-->

sábado, 26 de setembro de 2015

Ceará pressiona em casa, mas não sai do empate com o Oeste


A vida do Ceará fica mais dramática a cada rodada. A torcida compareceu em bom número no Castelão, com mais de 22 mil pagantes, o Macaé perdeu na abertura da rodada, mas o Vovô não soube aproveitar o momento. O Oeste soube aproveitar os contragolpes e só não saiu de Fortaleza com uma vitória porque a trave e o goleiro Luís Carlos impediram. No final, o empate por 1 a 1 deste sábado, pela 28ª rodada da Série B, foi celebrado pelos paulistas e deixou os cearenses frustrados.

Kahê abriu o placar para os visitantes, aos 35 minutos da segunda etapa. Rafael Costa conseguiu o empate para o Ceará ainda na primeira etapa, aos 47 minutos. No segundo tempo, as duas equipes tiveram boas oportunidades, e o Rubrão quase conseguiu a vitória nos minutos finais, mas não evitou a igualdade no placar.

Com o resultado, o terceiro seguido do Oeste, a equipe de Roberto Cavalo se mantém na 14ª posição, agora com 34 pontos. O Ceará chega ao quarto jogo seguido sem vitória e permanece na 17ª colocação, com 26 pontos, cinco atrás do Macaé, primeira equipe fora da zona de rebaixamento. Na próxima rodada, o Alvinegro encara o Luverdense, nesta terça, novamente no Castelão. O Oeste recebe o Náutico, no próximo sábado, em Osasco.

O jogo
O Ceará estava disposto a retribuir o apoio de seu torcedor. Não bastaram quatro minutos para o artilheiro Rafael Costa desperdiçar duas boas chances, em chegadas pela direita. Era o sinal de como seria o jogo. O Vovô tinha mais posse de bola, mas cedia espaços. E o Oeste os aproveitava. Como aos 13 minutos, quando Mazinho quase abriu o placar em uma finalização de cobertura. E como aos 35, quando Kahê recebeu na área, dividiu com Luís Carlos e levou a melhor: 1 a 0 para o Rubrão. O Ceará não se abateu. Conseguiu reagir ainda no primeiro tempo, em mais uma tentativa de Rafael Costa que, aos 47, subiu livre entre os zagueiros e empatou a partida com uma cabeçada: 1 a 1. 

O panorama não se alterou na segunda etapa. A única diferença foi a intensidade do domínio alvinegro. O Ceará se jogou para frente e perdeu grandes oportunidades com boas chegadas de Ricardinho e Mazola nos primeiros minutos. E quase pagou caro por isso. O Oeste manteve a marcação firme para aproveitar a velocidade de Mazinho e Wagninho e esteve mais perto da vitória do que os donos da casa. Renato Xavier colocou a bola no travessão aos 41 minutos, em cobrança de falta, e Mazinho obrigou Luís Carlos a fazer excelente defesa dois minutos depois.

globoesporte.com

Polícia prende dois suspeitos de roubar armas em Fórum de Barbalha


Dois homens, suspeitos de participar do roubo de armas e munição do Fórum de Barbalha, 503,4 km de Fortaleza, foram presos na tarde dessa sexta-feira, 25. Um revólver calibre 38, levado durante o assalto na madrugada da terça-feira, 22, foi recuperado. 

Segundo o Capitão Lucivando Rodrigues, comandante da 2ª Companhia do 2° Batalhão de PM, os presos foram identificados como Josivan da Silva Costa, 38 anos, e David Marny da Silva Nascimento, 24 anos. Com Josivan, a PM apreendeu o revólver, parte do armamento do fórum, e com Marny foram encontrados 86 gramas de maconha, 8 gramas de cocaína, 6 pedras de crack e varias munições - também de uso restrito. 

Além das drogas, a PM apreendeu com Marny um Pálio branco, que pode ter sido utilizado durante a fuga do fórum. A dupla foi encaminhada à Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, onde devem ser autuados por roubo e porte ilegal de armas e munições. 

