-->

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Oito detentos da região metropolitana de Fortaleza são aprovados no Sisu


Oito detentos de prisões na Região Metropolitana de Fortaleza foram aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), nesta segunda-feira, 18, para cursos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (Uece). Os presos são todos alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, que opera em oito presídios cearenses desde 2013.

Os presos foram selecionados para os cursos de Matemática na Uece, Matemática na UFC, Serviço Social na Uece, Educação Física na UFC, Pedagogia na Uece (dois internos), e até Administração na UFC – um dos cursos mais procurados na universidade. "O interno poderá aprender, desenvolver habilidades cognitivas e se qualificar. Eu percebo que a educação é uma das melhores formas de ressocialização", afirma Poennia Gadelha, coordenadora da escola.

''A aprovação é um reconhecimento de que os presos buscam uma segunda chance'', disse um dos alunos selecionados. "Todos merecem uma oportunidade de refazerem suas vidas dignamente. Sei que o preconceito é muito grande, mas isso não diminui as minhas forças. Eu vou mostrar que as pessoas mudam quando realmente desejam essa mudança ", completa. 

Segundo Poennia, os presos agora aguardam autorização judicial para ingressarem nos cursos. ''Caso eles sejam autorizados, a Sejus aprova e cumpre a determinação. Para as aulas, poderão ser acompanhados por escolta policial ou monitorados por tornozeleira eletrônica”, complementa o diretor da escola, Raimundo Nonato.
O Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL), uma versão especial do exame para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, foi realizado nos dias 1º e 2 de dezembro. No Brasil, 45,5 mil candidatos em privação de liberdade foram inscritos, 19% a mais em relação ao exame de 2014, que contou com 38,1 mil participantes.

Certificação

Além do ingresso no Ensino Superior, os resultados do Enem PPL podem ser utilizados para certificação de conclusão do Ensino Médio. Poennia informou que 30 internos da região metropolitana de Fortaleza alcançaram a pontuação mínima (450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação) para obter o certificado do Ensino Médio. 

“As aprovações motivam outros internos a buscarem a escola e a visualizarem novas perspectivas para suas vidas”, avalia o professor do EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, José Wilson da Costa. A conclusão da Educação Básica também garante diminuição de pena, conforme a Lei Nº 7.210.

O POVO Online

Duplo homicídio na manhã desta segunda(18) em Tabuleiro do Norte

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) investiga o homicídio de um casal na localidade de Lagoinha, zona rural do município de Tabuleiro do Norte, distante 220 km de Fortaleza. Os corpos estavam às margens de uma estada carroçável por volta das 6h30 da manhã de ontem.

De acordo com informações da Polícia, as vítimas foram identificadas como Diuan Michael Rodrigues de Lima, de 23 anos; e Deusiane da Silva Santos, 25, ambos com naturalidade de São João de Jaguaribe. Diuan foi atingido com nove disparos de uma arma calibre 357; já Deusiane tinha apenas uma lesão compatível com o mesmo calibre.

Junto ao casal, foi encontrada uma motocicleta Honda modelo Pop 100. O titular da Delegacia Municipal de Tabuleiro do Norte, Luiz Gonzaga, foi ao local durante a manhã de ontem para dar início às investigações.

A ocorrência foi atendida por agentes da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que isolaram o local até a chegada das equipes da Polícia Civil e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce).

Tentativa de homicídio a bala no bairro da Catumbela em Russas


Tentativa de homicídio a bala foi registrada na manha desta Segunda-feira, 18, por volta das 7h30 Travessa Joaquim Nogueira, próximo ao ponto da tapioca, bairro da Catumbela, a vítima teria sido Luidy Ramielly Lourenço Lima, alvejado por dois disparos de arma de fogo. Ele que foi socorrido de imediato ao hospital de Russas.

Aguardando informações mais concretas!

