-->

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Pelo menos outros sete advogados devem ser julgados nos próximos 30 dias por compra de Habeas Corpus


A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB-CE) afirmou que “nos próximos 30 dias”, sete ou oito profissionais serão julgados e podem também ter seus registros profissionais cassados por suposta participação num esquema de compra de Habeas Corpus.

A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (19) em coletiva na sede da entidade.

No dia anterior, três advogados foram suspensos cautelarmente por 90 dias:

Danniel Ferreira Almeida
Mauro Júnior Rios
Michel Sampaio Coutinho

A decisão foi tomada de forma unânime pelos membros do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem, amparada, segundo eles, por uma vasta quantidade de provas do envolvimento dos profissionais, cujos nomes não foram divulgados.

O trio tem 30 dias para apresentar as defesas, desencadeando um novo julgamento. Com o trâmite dos outros investigados, a OAB-CE prevê que em 120 dias concluirá todo o processo que envolve os 10 ou 11 nomes, número que a entidade não soube precisar.

A Ordem afirmou que baseou a decisão em mais de 30 mil documentos obtidos com autorização da Justiça oriundos da Confederação Nacional de Justiça (CNJ), Polícia Federal (PF) e Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE), dos quais cerca de 10 mil incluíam os advogados julgados.

Os documentos analisados incluem escutas telefônicas, conversas em aplicativos de mensagem e até diálogos entre familiares.

Segundo o presidente da OAB-CE, Marcelo Mota, o Tribunal de Ética e Disciplina “suspendeu, de forma cautelar, por entender haver fortes evidências, fortes indícios de infração disciplinar”, disse. “Temos que dar dignidade e credibilidade à nossa instituição”, completou.

Diário do Nordeste