-->

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Homicídio em Russas


Homicídio à bala a poucos instantes em Russas, no Bar do do Saudoso Elizeu, a vítima era Marcos Antonio de Souza Lima, 34 anos, conhecido como Marcão.


SEM MAIS DETALHES.

Deputado Capitão Wagner confirma existência de milícia na Polícia Militar do Ceará


“Dentro da Polícia Militar do Ceará tem sim um grupo de extermínio, e aqui nesta tribuna eu já denunciei  que ele existe e tem um chefe. É o major Henrique, que foi da Coin e hoje ainda trabalha na Inteligência”.

A declaração partiu, na manhã desta terça-feira (17), do  deputado estadual Capitão Wagner (PR), ao se pronunciar  perante os demais parlamentares, em resposta  às suspeitas do envolvimento de colegas de farda em crimes de execução sumária em Fortaleza. Ele se referia aos comentários  acerca da chacina que deixou 11 mortos, na semana passada, em Messejana.

Além de citar o nome do oficial, o deputado disse ainda que já havia feito esta revelação ao ex-corregedor de disciplina e ex-secretário da Segurança Pública do Ceará, delegado federal Servilho de Paiva, e este não “teve a coragem” de mandar investigar a denúncia.  Ainda de acordo com o deputado, o major Henrique foi o chefe da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS e, ainda hoje, atua no setor de investigações internas do Comando da PM.

Wagner desafiou, ainda, o governador do estado, Camilo Santana (PT), a mandar investigar sua denúncia. “Se ele tiver coragem”,  alfinetou.

Em seu relato, o deputado disse que foi convidado por um policial militar da Coin a ir até a residente deste e lá, pode ouvir, através de um computador, gravações de ligações telefônicas entre ele  e seus familiares (citou a mãe e a esposa), além de sua assessoria.  Portanto, conforme o deputado, seu telefone pessoal estava sendo “grampeado” pela Coin.

A atitude do parlamentar seria uma resposta a uma postagem feita no facebook  pelo ex-governador do estado, Ciro Gomes, quando este fez insinuações de que  os recentes assassinatos e chacinas  em Fortaleza seriam obra de uma milícia que existe dentro da Polícia Militar.

Durante toda a campanha eleitoral no ano passado, Ciro Gomes bateu insistentemente na tecla de que uma “milícia fardada” existia dentro da PM e acusou, em várias ocasiões, o então candidato a deputado Capitão Wagner, como o chefe do bando criminoso.

Wagner voltou a pedir ao governo que requisite a mobilização da tropa da Força Nacional de Segurança (FNS) para vir ao Ceará auxiliar as autoridades locais no combate ao crime, diante da onda de violência que se instalou principalmente em Fortaleza, com mortes de policiais, chacinas, ataques a unidades da Segurança Pública, e ameaças de morte a PMs através das redes sociais. 

Ceará News


Áudio com ameaça de invasão de criminosos a uma escola da Aldeota, mobiliza Polícia


A onda de insegurança e boataria que se  espalhou pela Grande Fortaleza durante o fim de semana, por conta de ataques contra unidades policiais e ameaças nas redes sociais, chegou à área nobre da Capital.  Um dos mais tradicionais colégios da Aldeota reforçou sua segurança e a Polícia Militar foi chamada diante da informação de que bandidos iriam invadir o local.

O fato ocorreu no começo da tarde desta segunda-feira (16), quando a Polícia foi acionada diante da  probabilidade de um ataque ao Colégio Santa Cecília, situado na Avenida  Virgílio Távora, Aldeota.  Enquanto a PM era acionada via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), o colégio mandou reforçar sua segurança particular.

O fato gerou uma confusão dentro da escola e as aulas acabaram suspensas. O comandante de policiamento da área, capitão PM Belline informou que a boataria circulou e que resultou de um áudio em que bandidos estariam espalhando que iriam invadir o colégio de “burgueses” e matar com tiros de fuzil.

