-->

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Quadrilha de assaltantes é desarticulada pela DRF


Uma quadrilha especializada em roubos a residências com atuação em Fortaleza e região metropolitana foi desarticulada em uma operação da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), da Polícia Civil. Entre os integrantes do bando está um homem que tentou resgatar de uma penitenciária em Pernambuco um dos líderes no Nordeste da facção criminosa Comando Vermelho (CV), conforme uma fonte da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O delegado Raphael Vilarinho, titular da Especializada, não quis comentar se o homem preso integrava uma facção criminosa, mas disse que o grupo do qual ele faz parte estava sendo investigado há cerca de 40 dias por uma série de roubos.

Nas ações, conforme Vilarinho, os bandidos agiam com violência e mantinham as vítimas como reféns enquanto exigiam dinheiro e joias. O alvo dos criminosos, conforme as apurações, eram pessoas de alto poder aquisitivo, como empresários.

Um dos ataques da quadrilha ocorreu na última sexta-feira, no bairro Mondubim. Segundo Vilarinho, o bando acompanhou um empresário que havia saído da empresa, em Maracanaú, até a casa dele. Quando se preparava para entrar na residência, a vítima foi rendida por bandidos.

Agindo com violência, os quatro homens passaram a agredir o empresário e um funcionário que estava no local. Eles exigiam que a vítima entregasse o dinheiro que teria guardado em casa. O homem entregou o que tinha, mas os assaltantes insistiam dizendo que havia mais dinheiro guardado ali e continuaram agredindo os dois homens.

Como não encontraram o restante do dinheiro, os assaltantes resolveram fugir. No entanto, uma equipe da DRF estava na região, perseguiu os suspeitos e prendeu quatro deles, a bordo de um Volkswagen Gol, com placas clonadas. Um quinto integrante da quadrilha, que estava em uma moto conseguiu fugir.

Antecedentes

Os quatro presos, que já possuem passagens pela Polícia, foram identificados como Antônio Gilliard Oliveira dos Santos; Lucas Medeiros da Costa;Wilton Rodrigues Valentin; e Alexsandro Peixoto de Lima. De acordo com a Polícia, Gilliard Oliveira seria um dos mais perigosos.

Gilliard responde por processos como homicídio, roubo e tráfico de drogas. Uma fonte da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) revelou que ele também teria ligações com a facção criminosa Comando Vermelho (CV).

Uma das ações da facção teria ocorrido em Pernambuco, durante tentativa de resgatar uma das lideranças do CV na região Nordeste, o assaltante, traficante e sequestrador José Glauberto Teixeira do Nascimento, conhecido como 'Amarelo', 'Gleisim' ou 'Empresário'.

'Amarelo' havia fugido pela porta da frente de um presídio cearense em março de 2015. Ele foi recapturado pela Polícia Federal, em Pernambuco, em maio do mesmo ano. Antes de ser recambiado para o Ceará, José Glauberto estava custodiado em uma unidade prisional pernambucana. Durante esse período, houve uma tentativa de resgate e Gilliard teria sido um dos integrantes do grupo que fracassou em retirar o homem da cadeia.

Glauberto foi trazido para o Ceará e liderou rebelião na CPPL I. Em abril deste ano foi transferido para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná.

Diário do Nordeste