Durante a ação contra o fórum, um guarda do Patrimônio Público foi rendido e trancado em uma sala. Ele não teve ferimentos, e conseguiu chamar a Polícia após escapar da sala. Além de Josivan e Marny, a PM investiga a participação de um terceiro homem, conforme o capitão Lucivando. 

O POVO Online

Trio tenta roubar posto bancário em Morada Nova; 5 suspeitos de envolvimento no crime são capturados


Três homens tentaram roubar um posto bancário do Banco do Brasil, na madrugada deste sábado, 26, em Morada Nova, 161,6 km de Fortaleza. A Polícia Militar foi acionada por moradores, e o trio fugiu sem levar nenhuma quantia em dinheiro. Após buscas, cinco suspeitos de envolvimento no ataque foramcapturados, por volta das 13h30min.

De acordo com o soldado Adrilson Façanha, do 3ª Cia. do 9° Batalhão de Polícia Militar (BPM), dois deles entraram no posto localizado no bairro Girilândia, enquanto um dos homens, armado, ficava do lado de fora dando apoio à ação, por volta das 2 horas da manhã. Testemunhas avistaram fogo no posto e denunciaram a ação aos PMs, mas os suspeitos conseguiram fugir.

Três caixas eletrônicos do posto bancário ainda ficaram danificados, provavelmente por um maçarico, e algumas ferramentas foram abandonadas no local. Após buscas, a PM capturou cinco suspeitos de envolvimento no ataque, todos recolhidos em uma residência da cidade. Com os suspeitos, ainda foram apreendidas quantidades de drogas, como maconha e crack, além de um revólver calibre 38.

“Nós já estávamos no encalço deles há um tempo por estarem realizando assaltos na área. Na sexta-feira, 25, encontramos abandonado um Pálio prata, utilizado por eles, por volta das 16 horas. As buscas continuaram e achamos uma residência onde eles estavavam 'descansando' e se escondendo", detalhou o soldado. Os suspeitos foram encaminhados à Delegacia Municipal de Morada Nova, onde devem prestar depoimento nesta tarde. O nome deles ainda não foi divulgado.

Ataques a bancos 
Esta foi a 48ª ação contra banco registrada neste ano, no Ceará. O último ataque ocorreu no dia 11 de setembro, quando uma quadrilha sitiou Milhã e explodiu uma agência do Banco do Brasil na cidade.

Segundo informações do destacamento da Polícia Militar de Milhã, eles utilizaram explosivos para tentar abrir a porta do cofre, mas não conseguiram arrombar o equipamento e nenhum dinheiro foi levado.

O Povo Online

Homicídio à Bala em Russas


Nesta Sexta, 25, por volta das 20h30min, no Sítio Macambira, s/n, zona rural de Russas-CE, foi vítima de homicídio a bala FRANCISCO HELDER LIMA DE SOUSA, 45 anos, natural de Quixeré-CE, casado, agricultor, natural de Quixeré-CE, residente na referida localidade. Que informações dão conta de que a vítima estava chegando em sua residência, quando dois indivíduos apareceram a pé, saindo de trás de uma cerca e efetuaram vários disparos contra a vítima. Que no local foram encontradas 29 cápsulas de calibre 380 e .40.foi informado ainda que a vítima já respondia ao art. 310 do CTB, artigos 14 e 15 da lei do desarmamento, art. 121 c/c 14. Policiais compareceram no local e adotaram as devidas providencias. 

Com Informações do 1ºBPM

Roubo à Pessoa em Russas


Nesta Sexta, 25, por volta das 13h30min, na Avenida Joaquim de Sousa Barreto, no bairro Várzea Alegre, em Russas-CE, RAIMUNDO CARLOS NUNES, conhecido popularmente por “RAIMUNDO DA CODAGRO”, 75 anos, natural de Jaguaribe, aposentado, residente no endereço acima citado, foi surpreendido em sua residência por dois indivíduos, um deles armado com um pedaço de madeira, os quais renderam a vítima e roubaram sua carteira porta cédula contendo documentos pessoais e três cartões, sendo um do Banco do Brasil; um da Caixa Econômica Federal e um do Banco Bradesco. Após a prática do crime os indivíduos fugiram tomando rumo ignorado. Os Policiais Militares atenderam a ocorrência e foram informados pela vítima que um dos autores do roubo seria um indivíduo identificado apenas por “LINS”, que mora nas imediações de sua residência. A polícia esta realizando diligências no sentido de localizar e prender os autores do roubo e recuperar o que foi roubado.

