-->

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Pacientes voltam a lotar corredores do Instituto José Frota

Macas com pacientes mal acomodados espremidas em corredores. Mais uma vez é esse o cenário do Instituto José Frota (IJF), em Fortaleza. De acordo com o Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, 86 pessoas estavam alocadas nos corredores da unidade na segunda-feira (18).

O "Corredômetro", desde abril de 2015, é fruto de parceria entre o Sindicato e a Associação Médica Cearense (AMC) e divulga informações referentes à lotação de pacientes em corredores da rede pública da Capital. O IJF foi um dos hospitais que apresentou, no ano
passado, problemas de lotação.

Um relato acerca da lotação foi postado em uma rede social por um dos profissionais do corpo médico do hospital, na última segunda-feira (18), após a complicação no atendimento no local depois do último fim de semana. "Nunca tinha visto aquilo tão lotado. Tinham macas nas saídas das escadas. Mal dava para passar entre uma e outra", diz a postagem, ao classificar a situação no local como desumana.

Em declaração concedida na manhã desta terça-feira (19), o prefeito Roberto Cláudio afirmou que apenas a expansão do Instituto será capaz de solucionar o problemas dos leitos de corredor. "Não existe dinheiro novo para leito já existente. Essa é uma realidade, infelizmente, do financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde). Eu tenho absoluta certeza de que o hospital, quando pronto, com mais 200 leitos, vai operar com custo, por lei, muito menor do que a gente opera hoje", disse. 

Segundo ele, as obras já devem ter início dentro do prazo de 45 a 90 dias, após o lançamento da licitação na última segunda-feira (18). Atualmente, a previsão é de que a construção do anexo deve se iniciar em meados de abril. "Nós temos profissionais ali extremamente competentes, com experiência acumulada raríssima, mas que muitas vezes não produzem mais porque não têm estrutura", afirmou o gestor municipal.

Em nota enviada nesta terça-feira à reportagem, a assessoria da unidade destacou a construção do IJF 2, um anexo ao prédio atual e que teve o processo para início das obras assinado ontem (19). Segundo o projeto, a unidade terá 160 novos leitos, 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) tradicionais e 20 UTIs de cuidados intermediários, nove salas cirúrgicas, 20 leitos de recuperação, área multiúso e estacionamento.

Áreas

Ainda de acordo com a Assessoria de Comunicação, o número de pacientes alocados nas áreas de circulação do IJF subiu no último fim de semana, pois a maioria deu entrada após quedas ou acidentes envolvendo motocicletas. Além disso, diz a nota, quem está nos corredores estaria, em sua maioria, prestando exames e em observação.

Mylena Gadelha
Diário do Nordeste