-->

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Por 53 votos a 16, Senado aprova PEC do Teto dos Gastos Públicos em

A PEC já havia sido aprovada em dois turnos no Plenário da Câmara dos Deputados com ampla margem de vantagem ( Foto: Pedro frança/Agência Senado )
12:46 · 13.12.2016 / atualizado às 15:53 por Estadão Conteúdo
Apesar da crise política, o governo Michel Temer conseguiu passar no Congresso Nacional o principal pilar do ajuste fiscal proposto pela equipe econômica. O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira, 13, em segundo turno, o texto-base da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Teto para os gastos da União, por 53 votos a 16.

Na sequência, foram votados dois destaques apresentados pela oposição, mas ambos foram rejeitaods. Assim, a medida que limita - pelos próximos 20 anos - o crescimento das despesas públicas federais à variação do IPCA no ano anterior será promulgada para próxima quinta-feira, 15.

> Maioria dos brasileiros é contra a PEC do teto

> Governo perde 11 votos na PEC do Teto em relação ao primeiro turno

> Temer minimiza queda do apoio à PEC do Teto e destaca 'vitória extraordinária'
A PEC já havia sido aprovada em dois turnos no Plenário da Câmara dos Deputados com ampla margem de vantagem. 

O placar desta terça foi inferior à votação em primeiro turno no Senado, quando o Novo Regime Fiscal havia recebido 61 votos favoráveis e 14 contrários, o mesmo placar a favor obtido pelo base do atual governo no processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.