Chassi abandonado encontrado em Russas


Neste Domingo(17), por volta de 07h30min, a PM foi informada via 190, de que haveria um chassi de uma motocicleta abandonado em meio a um matagal, na localidade de Timbaúba dos Simplícios. De imediato a equipe do FTA se dirigiu ao local e verificaram a veracidade do fato, que logo após conduziu o quadro do veículo para a DPC de Russas, e ao verificar no sistema, viu que tratava-se de uma motocicleta HONDA/POP100, 2009, PRETA, NRC-9796, CHASSI: 9C2HB02109R410038, de propriedade FRANCISCO ELIEUDO LEITE, 25 anos, chefe de cozinha, residente no Sitio Poço Redondo, zona Rural de Russas. A mesma encontra-se com queixa de roubo e furto como consta em relatório pertencente ao 1°BPM, nº63, datado do dia 15/01/2016.

Com Informações do 1ºBPM

Acidente de trânsito com vítimas lesionadas em Russas


Neste Domingo(17), por volta das 06hh30min, na Av. Dom Lino, próximo a Biblioteca Municipal de Russas, ocorreu uma acidente de transito com vítimas lesionadas (escoriações leves), sendo elas: Francisco Jose de Matos, 28 anos, auxiliar de serviços gerais, natural de Russas, residente no Sitio Malhadinha, zona rural de Russas, e Jose Danilo Nogueira Delfino, 24 anos, residente no Sitio Malhadinha. Segundo informações das próprias vítimas, eles vinham conduzindo uma motocicleta HONDA/CG 150 TITAN KS, 2007, VERMELHA, HW-Z6304, quando perderam o equilíbrio e vieram ao solo. Os PM's resguardaram o local até a chegada do SAMU, que socorreu os mesmos ao hospital de Russas, e a posterior a Vtr do DEMUTRAN conduziu o veículo para os procedimentos cabíveis. 

Com Informações do 1ºBPM

Moto encontrada abandonada com dados alterados em Russas


Neste Domingo(17), próximo a subestação da Chesf, Russas/CE, por volta de 01h40min, foi encontrada abandonada uma moto Honda CG 125 today, de cor vermelha, ano/mod 1999, placa HVW 2403, Russas/CE, Chassi 9C2JC2500XR169794,/Ce, pela equipe do FTA apreenderam a mesma em  seguida conduziram para o pátio do 1º BPM , para ser feito os devidos procedimentos. Vale informar que foi feita uma consulta no sistema do SSPDS e constatou que a cor da mesma é verde e pertence a cidade de Morada Nova/CE, e que está em nome de FRANCISCO REGINALDO DA SILVA, totalmente com dados alterados e segundo o sistema de informações a mesma não tem queixa de furto ou roubo, apenas débito de licenciamento e IPVA. Foi informado ainda que o veiculo acima citado estar com a tarjeta da placa informando que a qual é do município de Russas/CE, possivelmente esta motocicleta seja usada por práticas de crimes nesta região, pra tentar despistar da polícia. 

Com Informações do 1ºBPM

Motos roubadas recuperadas na Macambira em Russas


No último Sábado(16), por volta das 15h40min, na localidade de Macambira, zona Rural de Russas/CE, a equipe do FTA estava fazendo rondas em toda área no sentindo de identificar e prender os indivíduos que estavam fazendo assaltos em sequência nesta urbe, quando se depararam com duas motos escondidas dentro de um carnaubal, logo em seguida a guarnição de serviço entrou em contato com o copom de Russas, pra fazer a consulta da primeira placa OCT-1159, tratava-se de uma moto Honda CG 150, de cor vermelha ano 2011, foi constatada que a qual havia sido tomada de assalto naquele mesmo dia na localidade de Macambira, no horário das 11h50. A 2ª moto Honda CG 125 fan KS, de placa OSF 6971, de propriedade NESTOR DE SOUSA COSTA, foi feito uma consulta no sistema SSPDS, foi informado que  havia queixa de roubo contra a mesma,  de imediato as motocicletas foram conduzidas para DPC de Russas, para ser tomadas todas as medidas cabíveis.