A PM cercou a área, pois no áudio havia o indicativo de que as ameaças  poderiam  estar partindo de bandidos residentes em uma favela próxima dali. Equipes do 8º Batalhão da PM se dirigiram ao local e iniciaram as averiguações.

Segundo o oficial, foi descoberto que os áudios foram produzidos por dois alunos do próprio colégio. Estes já foram identificados. Caberá à direção do “Santa Cecília” a adoção de medidas disciplinares.

Conforme o capitão, no áudio, o autor dizia que os bandidos iam “tocar terror” e matar os burgueses com fuzil AR-15.  Na gravação, a voz de um jovem falava e “matar os filhos de papai.  Vamos matar tudinho”.

Desmentiu
Em entrevista no começo da tarde desta segunda-feira (16), o secretário-adjunto da Segurança Pública, coronel PM Lauro Prado,  fez um apelo à população  para que tenha “tranqüilidade”.

“Algumas pessoas estão se aproveitando disso.   Algumas cenas que não se referem sequer ao Estado do Ceará e fatos anteriores que não ocorreram neste fim de semana  estão sendo divulgados como coisas recentes.  Estão colocando isso como se fosse naquele momento. Pedimos à população que não espalhe isso.  É uma brincadeira perigosa e que pode criar o caos dentro da cidade”.

Blog do Fernando Ribeiro


Quatro detentos fogem da Cadeia de Maracanaú


Quatro detentos fugiram na manhã desta terça-feira (17) da Cadeia Pública de Maracanaú. A fuga ocorreu aproximadamente às 9h. De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), os presos estavam no banho de sol e utilizaram uma ‘teresa’ (corda feita de lençóis) para escalar a muralha.

Os detentos, conforme a Sejus, teriam rasgado uma tela da cobertura do pátio da unidade e pularam um muro de seis metros de altura.

Do lado de fora da unidade, os fugitivos teriam obtido apoio de outros criminosos e escaparam em uma caminhonete que não teve as placas anotadas.

Os internos foram identificados como Tiego da Silva Farias, 19; preso por tráfico; Tiago da Silva Farias; 20; preso por tráfico e associação ao tráfico; Roberto de Araújo Vanderley, 21; preso por roubo e corrupção de menores; e Antônio Santiago Vieira Barros, 22; preso por tráfico, associação para o tráfico e corrupção de menores.

A Cadeia Pública de Maracanaú tem capacidade para 60 pessoas e abriga 59 internos. A Sejus informou que já iniciou os procedimentos para recapturar os quatro homens.

Diário do Nordeste


Colisão entre ambulância e motocicleta faz vítima fatal em Alto Santo (CE)


Um acidente de trânsito (colisão) entre uma ambulância e uma motocicleta registrado na noite de ontem (16) no município de Alto Santo (CE) vitimou fatalmente o guiador da moto que ainda não teve o seu nome revelado.

Na ambulância que era dirigida por um homem identificado como Francisco viajavam dois pacientes com destino a Fortaleza, no caso, uma gestante e uma vítima de infarto. Os dois se feriram levemente. A polícia esteve no local e adotou os procedimentos cabíveis.


Vale em Destaque



Incêndio atinge laboratório do hospital de Pacatuba


Um incêndio de médias proporções atingiu o laboratório do Hospital Municipal de Pacatuba, na madrugada desta terça-feira, 17, no centro da cidade, que fica a 32 km de Fortaleza. O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros de Maracanaú, e ninguém ficou ferido.

Segundo informações dos bombeiros de Maracanaú, o incêndio foi registrado por volta das 2h30min horas, e duas viaturas foram encaminhadas ao local - uma Auto Bomba Tanque (ABT) e outra Auto Tanque (AT). "Foram só danos materiais, mas não foi um incêndio pequeno. As causas serão identificadas pela Perícia", explicou o bombeiro identificado apenas como Eliseu.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) repassou que o fogo foi, provavelmente, causado por um curto-circuito no laboratório. O incêndio danificou frezer, geladeira, máqunas centrífugas, aparelho sumário, três computadores, duas impressoras e cenral de ar condicionado.

