efetivar 500 guardas municipais, que já estão concursados e treinados, contratar outros 500 agentes para implantar um novo esquema de segurança, entregar mais 13 mil novas casas populares e implantar 150 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas, mais 120 estações do Bicicletar e  12 estações do Bicicleta Integrada, além de outras propostas.

Diário do Nordeste

Vereadores de Iguatu recuam e cancelam aumento de 100% no próprio salário

Após recomendação emitida na última terça-feira (25/10) pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a Câmara Municipal de Iguatu decidiu, por unanimidade, pelo cancelamento do aumento de cerca de 100% nos subsídios dos vereadores.

O aumento foi aprovado no dia 28 de setembro, em sessão extraordinária realizada no mesmo dia em que foi aprovada a sua convocação em sessão ordinária, na qual foi convocada ainda outra sessão extraordinária em que houve apresentação de parecer oral das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final e de Orçamento, Finanças e Fiscalização sobre a proposta.

Irregularidades

O titular da Promotoria de Justiça do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Iguatu, promotor de Justiça Fábio Ottoni, apontou diversar irregularidades no processo de aprovação do aumento.

Segundo o promotor, a deliberação acerca do projeto foi realizada em três sessões – uma ordinária e duas extraordinárias – ocorridas no mesmo dia, às 10 horas, às 16 horas e às 16h30, respectivamente, ferindo os princípios da moralidade, da publicidade e da legalidade, pois o Regimento Interno da Câmara Municipal de Iguatu prevê que as Sessões Extraordinárias serão convocadas com antecedência de cinco dias, mediante comunicação escrita aos vereadores e fixação de edital no átrio do edifício da Casa Legislativa.

Ceará News

Horizonte vence Dakota/Russas e garante título da 1ª Supercopa de Futsal

Horizonte Futsal
Em partida bem equilibrada e eletrizante válida pela 1ª Supercopa de Futsal do Estado do Ceará, que pôs frente a frente os campeões Estadual e do Intermunicipal, disputada na noite de sexta-feira, 28 de outubro, na quadra coberta do Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio, centro de Russas, a equipe do Horizonte, campeã Cearense, ignorou o fator mando de quadra da campeã do Intermunicipal Dakota/Russas e venceu pelo apertado placar de 2 a 1, conquistando então o título da 1ª edição da competição.

O jogo foi bastante prestigiado pela torcida local, que lotou as arquibancadas da quadra coberta e pode ver de perto grandes jogadores do futsal cearense em ação, bem como o duelo a parte entre os treinadores russanos; Deividy Hadson (Horizonte) e Valmir Gonçalves (Dakota), sendo que Deividy levou a melhor e ficou com o título.

Já a partida dispensa comentários, foi um embate de alto nível, onde o time horizontino venceu nos detalhes vindo a marcar o gol da vitória quando faltavam apenas 02 minutos para o término da partida, 2 a 1 placar final.


Ambas as equipes saíram de quadra ovacionadas e agora voltarão suas atenções para os treinos preparatórios visando as disputas da tradicional Copa Verdes Mares de Futsal.

Açudes do Ceará atingem 8,09% de sua capacidade total

Os 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), estão com apenas 8,09% de sua capacidade total, ou seja 1,51 bilhão de m³.

A capacidade total é de 18,64 bilhões m³, conforme o Boletim Situação Hídrica Semanal da Companhia. Os reservatórios não tiveram aporte nesta semana.

O Ceará está com 73,26% em estado de seca extrema ou excepcional, segundo o Monitor de Secas do Nordeste. Após cinco anos de seca, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) diz que a perspectiva para os próximos meses não é animadora.

O volume de água das bacias está distribuído da seguinte forma: Litoral (31,63%), Alto Jaguaribe (17,25%), Coreaú (31,02%), Metropolitanas (12,87%), Serra da Ibiapaba (16,31%), Médio Jaguaribe (5,36%), Salgado (10,58%), Acaraú (7,93%), Banabuiú (2,07%), Sertões de Crateús (2,02%), Curu (1,83%) e Baixo Jaguaribe (0,00%).


No ano de 2016 foi registrado um aporte total de 738,13 milhões m³.

TV Jaguar

Homem é morto por bandidos enquanto caçava na mata em Quixadá

Jairo foi morto a tiros enquanto
caçava com o irmão 
O plantão policial na região foi considerado agitado no início do final de semana. Os casos mais graves foram registrados neste Município. Uma pessoa morreu e outra foi vítima de uma tentativa de homicídio. Os casos aconteceram entre o final da tarde e o início da noite da última sexta-feira (28).

O caso mais grave fez como vítima Jairo de Sousa Silva, 27 anos. De acordo com as informações da Polícia, Jairo havia saído para caçar com um irmão e um amigo em uma fazenda no distrito de Califórnia, zona rural da cidade. Durante a caça, eles foram abordados por dois homens armados. Os bandidos pediram que o irmão e o amigo de Jairo voltassem e que deixasse apenas ele no local. Minutos depois, os dois ouviram estampidos de tiros e ao voltarem ao local onde deixaram Jairo de Sousa, o encontraram morto.

Populares e uma equipe da Força Tática de Apoio (FTA) foram chamados para reforçar as buscas pelos dois acusados no matagal da fazenda mas ninguém foi encontrado. O homicídio foi registrado às 16h30 da tarde.

Outro crime foi em bar

Três horas depois a Polícia foi acionada a um bar no distrito de Custódio para atender a uma tentativa de homicídio. Populares informaram a Polícia que dois homens chegaram em uma moto e efetuaram vários disparos contra um homem de 31 anos. A vítima escapou dos disparos entrando em uma residência que estava com a porta aberta e fugindo, em seguida, pelo quintal da casa, que dava acesso a um matagal.


Quando a Polícia chegou, nem a vítima e nem os acusados já estavam mais no local.

Diário Sertão Central