-->

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Bando do Vale do Jaguaribe é preso durante operação


Oito pessoas foram presas, ontem, durante uma operação conjunta das polícias Civil e Militar do Ceará, na Região Jaguaribana. A investida teve como base um trabalho de investigação realizado, desde o ano passado, pela Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Seis dos alvos foram capturados e outros dois já estavam presos e receberam novos mandados.

A ação tinha o objetivo de cumprir 13 mandados contra pessoas acusadas principalmente de homicídios, mas que também têm envolvimento com outros crimes. O titular da SSDPS, Delci Teixeira, disse que a desarticulação do bando deve impactar diretamente nos índices de crimes do Vale do Jaguaribe.

"Era um grupo de pessoas que nos causava preocupação, em razão dos altos índices de criminalidade que alimentavam. Acreditamos que teremos uma certa tranquilidade. Porém, isto não significa que iremos dormir em 'berço esplêndido'. Nosso trabalho e esforço para reduzir crimes se renova todo dia. Não temos tempo de comemorar, nem de lamentar", afirmou Teixeira.

O secretário declarou que a quadrilha atuava mandando e executando homicídios, embora também fosse envolvida com tráfico de drogas e tivesse eliminado rivais em acertos de contas e disputas por território. Os nomes dos presos ainda não foram divulgados pela Secretaria.

Durante a operação, os policiais estiveram à procura dos alvos nos municípios de Russas, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Quixeré e São João do Jaguaribe. O coronel Lauro Carlos de Araújo Prado, secretário adjunto da SSPDS, disse que a maioria dos mandados de prisão estavam em nome de pessoas da mesma família. "Praticamente todos eram Diógenes", declarou.

Conquista

Uma fonte da SSPDS conversou com a reportagem e disse que a desarticulação da quadrilha foi uma "conquista", porque ela "aterrorizava" a região em que atuava. "Eles eram comparsas do William Diógenes, que foi preso e transferido para um presídio federal. Matavam, roubavam e ameaçavam. Eram muito temidos. Foram eles que mataram o soldado Hudson, durante um assalto. Além disso, são apontados como executores de incontáveis homicídios", afirmou.
Diário do Nordeste