O POVO Online tentou entrar em contato com a unidade na manhã desta terça-feira, 17, mas as ligações ainda não foram atendidas. As chamadas para a Prefeitura 

O POVO Online


Papa Francisco teria interesse em visitar o Ceará


Em sua visita ao Brasil em 2017, na qual consta ida ao Santuário de Aparecida (SP), o Papa Francisco teria interesse em vir ao Ceará conhecer um dos conventos jesuítas mais antigos do Brasil – o de Baturité.

Vazou de fontes da alta cúpula da Igreja que aqui estiveram no centenário da Arquidiocese, no fim de semana.

O Mosteiro dos Jesuítas, como é conhecido, tem 93 anos e é a antiga casa apostólica dos Jesuítas. Todo construído em pedra tosca, encravado no alto da Serra, funciona hoje como um retiro espiritual.

DETALHE – O Ceará recebeu em 1980 a visita do falecido João Paulo II.

Blog do Eliomar


Doações aumentam e Ceará tem o melhor índice de captação de órgãos do ano


O Ceará atingiu a média de três doações efetivas de órgãos e tecidos para transplantes a cada quatro dias do mês, com a captação de três doações na noite de quinta-feira, 12 de novembro, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), no Instituto Dr. José Frota (IJF) e na Santa Casa de Misericórdia, em Sobral. O número projeta captação superior às 22 doações efetivas alcançadas em outubro - a melhor do ano até o momento. Em novembro já são nove doações efetivas e, no ano, 163. Em 2014 foram efetivadas 220 doações em todo o ano.

O processo de doação e transplante no Ceará tem apresentado comportamento distinto a partir do mês de julho, em relação ao primeiro semestre do ano. De janeiro a junho deste ano o Ceará registrou 64 recusas familiares (43%) em 150 entrevistas para captação de doadores de órgãos e tecidos realizadas no semestre. No período foram notificados 260 potenciais doadores. Desses, 84 (32%) foram doadores efetivos. Entre julho e outubro, foram 45 recusas familiares (36%) em 124 entrevistas realizadas. No segundo semestre, até outubro, foram notificados 179 potenciais doadores e 79 (44%) foram efetivados.

O resultado dessa mudança se reflete nos números de transplantes. O Ceará realizou mais transplantes de janeiro a outubro deste ano que no mesmo período do ano passado. Em dez meses foram realizados 1.183 transplantes em 2015 e 1.163 em 2014, ano em que foi estabelecido o recorde de 1.399 transplantes. Em termos de doações efetivas, no ano passado a média mensal foi de 18 doadores efetivos, com total de 220 no ano. Este ano, a média mensal no primeiro semestre ficou em 14 doadores efetivos e, entre julho e outubro, em 19,75.

A maioria dos transplantes é feita a partir de doadores com morte encefálica. Ainda assim, a decisão quanto à doação é da família do potencial doador. Por isso a importância de quem deseja ser doador de órgãos comunicar à família esse desejo. Apesar da morte encefálica, o coração do doador deve permanecer batendo até o momento da cirurgia de retirada dos órgãos que serão transplantados. Se o coração parar de bater, só poderão ser doados alguns tecidos, como as córneas.

Pelos tipos de transplantes realizados no Ceará, um único doador tem a chance de salvar ou melhorar a qualidade de vida de pelo menos 11 pacientes que estão na fila de espera. Na doação, órgãos e tecidos que podem ser aproveitadas para transplante são os dois rins, dois pulmões, coração, fígado e pâncreas, duas córneas e três valvas cardíacas. Quando um doador é efetivado, com o sinal positivo da família para a doação, a retirada de órgãos e tecidos e o transplante devem obedecer em prazos estabelecidos, já que existe tempo máximo de preservação desses órgãos e tecidos fora do corpo (ver quadro).