Com Informações do 1ºBPM

Professora tem sua moto e pertences tomados de assalto em Russas


No último Sábado(16), por volta das 11h50min,  na localidade de macambira s/nº zona rural de Russas/CE, dois indivíduos, trafegavam em uma moto de cor preta de dados não anotados, armados a revolver, um deles magro alto de cor branca, vestido de jaqueta preta, capacete de cor preta, garupeiro estatura baixa de cor morena, vestido de jaqueta preta de capacete de cor verde, tomaram de assalto uma moto  Honda CG 150, de cor vermelha ano 2011, de placa OCT - 1159, que estava em puder de DEBORA FREITAS LIMA, proprietária da mesma, professora, residente na localidade de Sitio Rebolado, zona rural de Russas/Ce, juntamente com seu pertences: Um celular de marca Sony Xperia T2 de cor branca, (01) um celular LG prime de cor branca,  (01) um tablete de marca Golde tek, de cor preta,   tendo como passageira sua genitora e um garoto. Em seguida os elementos tomaram rumo da localidade de Várzea da Timbaúba, zona rural de Russas/CE, segundo informações das vitimas. A viatura do FTA pertencente ao destacamento de Quixeré, da 4ªCIA/1ºBPM, compareceram ao local, no sentido de identificar e prender os indivíduos, mais até o exato momento sem êxito. 

Com Informações do 1ºBPM

Municípios cancelam festas de Carnaval no Estado

Iguatu. "Este ano não vai ser/Igual àquele que passou/Eu não brinquei/Você não brincou'. Com certeza, o início da letra da inesquecível marchinha 'Até Quarta-Feira' retrata bem a realidade vivenciada, neste ano, pelos municípios do Interior do Estado que enfrentam escassez de água, enormes dificuldades financeiras e decidiram cancelar o Carnaval.

Menos cidades do que em 2015 vão promover a festa. Os moradores do sertão que desejam brincar terão de colocar o pé na estrada e partir em busca da festa em cidades litorâneas. Na região Centro-Sul, cidades que promoviam grandes carnavais como Acopiara, Várzea Alegre e Catarina já anunciaram o cancelamento do evento. Os gestores alegam dificuldades financeiras e priorizaram aplicar recursos no pagamento de salários atrasados e no setor de Saúde.

Para reforçar o espírito de fim de festa, promotores de Justiça e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) orientam os gestores a evitar gastos com os festejos carnavalescos. "É inconcebível promover Carnaval se os salários de servidores estão atrasados e há outras despesas mais urgentes", disse o presidente do TCM, Francisco Aguiar.

Parece que os gestores ouviram o recado do TCM. Na última sexta-feira, no Portal das Licitações, sete municípios constavam com abertura de processo de concorrência específica para o Carnaval: Aracoiaba, Aracati, Bela Cruz, Granja, Icapuí, Sobral e Ubajara. Outras cidades já anunciaram que vão realizar a festa: Fortim, Orós e Paracuru. Devem aparecer na lista nos próximos dias. Há aquelas que ainda estão por decidir: Beberibe, Ubajara (embora já tenha aberto licitação), São Benedito e Tianguá.

O prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar Félix, já priorizou que vai investir recursos para a reabertura do Hospital Geral Suzana Gurgel do Vale e decidiu, portanto, cancelar o Carnaval.

No ano passado, a Prefeitura de Várzea Alegre driblou a crise, privatizando o espaço de evento, mas neste ano a Câmara de Vereadores não votou mensagem autorizando a concessão do espaço público. Além disso, o salário de 1500 servidores da Saúde e da Educação, referente a dezembro passado, está atrasado. Resultado: Carnaval cancelado. Funcionários em greve.

