-->

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Mais de 30 pessoas são presas no Crato


Crato. Mais de 30 prisões efetuadas, além de armas, drogas, documentos, carros de luxo e aparelhos celulares foram apreendidos durante a 'Operação Medellín', efetuada no Município do Crato, ontem. Desencadeada pela Polícia Civil, mais de 50% das pessoas presas eram mulheres envolvidas com o tráfico de drogas no Município. Pelo menos cem pessoas foram indiciadas por receptação.

A investigação, iniciada há cerca de seis meses na cidade, culminou com a primeira fase da operação e contou com grande contingente de policiais e 41 viaturas de dez municípios do Cariri e Centro-Sul. Foram 140 agentes, incluindo dez delegados, em cumprimento a 42 mandados de prisão e 70 mandados de busca e apreensão. Um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi cedido para dar apoio ao trabalho da equipe.

A operação teve à frente o delegado Giuliano Sena, da Delegacia Regional de Polícia Civil do Crato. Ele afirma que as pessoas foram indiciadas por receptação, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, vendas de armas e munição e crime organizado. Segundo o inspetor da Polícia, Pedro Neto, nesta segunda fase das investigações, a polícia irá se aprofundar em busca dos fornecedores dessas drogas para na região.

Giuliano Sena afirmou que ficou surpreso com a quantidade de mulheres envolvidas nas investigações. O inspetor Pedro Neto ressaltou que uma delas, inclusive, estava amamentando.

Foram apreendidos três revólveres, um simulacro de pistola calibre 44, de uso restrito, munição, além de uma quantidade de maconha, cocaína e crack, não especificados e cadernos de contabilidade que, segundo a Polícia, levará a outros nomes.

Vários aparelhos celulares, uma quantidade em dinheiro de um fornecedor de munição e de armas, e carros de luxo como Hylux e Corolla, foram apreendidos. Segundo a Polícia, os veículos não estão irregulares, mas serão averiguados. "São pessoas que têm uma movimentação considerável, pela quantidade de valores apreendida de uma só vez", disse o delegado. Todo o levantamento do que foi resgatado pelos agentes, com os acusados, ainda será contabilizado.

No decorrer das investigações foram descobertas atividades criminosas em todos os bairros da cidade do Crato. Ontem, de acordo com a Polícia, foi o encerramento da primeira etapa da operação.

A avaliação do resultado da ofensiva, iniciada desde às 2 horas, com o repasse de informações dos locais onde cada policial deveria cumprir os mandados, é positiva, conforme Giuliano Sena.

O delegado regional afirma que quase 100% das prisões foram efetuadas. Os acusados foram encontrados praticamente em todos os locais procurados inicialmente pelos agentes. Os mandados continuaram sendo cumpridos até o fim da noite de ontem.

Segundo a Polícia, também foi afastado por ordem judicial um servidor público municipal, que prestava serviço ao Judiciário. A sua atuação junto aos traficantes está sendo investigada. Ele é suspeito de repassar informações ao grupo envolvido com o tráfico. No decorrer das investigações, autoridades chegaram a ser ameaçadas pelos traficantes.

'Operação Medellín'

O nome da operação faz uma alusão ao famoso 'Cartel de Medellín', na Colômbia, com atuação internacional em vários países, nos anos de 1970 e 1980. 

Colaborou André Costa
Diário do Nordeste