Até outubro deste ano foram realizados no Ceará 22 transplantes de rim, 5 de rim/pâncreas, 18 de coração, 158 de fígado, 3 de pulmão, 64 de medula óssea, 690 de córnea, 13 de esclera e 10 de valva cardíaca. Em novembro, foram realizados até o dia 12, 8 transplantes de rim, 4 de fígado, 1 de medula óssea e 10 de córnea, totalizando 23 transplantes.

Tempo para retirada e transplante de órgãos e tecidos

Órgão/ tecidoTempo máximo para retiradaTempo máximo de preservação extracorpórea
Córneas6 horas pós parada cardíaca7 dias
CoraçãoAntes da parada cardíaca4 a 6 horas
PulmõesAntes da parada cardíaca4 a 6 horas
RinsAté 30 minutos pós parada cardíacaAté 48 horas
FígadoAntes da parada cardíaca12 a 24 horas
PâncreasAntes da parada cardíaca12 a 24 horas


Assessoria de Comunicação da Sesa


“Pílula do câncer” terá 1ª fase de teste concluída em 7 meses, diz governo

A primeira fase de testes da fosfoetanolamina deve ser concluída por laboratórios parceiros do governo em sete meses, segundo o ministro da Ciência, Celso Pansera. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (16) em coletiva de imprensa realizada depois de reunião entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério da Saúde (MS) e a Agência  Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na semana passada, o MCTI já tinha anunciado um plano de trabalho do governo para validar tecnicamente a molécula, que poderia vir a ser usada no tratamento do câncer, caso tenha sua efetividade comprovada. Na ocasião, a pasta afirmou que R$ 10 milhões seriam destinados para as atividades ligadas à pesquisa da fosfoetanolamina em um período de 2 anos.

Distribuída pela USP de São Carlos por causa de decisões judiciais, a fosfoetanolamina é alardeada como cura para diversos tipos de câncer, mas não passou por esses testes em humanos, por isso não é considerada um remédio. Ela não tem registro na Anvisa e seus efeitos nos pacientes são desconhecidos.

Até o momento, o grupo de pesquisadores que desenvolveu a síntese da fosfoetanolamina alegava que os testes clínicos não tinham sido concluídos pois havia má vontade por parte da Anvisa.

R$ 2 milhões já disponíveis

Nesta segunda-feira, Pansera afirmou que o MCTI já colocou à disposição dos laboratórios R$ 2 milhões para pesquisar a fosfoetanolamina. O ministério vai solicitar à USP uma amostra da molécula sintetizada pela USP para realizar os testes.

Segundo o MCTI, depois da primeira etapa de análises, estão previstas as fases seguintes do estudo em humanos. Ainda não é possível prever em quanto tempo o grupo poderá determinar se a substância é segura e eficaz para o tratamento de câncer.

"Existem pessoas usando uma substância da qual nós não temos efetivamente nenhum estudo seguro da eficácia e segurança. O governo tem que estar olhando para isso de outra forma, temos que dar uma resposta para a situação", disse Pansera.

Para que a população possa acompanhar os andamentos dos testes, será criado um site que deve divulgar a evolução das pesquisas. Uma comissão de representantes da sociedade civil também foi criada para acompanhar a pesquisa.

Durante a coletiva, o Ministério da Saúde enfatizou que não recomenda que as pessoas usem a fosfoetanolamina como tratamento contra o câncer antes da conclusão dos resultados dos testes.

RT News


Acidente de trânsito com vítima fatal em Beberibe


Nesta Segunda, 16, por volta das 21h50min, Após uma ligação a Policia Militar foi atender uma solicitação onde um transeunte informou que tinha ocorrido um acidente na BR 116 Km 108. Ao chegar no local, os policiais deram conta  que já se tratava de um acidente com vítima fatal. Populares informaram que a moto da vítima, uma Titan Honda Vermelha de placa HWI 1773 de Horizonte-CE, chocou-se frontalmente com uma ambulância de placa PMM 6604 do município de Alto Santo. A vítima se trata de Sergio Felix Alves, natural de Beberibe, 24 anos, residente na localidade de Sitio BOA VISTA - LAGOA DAS FLORES, KM 107, Boqueirão do Cesário. Um popular informou que após o motorista da ambulância prestar o devido socorro e vendo que nada mais seria feito, seguiu numa canora até o posto da PRF para informar sobre o fato o qual estava envolvido. A Polícia Militar prestou atendimento até a chegada da PRF que assumiu e conduziu a ocorrência.

