-->

quinta-feira, 3 de março de 2016

Ceará tem sexto mês seguido de queda nas mortes violentas


Pelo sexto mês consecutivo, o Ceará registrou queda nos casos de crimes violentos letais intencionais (CVLIs), de acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). No início da tarde de ontem, foi divulgado o balanço das mortes violentas registradas em fevereiro deste ano. Em comparação com 2015, houve uma queda de 10%, tendo em vista que nesse ano 331 pessoas foram vítimas de homicídio, latrocínio (roubo seguido de morte) e lesão corporal seguida de morte. No mês passado, foram 298 casos, 33 a menos que no ano anterior.

A maior redução ocorreu na Capital. Em fevereiro de 2015, foram 124 mortes, contra 85 neste ano. A diminuição foi de 31,5%. O ponto negativo foi na Região Metropolitana, que registrou aumento de 31,3%, tendo em vista que, neste ano, foram 88 mortes violentas, contra 67 em 2015.
Nas outras duas regiões (Interior Norte e Interior Sul) houve também diminuição. No Norte, são 50 casos em 2015 e 46 neste ano (-8%) e no Sul 90 contra 79 (-12,2%).

Antes da divulgação do balanço, a vice-governadora, Izolda Cela, esteve reunida com a cúpula das Forças de Segurança, quando ouviu relatos e mostrou o que o Governo está fazendo para melhorar as situações mais críticas. Sobre o aumento da violência nas cidades da Região Metropolitana, Izolda ressaltou que o problema está sendo analisado, para que a meta de redução da violência volte a ser registrada.

Izolda lembrou, ainda, que é muito difícil atingir as metas, entretanto a integração das instituições que formam as Forças de Segurança é fundamental para o êxito esperado. Ela acrescentou que o apoio das guardas municipais de várias cidades tem sido fundamental no combate à violência no Estado. A redução dos casos de crimes violentos, apontou Isolda, não permite, porém, que haja comemoração, pois o foco deve ser mantido para que as metas sejam sempre atingidas. “Redução de crime exige trabalho constante”, disse.

Polícia Civil

Desde janeiro deste ano, 700 candidatos aprovados no concurso da Polícia Civil participam do curso de formação, na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp). A maioria dos novos policiais civis será lotada nas delegacias localizadas na Região Metropolitana, tendo em vista que muitos crimes não são investigados por falta de pessoal.

O Estado CE