-->

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Petrobras anuncia novo reajuste nos preços de combustíveis

A Petrobras comunicou nesta terça-feira, 8, um nova queda no preço dos combustíveis. A estatal reduziu o preço do diesel nas refinarias em 10,4% e da gasolina em 3,1%. Segundo a companhia, se o ajuste fosse integralmente repassado ao consumidor final, o diesel cairia 6,6% ou cerca de R$ 0,20 por litro, enquanto a gasolina cairia 1,3% ou R$ 0,05 por litro.

Entretanto, o reajuste integral às bombas é impraticável. É o que explica o consultor na área de combustíveis e energia, Bruno Iughetti. “Na gasolina, se houver queda no preço do etanol, a redução pode ser maior. Obviamente, esse reajuste não é repassado no total, mas chega ao consumidor sim”, disse.

Em nota à imprensa, a Petrobras afirmou que a maior queda foi no preço do diesel que da gasolina. A estatal prevê a revisão dos preços cobrados nas refinarias pelo menos uma vez por mês.

A ação já pode ser percebida neste segundo repasse em menos de um mês. No último dia 14 de outubro, a companhia havia anunciado a redução do preço do diesel em 2,7% e da gasolina, em 3,2%.

“A redução faz parte da nova política para o alinhamento de preços no País de acordo com o mercado internacional. Agora, o petróleo está em baixa no exterior. Temos que assimilar uma futura reversão no quadro, quando o preço voltar a subir”, sugere Bruno Iughetti. O consultor elogia ainda a política de gerenciamento de preços. “Demonstra comprometimento e transparência da Petrobras”, afirma.

O Povo