Com Informações do 1ºBPM


Prisão de suspeitos de cometer vários assaltos na cidade de Russas


Nesta Segunda, 16, por volta das 20h40min, na rua Ocion Lopes da Silva, bairro Varzea Alegre, mais precisamente na lanchonete Estação do Sabor, em sequencia  às diligencias, visando prender os autores de um roubo a comercial, conforme radiograma nº 113/2015, foram presos EWERTON RIWSON ALMEIDA DE SOUSA, 18 anos, solteiro, desocupado, natural de Russas, residente no bairro Varzea Alegre, e ALEXANDRO DA COSTA LIMA, 19 anos, solteiro, desocupado, natural de Fortaleza, residente no bairro Varzea Alegre, Russas, os quais estavam na moto Honda CG 150 titan ES, ano 2008, de placa HZA-3396. Policiais Militares realizaram a prisão e conduziram os acusados À DRPC para os devidos procedimentos. Eles possivelmente eram os autores de vários roubos que vinham acontecendo na cidade nos últimos dias. 

Com Informações do 1ºBPM


Roubo à estabelecimento comercial, recuperação de veículo roubado, apreensão de drogas e identificação de suspeitos em Russas


Nesta Segunda, 16, por volta das 15h00min, na Avenida Joaquim de Sousa Barreto, no bairro Várzea Alegre, onde funciona o estabelecimento comercial ‘MERCEARIA DO ANTONIO”, dois indivíduos em uma motocicleta de cor azul, sendo um deles vestindo uma calça da tactel de cor azul com listras de cor branca, um deles com uma arma de fogo (demais dados não informados), renderam o proprietário e roubaram do mesmo um aparelho de telefone celular da marca CCE de cor preta e do referido estabelecimento a quantia de 150,00(cento e cinquenta) reais em dinheiro e alguns cheques da Caixa Econômica Federal, como também renderam um representante comercial que se encontrava no estabelecimento e roubaram a quantia de 200,00(duzentos) reais e um aparelho de telefone celular da marca Samsung de cor preta, e fugiram em direção ao Mutirão Velho nesta cidade. Os Policiais Militares iniciaram as diligências, no sentido de identificar e prender os autores do roubo, como também recuperar o que foi roubado, sendo que por volta das 15h25min, na Travessa Custódia de Oliveira, no bairro Várzea Alegre foi localizada no interior de uma residência a motocicleta Honda CG 150 Titan de cor azul, ano 2006, placa HYW 9518, em nome de MARIA IVONEIDE MAIA SAMPAIO, a qual após consulta realizada no Sistema de Informações Policias – SIP, constatou-se existir registro de queixa de roubo. Também no interior da referida residência foram encontradas 03(três) capacetes, sendo 02(dois) San Marino, um de cor vermelha e outro de cor azul, e ainda um Liberty de cor preta; 01(uma) calça da tactel de cor azul com listras de cor branca; 02(dois) blusões com capuz, sendo um de cor preta e outro de cor amarela; 01(um) Simulacro de arma fogo, longa; 02(dois) aparelhos de telefones celulares, sendo um de cor preta da marca Samsung e outro de cor vermelha da marca ZTC; 01(um) Chip da operadora Claro; Algumas cédulas de R$ 2,00 (dois) reais, rasgadas; Alguns cheques da Caixa Econômica Federal, em nome da vítima, rasgados; 02(dois) comprovantes de depósitos em nome da vítima; porém ninguém foi encontrado na residência. Dando continuidade as diligências na residência, portanto vizinho a primeira residência, onde também não se encontrava nenhuma pessoa a Polícia encontrou 24(vinte e quatro) pedras de crack, pesando 8,8 gramas e a quantia de R$ 5,00(cinco) reais em moeda. Os policiais conduziram o veículo a droga e tudo que foi encontrado nas referidas residências a DRPC para os devidos procedimentos. 

