-->

sexta-feira, 4 de março de 2016

Concurso Polícia Militar PM-CE 2016: Definida Organizadora! Previsão de 4500 Vagas


O concurso da Polícia Militar do Ceará está muito próximo de ser divulgado. De acordo com informações obtidas, a Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) será a organizadora do concurso PM-CE 2016. Porém, ainda não há a informação oficial, já que existem trâmites burocráticos que impedem o anúncio. A comissão responsável pelo concurso afirmou que não pode dar detalhes do processo de escolha e não confirmou nem negou a informação. A previsão é que o concurso seja divulgado em abril.

Além disso, conforme termo de referência confeccionado pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp-CE), a seleção oferecerá 4.500 vagas para o cargo de soldado, com previsão de preenchimento de 1.500 por ano, até 2018. O termo ainda estabelece parâmetros do concurso, visando a orientar a organizadora na confecção do edital, onde consta 450 vagas destinadas a mulheres, e as demais aos homens. O nível de escolaridade permanece sendo o médio. Os requisitos do concurso anterior, como idade entre 18 e 30 anos até a data da matrícula no curso, bem como altura mínima (1,62m para homens e 1,57 para mulheres) ainda não estão confirmados. A taxa de inscrição está fixada em R$80. O salário inicial, referente ao ano de 2015, chega a R$3.135,08.

Por fim, a academia também estabelece as fases do concurso: a primeira etapa será de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 120 questões de certo ou errado, sendo 60 de Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa, Atualidades, Matemática, Raciocício-Lógico e Informática Básica) e outras 60 de Conhecimentos Específicos (Legislação da Polícia Militar do Ceará e artigos 5º e 144 da Constitução Federal).

Além dessa primeira etapa, haverá a segunda etapa da seleção, que será composta de inspeção de saúde, de caráter eliminatório, que consiste em exames médico-odontológico, biométrico e toxicológico. Posteriormente, os aprovados passarão prova de capacidade física, também eliminatória.

Segundo o documento, serão três testes: barra, abdominal e corrida de 12 minutos. No primeiro, os homens deverão realizar três repetições, enquanto as mulheres deverão permanecer oito segundos. No teste abdominal, os concorrentes deverão realizar 35 (homens) e 28 (mulheres) repetições em um minuto. Por fim, os participantes deverão completar, em 12 minutos, 2 mil metros (homens) e 1.600 metros (mulheres).


O termo ainda prevê avaliação psicológica, também de caráter eliminatório. A última fase será o curso de formação profissional, eliminatório e classificatório. Segundo o documento, todas as fases acontecerão na capital, Fortaleza. Os habilitados no exame intelectual passarão por inspeção de saúde.

noticiasconcursos.com.br