-->

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Baleia cachalote encalha morta em Aquiraz

Uma baleia da espécie cachalote foi encontrada morta na praia da Prainha, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), por volta das 16h30 desta terça-feira, 2. Os profissionais do projeto Manatí, com apoio da Prefeitura do município, vão realizar o enterro do animal, que já está em estado de decomposição, na Praia do Japão, nesta quarta-feira, 3, pela manhã, quando a maré estiver baixa. O órgão municipal disponibilizou duas máquinas escavadeiras para a operação

A equipe do Manatí só irá ao local do encalhe nesta quarta. Os profissionais do projeto ainda não tiveram a oportunidade de fazer uma investigação para identificar a causa do encalhe do animal. Segundo o biólogo e coordenador de resgate do Manatí, Antônio Carlos Amâncio, que viu as imagens da baleia encalhada, o bicho pode ser um sub-adulto e ter aproximadamente entre 8 a 9 metros de comprimento. 

"Não fomos ver o bicho ainda. A princípio não tem como saber o que aconteceu, identificar a causa do encalhe. Amanhã (3), vamos fazer uma investigação. Aparentemente é um bicho intermediário, não é filhote, nem adulto", comentou o biólogo.

Conforme o especialista, a baleia cachalote é a espécie dos grandes cetáceos que mais encalha no Ceará. Nos últimos três meses, foram três encalhes no Estado, todos no município de Aquiraz, afirma o biólogo. Amâncio explica que esta espécie vive distante da costa e não possui registro de ataques a humanos.

O Povo Online