Com Informações do 1ºBPM


Foragido por tráfico de drogas se apresenta por vontade própria a polícia em Jaguaruana


Nesta Segunda, 16, por volta das 11h30min, no Fórum de Jaguaruana-CE, se apresentou espontaneamente o fugitivo da justiça RICARDO AMARAL HOLANDA, vulgo “NAMBÚ”, 26 anos, natural de Jaguaruana, filho de Vicente Costa de Holanda Neto e Maria da Conceição Amaral Lima, fugitivo da Cadeia Pública de Jaguaruana, desde o dia 12.11.2015, onde cumpria pena pela prática de crimes previstas nos artigo 33 e 35 (Tráfico de Droga e Associação ao Tráfico) da Lei dos Entorpecentes, fato constatado por volta das 04h50min, do dia 12.11.2015, conforme  relatório de ocorrência nº 074/2015, da 1ªCia/1ºBPM. Os Policiais Militares foram acionados para o Fórum local e conduziram o referido fugitivo a Cadeia Pública de Jaguaruana, onde se encontra a disposição da justiça. 

Com Informações do 1ºBPM


Duplo Homicídio registrado em Morada Nova


Nesta Segunda, 16, foi registrado pelo plantão policial um duplo homicídio no bairro Gran Ville, Morada Nova-CE.

As vítimas não foram identificadas. Segundo informações de populares, a dupla que estava numa moto POP se preparava para realizar um assalto quando foi surpreendida por um comerciante que efetuou vários disparos contra os meliantes. Ambos morreram na hora. A polícia esteve no local e efetuou as medida cabíveis.

Vale em Destaque


Sem poder responsabilizar Camilo, Ciro culpa capitão Wagner por crise


O ex-ministro Ciro Gomes aproveitou o clima de medo em que vivem os moradores de Fortaleza nos últimos dias, para responsabilizar diretamente o deputado estadual Capitão Wagner pela insegurança a que está submetida a população da capital cearense. O irmão do ex-governador Cid Gomes, questionou através do Facebook, qual o pré-candidato a prefeito que ganha com essa situação. E seus ataques não pararam por aí.

Ciro mesmo sem que o governador Camilo Santana tivesse solicitado resolveu criar uma crise com o Capitão Vagner :"Qual miliciano tem os contatos com a bandidagem inclusive infiltrada na polícia?", perguntou de modo a atingi-lo e colocá-lo contra o povo de Fortaleza.

Em maio de 2013, Ciro denunciou a existência de uma "milícia" dentro da PM, ligada ao narcotráfico e comandada pelo então vereador Capitão Wagner, a quem chamou de "picareta", e que estaria comandando ações políticas contra o Governo do Estado.

A reação do capitão Vagner às criticas de Ciro foram de indignação." Mais uma vez esse político que tenta ser presidente do Brasil e não tem propostas apregoa mentiras para tentar levar vantagens." E conclui: Fortaleza não se ilude mais com essa família.

Ceará News


Bandidos fortemente armados explodiram e assaltaram carro forte nas proximidades de Serra Negra do Norte/RN

Carro forte após explosão, munições utilizadas e Eco Sport incendiado e abandonado



Na tarde desta segunda feira (16) por volta das 17h30min aconteceu um assalto a um carro forte entre o Sítio Saco do André e o lixão antes da divisa do RN e a PB nas proximidades da cidade de Serra Negra do Norte.

Segundo informações cerca de 4 bandidos em um veículo tipo Ranger Rover de cor branca forma vistos saindo de um veículo tipo Ranger Rover de cor branca e abriram fogo de metralhadora contra o carro forte. Os vigilantes abriram a parte traseira do veículo e correram, um deles foi atingido de raspão e outro teria sofrido um tiro mas foi protegido pelo colete balístico. Os ladrões colocaram explosivos e detonaram o carro forte e fugirão com o dinheiro logo seguida.

