-->

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Camilo Santana pede a ministério nova frota da Força de Segurança

Camilo Santana e o ministro Alexandre de Moraes, em reunião em Brasília (Foto: Isaac Amorim/Ministério da Justiça)

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), em reunião com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, solicitou recursos para a recuperação dos presídios no estado e mais homens da Força Nacional de Segurança. O encontro aconteceu em Brasília nesta quarta-feira (1º). Camilo pediu ainda a permanência da tropa no estado além do prazo já estimado de 15 dias.

Os pedidos estão sob análise do ministério da Justiça, segundo informou o governo estadual. Mais de 100 agentes estão no Ceará há uma semana, a pedido do governador, devido ao agravamento da situação no sistema penitenciário cearense.

Nesta quarta-feira, o secretário da Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, declarou que 120 dias é o prazo máximo para a recuperação das unidades prisionais destruídas durante as rebeliões que ocorreram no fim de semana de 21 e 22 de maio. A informação foi repassada durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará.

Recuperação

O custo da recuperação de cada unidade é de R$ 1,5 milhão, considerando apenas a estrutura física. Neste cálculo não estão incluídos custos com vigilância eletrônica, laboratórios odontológicos e consultorios médicos, por exemplo.


No total, 49 presos fugiram, 25 foram recapturados e 24 permanecem foragidos desde o início da crise. A Sejus confirmou a morte de 18 presos durante as rebeliões ocorridas nos presídios cearenses no fim de semana.

Diário do Nordeste