-->

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O Quartel do 1º BPM com Sede em Russas será contemplado com novas viaturas da PM

O investimento é de, aproximadamente, R$ 6,5 milhões em recursos do Estado. Quatro batalhões da PM receberam 40 viaturas e os Bombeiros ganharam 10 veículos

Mesmo com todas as dificuldades que o Brasil está passando, o Ceará tem se mantido em um nível de investimento dos mais altos do País”. Foi com estas palavras que o governador Camilo Santana celebrou a entrega de 50 novos veículos para reforçar as ações da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, na manhã desta quarta-feira (14), no Palácio da Abolição.

O investimento das novas viaturas é de, aproximadamente, R$ 6,5 milhões em recursos do Estado. São 40 veículos para a PM e outros 10 para os Bombeiros, que reforçarão as ações  tropas de seguranças em todo Estado. “Esse é mais um reforço importante na aquisição dessas viaturas de médio porte, cumprindo um papel importante nas ações policiais. Elas irão complementar o Batalhão de Divisas, o BPRaio (Batalhão de Policiamento de Ações Intensivas e Ostensivas), o BPChoque (Batalhão de Policiamento do Choque, o BPTur (Batalhão de Policiamento Turístico) e, ainda, as viaturas para reforçar fiscalização de prevenção de riscos, danos e acidentes”, destacou o governador.

Durante a solenidade, que contou com as presenças dos secretários de Estado, da cúpula da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foram expostas as viaturas para a PM, no modelo Chevrolet Trailblazer, e os 10 veículos para os Bombeiros, no modelo Renault Sandero.

Segundo o subcomandante do BPChoque, o tenente coronel Luís Martins, os novos veículos vão dar mais suporte para localidades rurais. “Só o nosso Batalhão está recebendo 12 viaturas. Isso vai aumentar a nossa capacidade de patrulhamento na Capital e, principalmente, no Interior. Estamos criando, com a chegada dos novos veículos, um novo patrulhamento para descentralizar mais as nossas ações, focando nas localidades rurais do Estado. São novos veículos, modernos e com capacidade de medidas mais ostensivas de segurança”.

Já o comandante dos Bombeiros, coronel Heraldo Pacheco, destaca que os veículos serão utilizados para incrementar o serviço de vistorias técnicas na Capital e Região Metropolitana de Fortaleza. “Estamos recebendo dez viaturas que irão fortalecer os serviços de vistorias técnicas prestados pela corporação, em consonância com a nova lei de inspeção predial da Prefeitura de Fortaleza. Receberemos ainda, em breve, outras viaturas para que possamos focar com essas ações também no Interior”, reforçou o coronel.

Novas viaturas

Foram entregues ao BPRaio e BPChoque 12 viaturas, cada; já o Batalhão de Divisas recebe 8 veículos; o BPTur recebe outros sete carros; e uma unidade vai para o Comando Geral da PMCE. As viaturas são equipadas para a utilização regular da Polícia Militar. Contam com radiocomunicação; sistema de sinalização com giroflex no teto com sirene, luzes laterais, luz dianteira na cor vermelha e azul e luz traseira na cor branca; suporte para armas longas; cela traseira com distribuição de ar; farol de busca; reboque traseiro; e suporte no teto para radiocomunicação.

Segundo o secretário adjunto Lauro Prado, da SSPDS, os novos veículos são parte de uma série de ações que tem refletido na queda dos índices de crimes violentos em todo Estado. “Essas medidas são primordiais para que continuemos buscando ainda mais a melhoria nos índices de crimes violentos no Estado. Estamos há 12 meses consecutivos com queda nos índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs), fruto dos progressivos investimentos que o Governo do Ceará tem feito para segurança pública do Estado. Ao final, o beneficiado é sempre o cidadão cearense”, ressaltou o secretário adjunto.

Interiorização das ações de segurança

A medida reforça o investimento do Governo do Ceará na interiorização das ações da SSPDS. Cidades como Russas, Quixadá, Iguatu, Itapipoca, Crateús, Tauá, Canindé, Ipaumirim e Parambu são algumas das que receberão os veículos. Vinte e seis viaturas são exclusivas para as ações no Interior, sete para ação em Fortaleza e outras sete para o litoral da Capital e da RMF.

Vale em Destaque