Policiais de Jardim de Piranhas, Caicó, Serra Negra, Pombal, Patos, São Bento e Paulista foram mobilizados dede que ocorreu o assalto.

Momentos após o roubo o veículo tipo Eco Sport foi incendiado e abandonado próximo ao Sítio Arapuá que fica nas proximidades de Serra Negra do Norte e até o momento não se tem informações acerca do paradeiro da quadrilha.

Plantão Policial do Ceará


Crise na Segurança Pública se agrava após Controladoria ir às ruas investigar policiais sobre a chacina


A crise que domina os setores da Segurança Pública do Ceará sofreu um agravamento nas últimas 48 horas, quando  o governo do Estado determinou que a  Controladoria Geral de Disciplina espalhasse suas equipes de agentes nas  ruas para impedir que policiais civis e militares dessem uma resposta diante da onda de assassinatos e ameaças de morte contra a categoria.

Durante todo o fim de semana, equipes da antiga Corregedoria da Polícia, hoje rebatizada de Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGD), passaram a circular em viaturas ostensivas e descaracterizadas nos bairros onde policiais foram mortos, feridos ou estão sob ameaça dos criminosos.

Assim aconteceu na tarde do último sábado (14), quando várias equipes da CGD passaram a circular pelo Jardim Iracema e bairros vizinhos da zona Oeste de Fortaleza,  com a missão de intimidar e até prender qualquer policial militar que ali estivesse fora do trabalho e que fosse à procura dos bandidos que, horas antes, mataram o cabo PM José Marques Ferreira. O militar foi baleado e morto durante tentativa de assalto a uma agência lotérica, na Avenida Lineu Machado, no bairro João XXIII.

O mesmo aconteceu dois dias antes, na quinta-feira (12), após uma chacina que deixou 11 mortos nos  bairros Lagoa Redonda, Curió e no Conjunto São Miguel, na Grande Messejana. As equipes da CGD foram deslocadas para as três comunidades depois de denúncias de moradores do São Miguel à Imprensa, quando acusaram “policiais fardados” (sem mencionar a corporação) de terem invadidos residências e assassinado pessoas inocentes.

A chacina ocorreu horas após a morte de um policial militar durante um assalto na Lagoa Redonda. O soldado PM Valtemberg Chaves Serpa reagiu contra dois bandidos que atacavam sua esposa e foi executado com um tiro no peito.

Determinação

Na sexta-feira (13), o governador do Estado, Camilo Santana (PT),  se reuniu com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Delci Teixeira; e com a coordenadora  chefe da CGD, procuradora de Justiça Socorro França, para tomar providências em relação à apuração da chacina. Foi determinado, então, que a Controladoria passasse a  ir às ruas como forma de frear  o ímpeto daqueles policiais que estariam à  caça aos assassinos dos colegas de farda.

Com essa atitude do Palácio da Abolição, a crise na Segurança mergulhou definitivamente na sua pior fase, agora com a revolta da tropa e o avanço da criminalidade. No domingo (14), aumentaram as ameaças de delinqüentes  aos agentes da Segurança, culminando em vários ataques contra  unidades das polícias Civil e Militar. No Conjunto José Walter,  bandidos atearam fogo numa viatura Hilux da Polícia Civil, no pátio do 8º DP. Já no bairro Montese, desconhecidos atiraram contra o quartel da 3ª Companhia do 6º BPM. 

Em conseqüência dos atentados, a Segurança Pública entrou em alerta máximo. Policiais civis de folga foram chamados para reforçar a vigilância nas delegacias. O Quartel do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque), no Centro, foi  isolado. Helicópteros da Ciopaer passaram a sobrevoar a cidade durante toda a noite de domingo e a madrugada desta segunda-feira (16).  Nas redes sociais, bandidos postaram novos vídeos ameaçando os agentes públicos.  Apenas um suspeito foi detido.  Um paulista que circulava em um veículo importado, uma BMW. Ele seria integrante da facção criminosa  Primeiro Comando da Capital (PCC), que tem base em São Paulo, mas controla diversos presídios no País.

