-->

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Suspeito de 40 homicídios é capturado pela Polícia Civil

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), através do 6º DP (Messejana), afirma ter capturado um dos homens com maior histórico de crimes de homicídio cometidos na Área Integrada de Segurança (AIS) 4. Autodenominado de 'Anjo da morte', ele seria o braço armado de uma quadrilha de traficantes de drogas que, desde 2008, comanda o crime naquela região da cidade, tendo domínio sobre a vida e a morte dos moradores das comunidades Levada e Nova Conquista. Ao grupo, de 16 homens, pelo menos 40 mortes são atribuídas, conforme as investigações policiais. A maioria, motivada pela disputa do tráfico de drogas.

Segundo a Polícia, pessoas que não possuíam qualquer ligação com o crime, no entanto, também foram executadas, apenas por estarem no lugar errado e na hora errada. Os trabalhos que apuram a atuação do bando tiveram início ainda em 2014, presididos pelo delegado titular do 6º DP, Osmar Berto.

Conforme a autoridade policial, nove pessoas, incluindo os chefes originais do grupo criminoso, foram capturadas em 2015, em operações que tiveram início no mês de julho. Por último, Carlos Alberto da Silva de Oliveira Filho, o 'Cacá', de 29 anos, foi preso, no fim da tarde da última quarta-feira (13). Contra ele havia mandados de prisão expedidos pelos crimes de homicídio e tráfico.

Passagens

'Cacá', que já possuía passagens na Polícia por tráfico de drogas, homicídio e posse ilegal de arma de fogo, foi encontrado pela equipe de inspetores do 6º DP em uma residência no bairro Messejana, por volta das 17h. Com ele, foram ainda encontrados uma balança de precisão e aproximadamente 75 gramas de cocaína que eram preparados para revenda. 

"Ele é envolvido com o tráfico de drogas mas a função dele era matar. Investigamos 40 homicídios, cometidos desde 2008 pela quadrilha como um todo. E o suspeito era o homem que puxava o gatilho. Testemunhas indicam que ele era quem descia do carro e atirava. 'Cacá' foi preso e autuado em flagrante por tráfico e ao mesmo tempo todos os mandados que existem contra ele estão sendo comunicados ao Judiciário, para que ele possa respondê-los", disse o titular do 6º DP Osmar

Laboratório

Naquele dia, a Polícia estourou ainda um laboratório de drogas pertencente ao bando. No imóvel, foram apreendidas 350 gramas de cocaína, munições de calibre ponto 40; duas balanças de precisão; munições de fuzil 5.56; 13 tubos de bicarbonato de sódio e dois carros, sendo um Honda e um Toyota Corolla.

Na sequência, em 14 de julho, outros seis membros do grupo foram localizados em um flat de luxo na Avenida Beira-Mar. Zacarias Braga de Paixão Filho; Francisco Gleiciano Batista; Mairton Delfino de Silva Filho; Fabrício Igor Dias Leite; Valdenberg Rodrigues da Silva; e Hunderlan Rodrigues de Jesus Silva, estavam escondidos no imóvel. Após essa prisão, outros dois homens também foram capturados. Com o grupo, no flat, foram ainda apreendidas quatro armas, sendo duas pistolas ponto 40 e dois revólveres de calibres 38, além de 29 munições.

As armas estavam escondidas dentro de uma lancha de brinquedo. Três veículos também foram apreendidos, sendo a BMW X1, um Renault Sendeiro e um Honda Fit. O Renault Sandero, conforme o delegado, era o veículo usado pelo grupo para praticar os homicídios contra os desafetos naquela área.

Os homens levavam uma vida luxuosa na área nobre da Capital. A presença deles em carros importados levantava suspeitas de outros frequentadores do prédio na Beira-Mar. Conforme relatos de populares à Polícia, era constante a presença de mulheres no apartamento. O grupo foi indiciado por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo.

Diário do Nordeste