Até mesmo a subvenção que era dada para as escolas de samba Unidos do Roçado de Dentro (Esurd) e Mocidade Independente do Sanharol (MIS), no valor total de R$ 30 mil, foi cancelada pela Prefeitura de Várzea Alegre. "Vamos priorizar o recurso para o pagamento da folha de pessoal", disse o prefeito Vanderlei Freire. Na sexta-feira passada, o prefeito de Catarina, Rafael Paes de Andrade, decidiu suspender o Carnaval, a exemplo do ano passado e justificou: "Há uma crise, dificuldades, e os recursos serão destinados para compra de ambulâncias". Carnaubal também cancelou a festa. O balneário está seco e não há como atrair os foliões.

Outros gestores alegam, entretanto, que é preciso manter a folia para alegria dos brincantes e movimentação econômica da cidade. Dessa forma, o evento seria um atrativo turístico que atrai milhares de pessoas e movimenta a economia local.

O prefeito de Granja, Romeu Aldigueri, disse que a festa é tradicional no Rio Coreaú, gerando emprego, renda e atraindo milhares de pessoas. "Vamos investir cerca de 600 mil reais", anunciou.

Orós vai enfrentar as dificuldades e promover a festa na margem do açude de mesmo nome, com animação do meio-dia às 22 horas. A gestão não anunciou o orçamento da festa. Em Fortim, haverá folia. A previsão é de gastos em torno de R$ 200 mil. Paracuru promete repetir sucessos anteriores, mas não informou o valor a ser gasto.

No litoral, Aracati mantém um dos maiores carnavais do litoral, com participação da iniciativa privada. Há trios elétricos e uma multidão sem fim nas ruas. No sertão, o Ministério Público em Tauá recomendou o cancelamento do Carnaval, mas a tendência é a Prefeitura seguir a vontade dos jovens e manter a realização da festa.

Orientação

O TCM orienta que não basta as prefeituras observarem a questão legal, mas é preciso levar em consideração aspectos sociais e econômicos. Afinal, há em vigor um decreto estadual de emergência e já são quatro anos seguidos de seca. "É preciso observar princípios administrativos de razoabilidade, oportunidade e viabilidade", disse a diretora de fiscalização do órgão, Telma Escóssio. Para Francisco Aguiar a crise econômica deve afetar ainda mais as Prefeituras em 2016 em decorrência de aumento de despesas e queda nas receitas. "O momento é de prevenção, cautela". O presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Expedito Nascimento, disse que a tendência é de cancelamento do Carnaval nos municípios que vinham mantendo a tradição.

Diário do Nordeste

Ameaça de guerra do PCC nos presídios do Ceará é investigada

Um áudio de 15 minutos em que um homem que se identifica como 'Irmão Alê' dá instruções aos detentos do Ceará de como agir, para que não ocorra um "derramamento de sangue" nos presídios cearenses chegou à Polícia. As investigações começaram e envolvem diversas células da Polícia Civil. Na gravação, o criminoso diz ser integrante da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) e garante que para continuar comandando as unidades prisionais cearenses não se importará de entrar em "guerra" contra grupo rival.

Conforme uma fonte vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que participa das apurações, o suspeito de gravar o áudio foi identificado. Ele seria o paraense Francisco Alexandre Pinto de Lima, o 'Cara de Peixe'. Segundo o investigador, a última notícia sobre ele, era que estava recluso na Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinto (CPPL II), em Itaitinga.

A permanência dele no Sistema Penitenciário do Ceará ainda está sendo checada junto à Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), segundo a fonte. A declaração reiterada de 'Irmão Alê' de que seria membro do PCC também está sob investigação. No entanto, o agente da SSPDS ouvido pelo jornal disse que é inconteste a presença e o domínio da facção nas unidades prisionais cearenses.