Escolas vazias

Nas ruas, a sensação da população é de medo. Nos bairros onde ocorreu a chacina, escolas voltaram a funcionar nesta segunda-feira depois de fechadas durante quatro dias. Ainda assim, o número de estudantes presentes é baixo.  A segurança particular de várias empresas instaladas na Grande Messejana foi reforçada. Linhas de ônibus que passam pelo Curió, Lagoa Redonda e Conjunto São Miguel continuam alteradas, diante do temor de ataque com incêndio dos coletivos. 

Blog do Fernando Ribeiro


Polícia impede assalto a ônibus na Maraponga; suspeito é baleado

imagem meramente ilustrativa

Quatro pessoas armadas de faca tentaram assaltar um ônibus na avenida Godofredo Maciel, nas proximidades da Lagoa da Maraponga, na noite desta segunda-feira, 16, mas acabaram capturados e um deles baleado. Policiais que realizavam o policiamento no Polo de Lazer da Maraponga perceberam a movimentação suspeita no coletivo e pediram reforço.

De acordo com a Polícia Militar, os policiais interferiram na situação e conseguiram capturar os quatro suspeitos - três são adolescentes. O homem do grupo teria reagido ação dos PMs e acabou baleado com um tiro na perna. Ele foi levado sob escolta para o Frotinha da Parangaba.

Os suspeitos adolescentes apreendidos foram levados para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA).

O POVO Online


Imprensa registra suposto atentado contra Polícia Militar


Um suposto atentado à bala contra policiais militares e duas equipes de reportagem foi registrado na noite desta segunda-feira, 16, no bairro Autran Nunes. O caso aconteceu por volta das 22 horas, enquanto os militares e a imprensa aguardavam a perícia forense.

Uma homem foi vítima de um homicídio no desativado Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Raimundo Gomes de Carvalho, no bairro Autran Nunes. Pelo menos duas equipes de TV estavam no local quando começaram os disparos. As informações foram repassadas por um profissional da imprensa (nome preservado).

Conforme a fonte, pelo menos nove policiais em três viaturas estavam no local, em um extenso matagal, quando começaram os tiros em direção as viaturas da Polícia e aos profissionais da imprensa. Pelo menos três disparos foram ouvidos. 

"A gente via as faíscas, todos começaram a correr, os policiais pediram reforço. Foi uma cena de guerra. Os curiosos que estavam no local entraram em pânico, mulheres deitaram no chão com as crianças. Teve policial que foi pra cima, outros correram", descreveu.

Segundo o profissional, o helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e outras viaturas chegaram ao local para dar apoio.

Segundo uma repórter ( nome preservado), a Polícia recuou um pouco, chegou a se abrigar, mas em seguida "foi para cima". Ela relata ainda que várias viaturas chegaram ao local após os disparos.

Comandante
Apesar do relato das testemunhas, o comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM), coronel Nascimento, as informações são de que foram "bombas rasga lata". Ele disse que um adolescente foi apreendido suspeito do homicídio, mas sobre o ataque, o comandante nega os disparos.

O sargento Ginaldo, fiscal do policiamento do 17º Batalhão, disse que esteve no local e constatou que foram bombas que foram jogadas no intuito de assustar as pessoas. 

Terceiro atentado em 24 horas
Esse seria o terceiro atentado contra a Polícia, em menos de 24 horas. No último domingo, 15, uma viatura da Polícia Civil foi incendiada em frente ao 8º DP (José Walter). As imagens das câmeras de segurança flagraram o momento que os suspeitos ateiam fogo no veículo.

Ainda na noite do domingo, às 21h52min, o alvo foi o quartel da 3ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar, na Avenida João Pessoa, bairro Damas. Um suspeito foi preso com um carro modelo BMW que teria sido utilizado na ação. Luís Fabiano Ribeiro Brito, 42, responde na Justiça por tráfico de drogas e roubo. Ele estava com munição calibre 380, que seriam mesmas encontradas no quartel.

O Povo Online