-->

terça-feira, 15 de março de 2016

Policlínicas de Limoeiro e Russas terão atendimento especializado à crianças com microcefalia

Policlínica de Limoeiro do Norte, responsável pelo antedimento de 11 municípios (Foto: Agência TVJ1)

O Governo do Estado lançou, na manhã desta segunda-feira, 14, um projeto de atendimento que irá capacitar equipes multiprofissionais para atender crianças com microcefalia, o intuito é oferecer ações de intervenção precoce nas policlínicas.

A princípio, 95 profissionais da saúde serão treinados pelo Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (Nutep), instituição ligada à Universidade Federal do Ceará (UFC), que presta assistência a crianças com distúrbios do desenvolvimento neuropsicomotor.

Na primeira fase do programa serão investidos mais de R$1,1mi.

O projeto foi articulado pela primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, e contou com a colaboração do secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi.

Na primeira fase, o projeto capacitará 19 policlínicas regionais, do Governo do Estado, para garantir assistência as crianças com distúrbios do desenvolvimento neurotransmissor, como os provocados pela microcefalia.

A ideia é que todas as policlínicas regionais possuam seus Centros de Intervenção Precoce, formada por uma equipe de cinco profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, enfermagem ou assistência social, para o tratamento e reabilitação das crianças atendidas.

Na primeira fase do projeto, 19 policlínicas regionais, do Governo do Estado, vão garantir assistência a crianças com distúrbios do desenvolvimento neurotransmissor, como os provocados pela microcefalia.

Todas as policlínicas regionais terão seus Centros de Intervenção Precoce, com equipe de cinco profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, enfermagem ou assistência social, para o tratamento e reabilitação das crianças atendidas.


A primeira capacitação ocorrerá desta segunda-feira,14, até o sábado,19. As equipes de dez policlínicas regionais — Caucaia, Baturité, Pacajus, Russas, Limoeiro do Norte, Barbalha, Sobral, Crateús, Camocim e Tianguá – serão capacitadas.

TVJ1