-->

domingo, 31 de janeiro de 2016

Segurança. Um dia sem homicídios em Fortaleza

Nenhum homicídio foi registrado em Fortaleza, durante a última sexta-feira, 29. No decorrer das 24 horas, a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) contabilizou dois assassinatos. Ambos, porém, se deram em bairros distintos da cidade de Caucaia, na Região Metropolitana da Capital.

De acordo com a titular da DHPP, Socorro Portela, situações como essa são atípicas, muito embora neste mês de janeiro a Divisão já tenha registrado outro dia sem assassinatos em Fortaleza. A delegada não soube informar, porém, que dia do mês teria sido, nem o que provocou a falta de ocorrências.

“O certo é que, nas 24 horas de sexta-feira, nenhum assassinato foi registrado. Não podemos comemorar esse tipo de situação, até porque hoje (sábado) poderá ser um dia violento. Mas é algo que deve ser divulgado, até porque foi numa sexta-feira. Acredito que possa ter sido por conta do policiamento nas ruas, mas é difícil afirmar”, destacou Socorro.

As duas mortes contabilizadas em Caucaia, foram registradas às 23 horas, no bairro Itambé, e às 21h49min, no Tabapuazinho. Já na madrugada de sábado, houve um achado de cadáver no bairro Quintino Cunha, em Fortaleza.

Maior incidência

De fato, existem motivos para se “estranhar” um dia do fim de semana sem o registro de assassinatos na Capital. Levantamentos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apontam que metade dos homicídios cometidos no Ceará em 2015 se deram nos fins de semana. No ranking dos dias com maior incidência de casos, a sexta-feira ficou em terceiro lugar, com 567 mortes. Sábado e domingo foram os dias mais violentos, com 718 homicídios cada.


Levantamento do Banco de Dados do O POVO aponta que a última notícia do tipo foi publicada em 27 de outubro de 2012, quando nenhum homicídio foi registrado no Ceará durante o apagão que atingiu 11 estados do País, que durou aproximadamente cinco horas. Na ocasião, a explicação da SSPDS foi de que o blecaute foi registrado num momento em que as pessoas estavam em casa, contribuindo para a redução da criminalidade. 

NÚMEROS

14%

É o percentual de homicídios registrados às sextas-feiras, em 2015. Considerando os sábados e domingos, a concentração foi de 49,8% das mortes. Foram 2.003 casos nos fins de semana

O Povo Online