"Ele foi preso pela Polícia Civil do Ceará e mandado pela Sejus para a CPPL II. Estamos entrando em contato com a Sejus para saber se ele continua lá, se migrou para outro regime, ou se foi transferido para outro Estado. Não podemos afirmar que ele seja do PCC, acredito que se for, não seja uma liderança. Eles são discretos, não gostam de se expor. De qualquer forma, não podemos dizer que não é, porque não dá para negar a presença do PCC no Ceará. Estão aqui e são muito poderosos nos presídios, temidos por todos os detentos", declarou a fonte.

No ano de 2015, 25 detentos foram mortos no Sistema Penitenciário do Ceará. A quantidade de mortes é uma das coisas que faz com que 'Irmão Alê' se diga indignado e compare a CPPL I a um açougue. Conforme é dito por ele, uma outra facção estaria tentando se instalar no Estado e ordenando a matança.

"Se quiser paz vai ter paz, se quiser guerra vai ter em dobro. (...) Deus abençoe, porque Deus tá com nós (sic), se é pra ter guerra nós vamos nos armar pra guerra. Somos todos homem, criminosos e bandido. (...) O que o PCC tem é responsabilidade com o crime, responsabilidade com a massa carcerária", diz o homem em um trecho do áudio obtido pela reportagem. O criminoso reforça as promessas que faz aos comparsas de que o PCC protegerá a todos e fará alianças com "guardiões" do crime no Ceará. "Procurem o PCC, esse sim é o Comando que está aqui no Estado. Nós chegamos primeiro. A disciplina, a ideologia é nossa e é pra ser respeitada e vai ser respeitada, nem que pra isso tenha que haver derramamento de sangue. (...) Vamos fazer alianças com os 'guardiões' do Estado. Vamos aliar com um companheiro que chegou aí, um fundador de uma facção. Vamos multiplicar nossa família". 

Em outro trecho do áudio o homem diz que dois homens já estão "decretados" para morrer, porque mataram a mãe de um comparsa e outro criminoso protegido da facção. "Vamos começar a pendurar nossos decretados. Esses sim são decretados porque mataram nossos irmãos e nossa mãezinha. Esses não têm conversa não. Pode se meter quem quiser na frente", afirma o suposto aliado do PCC.

Prisão

'Cara de Peixe' foi preso por uma equipe da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), em maio de 2014. Conforme o delegado titular da Especializada, Raphael Vilarinho, quando ele foi capturado não fez nenhuma menção a fazer parte do PCC e não havia indicativos disto. 

"Ele veio para o Ceará para participar do sequestro de um gerente de banco. Foi preso antes do crime ser realizado, em uma casa na Sapiranga.

Já era foragido do Estado do Pará e é especialista neste tipo de roubo, conhecido como 'sapatinho'", declarou.

Na gravação, 'Irmão Alê' cita a morte do traficante e homicida Carlos Alexandre Alberto da Silva, o 'Castor', ocorrida em dezembro, na Unidade Prisional Luciano Andrade Lima (antiga CPPL I). Ele afirma que ia apurar a execução, mas foi 'brecado' pelos superiores.

O delegado George Monteiro, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga a morte de 'Castor', disse que ele era líder de uma facção local e que não havia informes de ser filiado ao PCC, mas não descarta a possibilidade que esta facção menor tenha feito algum tipo de aliança com a organização criminosa paulista.

"Estamos investigando a procedência das informações do áudio. A origem e a veracidade do que é dito ainda estão sendo checadas. Sobre a morte do 'Castor', a DHPP tem uma linha consistente de apuração, que está bem avançada. A execução pode ter sido determinada por rivais que 'Castor' fez na disputa de área do tráfico", disse Monteiro.

Sejus

Em nota enviada ao jornal, a Secretaria de Justiça jus informou que "toda denúncia levada ao conhecimento da Instituição é investigada de forma rigorosa, inclusive no sentido de atestar a autenticidade das informações veiculadas. O caso em questão (áudio) está entregue ao Setor de Inteligência da Secretaria".

Diário do Nordeste