-->

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Cogerh realiza reunião para discutir situação de 94 açudes

Situação de 94 açudes vai ser discutido pelo órgão, em reunião com comitês de Bacias. (Foto: José Avelino Neto)

Quixadá. A Companhia Cearense de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh) realiza, no próximo dia 2 de junho, nesta cidade, uma reunião com representantes e gerentes de seis bacias hidrográficas. O objetivo é apresentar o balanço das ações planejadas pela Cogerh no primeiro semestre e traçar cenários sobre uso da água dos reservatórios até a chegada do próximo período chuvoso, em 2017.

A informação foi confirmada ao Diário Sertão Central pelo presidente do órgão, João Lúcio Filho. Ele conta que o encontro acontece anualmente. “Chamamos essa reunião de alocação negociada da água. Vamos apresentar o resultado do que foi feito pela Cogerh e discutir juntos o que podemos fazer com a água que ainda resta nos açudes até 2017”, disse.

O encontro vai reunir o comitê das bacias do Baixo Jaguaribe, Médio Jaguaribe, Alto Jaguaribe, Bacia do Salgado, Bacia do Banabuiú e da região Metropolitana. Os diretores regionais de cada uma das bacias hidrográficas também se farão presentes. No total, a situação de 94 açudes estarão em discussão. Entre eles, os três maiores do estado, Orós, Castanhão e Banabuiú.

O presidente da Cogerh afirma que a situação mais complicada é a do Baixo Jaguaribe. “O açude de lá (Santo Antônio de Russas) tem apenas 0,23%. Precisamos saber o que fazer para não desassistir nem aquela e nem uma outra região cearense”, afirmou João Lúcio.

Cenários de prováveis açudes totalmente secos e situações de colapso de água estarão em pauta na reunião, que será aberta ao público.

Diário do Nordeste