-->

segunda-feira, 14 de março de 2016

Homem é morto e dois policiais são feridos em confronto de Torcidas Organizadas em Fortaleza

Um torcedor do Fortaleza de 21 anos foi morto durante confronto, ocorrido ontem, entre torcidas organizadas, no Siqueira. Os familiares acusam a Polícia de ter disparado contra Julian de Sousa Cavalcante. O conflito entre os membros de torcidas do Fortaleza e Ceará, dos bairros Bom Jardim e Canindezinho, se prolongou até um trecho da Avenida Osório de Paiva.

De acordo com o comandante de Policiamento da Capital (CPC), Coronel Francisco Souto, a Polícia atuou em diversos confrontos durante o dia. "Não temos como confirmar se ele morreu em ação com a Polícia. Como a família acusa os PMs, a Polícia Civil deve investigar e, em seguida, abriremos um inquérito", conclui.

O jovem, que levou um tiro nas costas, chegou a ser encaminhado ao Hospital Distrital Maria José Barroso de Oliveira - o Frotinha de Parangaba - mas não resistiu e veio a óbito. Segundo informações de familiares, Julian era baterista da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF).

No mesmo confronto que vitimou o torcedor do Fortaleza, dois policiais ficaram feridos. Segundo a Polícia, os militares foram os primeiros a realizar patrulhamento ao local onde as duas torcidas, que se preparam para assistir a partida entre os times cearenses pela Campeonato Cearense, estavam concentradas.

Os militares foram recebidos com pedras e atingidos por uma bomba caseira feita com pregos e pólvora, artefato conhecido pelo nome de "cabeça de negro". Segundo os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o soldado do Rondado Quarteirão, foi atingido pelo artefato na perna e no braço, já o sargento do Comando Tático Motorizado (Cotam), foi atingido por estilhaços na perna. Conforme o comando da Polícia, os dois PMs passaram por procedimentos para retirar os estilhaços de pedras e vidro dos membros inferiores e superiores. Outras unidades do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) e Batalhão de Choque (BPChoque) foram acionados para conter a confusão e separar os torcedores, que foram escoltados à Arena Castelão. O Centro Médico da Arena registrou quatro atendimentos por traumas, sendo três lesões a pedradas e uma por bala de borracha. Os feridos foram levados ao Instituto Doutor José Frota (IJF).

Crimes

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que foram registrados 13 procedimentos policiais, no evento e em perímetros adjacentes. Dos 13 casos, um homem de 29 anos foi preso em flagrante por porte ilegal de arma e incitação ao crime, portando um artefato explosivo. O suspeito ainda possuía um mandado de prisão em aberto por homicídio, além de responder por roubo e tráfico. Seis Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) foram registrados, sendo um por ameaça e cinco por uso de drogas no estádio, além de Boletins de Ocorrências por furto. A PM apreendeu 13 rojões, três sinalizadores e uma bomba caseira.




Diário do Nordeste