-->

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Com 252 mm, São Gonçalo do Amarante registra maior chuva do Ceará em 2016

A chuva registrada no distrito de Cágado, em São Gonçalo do Amarante, desde a madrugada desta quinta-feira, 31, é a maior do Cearáem 2016. A precipitação de 252 mm também é o maior registro do município nos últimos dez anos, conforme levantamento da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

As chuvas desta madrugada são ocasionadas, principalmente, pela atuação da Zona de Convergência Intertropical no oceano. “Também tivemos a ajuda de outro fenômeno meteorológico, o Cavado de Altos Níveis, que também influencia na região”, explica o meteorologista da Funceme, Raul Fritz. 

O registro de Cágado é superior aos acúmulos registrados em São Gonçalo do Amarante desde 2006. A segunda maior chuva na cidade, nos últimos dez anos, foi registrada do dia 27 de fevereiro de 2007, quando choveu 123 mm no posto sede de São Gonçalo do Amarante. Em seguida, estão as precipitações dos dias 27 de março de 2012 (113 mm) e 30 de janeiro de 2014 (104 mm). 

Segundo Fritz, as diferenças de registros nos distritos de uma mesma cidade são uma característica típica do Ceará. No posto sede de São Gonçalo do Amarante, por exemplo, choveu 131,4 mm nesta madrugada. "Principalmente em anos de estiagem, as chuvas tendem a ser irregulares. As precipitações ficam mais localizadas", afirma. 

O maior acúmulo no posto de Cágado tem relação com um aglomerado de nuvens chamadas de cumulonimbus. "É uma chuva bem pontual, as nuvens dos distritos vizinhos tiveram menos intensidade. Foram nuvens que se desenvolveram muito em cima deste distrito e nos vizinhos não se desenvolveram", completa Fritz.

Previsão 

A Funceme prevê nebulosidade variável para esta sexta-feira, 8, com chuvas no centro-norte do Ceará e possibilidade de chuva no Sul. No sábado, 9, há possibilidade de chuva em todas as regiões. 

"A chuva deve ser mais intensa em torno da faixa litorânea, enquanto há menos ocorrência de chuva para o sul do Estado", complementa Fritz.

Maiores chuvas 

Além de São Gonçalo do Amarante, registraram chuvas significativas os seguintes municípios: Paraipaba (233 mm), Trairi (217 mm), Paracuru (150 mm), Itapipoca (110.4 mm), Bela Cruz (105mm), São Luís do Curu (101 mm) e Acaraú (99.8 mm).

Em Fortaleza, a chuva de 132.6 mm registrada na madrugada do último sábado, 2, foi a maior da Capital desde 31 de março de 2014. A chuva causou transtornos e deixou desabrigadas famílias que moram em áreas de risco. A precipitação desse sábado foi menor que a "chuva do século", do dia 24 de abril de 2012, quando choveu 270,6 milímetros em Fortaleza.

O Povo Online