Com Informações do 1ºBPM

Achado de Cadáver em Russas


Nesta Sexta, 25, por volta das 13h00min, nas localidade de Ingá, zona rural de Russas-CE, foi encontrado por populares o corpo de JOÃO FREITAS ARAÚJO FILHO, 44 anos, natural de Quixeré, agricultor, residente na referida localidade. O corpo se encontrava dentro do banheiro da residência onde a vítima residia e não apresentava nenhum sinal aparente de violência. Os Policiais Militares atenderam a ocorrência e se encontram resguardando o local até a chegada da perícia e do rabecão que constatou morte natural.

Com Informações do 1ºBPM

Conta de luz continuará com bandeira vermelha em outubro


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manterá na cor vermelha a bandeira tarifária referente ao mês de outubro. Com isso, as contas de luz virão com acréscimo de R$ 4,50 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

O sistema de bandeiras tarifárias permite a cobrança de um valor extra na conta de luz, que varia de acordo com o custo de geração de energia. Esse valor adicional é indicado pelas bandeiras verde, amarela e vermelha, de forma a informar ao consumidor se ele está pagando mais caro pela energia.

A bandeira verde indica condições favoráveis de geração de energia, situação que não resulta em acréscimos na tarifa. A bandeira amarela indica condições de geração menos favoráveis. Nesse caso, a tarifa sofreria acréscimo de R$ 2,50 para cada 100 kWh consumidos.

Agência Brasil

Brasil perde 86,5 mil empregos com carteira assinada em agosto


Números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados hoje (25) no Rio de Janeiro, mostram que pelo quinto mês consecutivo, houve queda no nível de emprego formal celetista no país. No mês de agosto, observou-se redução de 86.543 postos de trabalho, ou o correspondente a uma variação negativa de 0,21%, em comparação ao estoque anterior.

A coordenadora geral substituta de Estatística do ministério, Maria das Graças Parente, destacou, porém, que o indicativo foi de desaceleração do ritmo de queda do emprego ante julho, quando foram perdidas 157 mil vagas. No acumulado do ano, foram desativados 572.792 postos de trabalho, o que equivale a -1,39%, enquanto nos últimos 12 meses, foram perdidos 985.669 postos, ou -2,37%. Considerando a série histórica iniciada em 1992, esse foi o pior resultado para o mês desde 1995, indicou a coordenadora.

A análise setorial registra que apenas dois dos oito setores da atividade econômica acompanhados  pelo Caged elevaram o nível de emprego: serviços e administração pública, após quatro meses consecutivos de queda, o que evidencia uma reação em relação aos meses anteriores, apontou Maria das Graças. O setor de serviços criou 4.965 postos (+0,03%) e administração pública gerou 730 vagas (+0,08%). No setor de serviços, o destaque foi o incremento do emprego no ensino (+ 17.165 vagas) e em serviços médicos e odontológicos (+ 5.162 postos).

A maior perda de postos de trabalho foi identificada na indústria de transformação (-47.944 postos ou -0,60%). Dos 12 ramos de atividade que compõem o setor, 11 reduziram o nível de emprego. A exceção foi a indústria de produtos alimentícios (+7.649 postos). Já a agricultura teve queda de 4.448 postos (-0,27%) em relação ao estoque, embora essa seja a menor queda desde 2005 para o setor, no mês de agosto.

O Caged mostra queda do emprego em agosto em quatro das cinco regiões brasileiras. A única região que gerou emprego foi o Nordeste, com 893 empregos celetistas criados. No acumulado do ano, com exceção do Centro-Oeste brasileiro, as demais regiões diminuíram o nível de emprego. Já nos últimos 12 meses, todas as regiões tiveram perdas.

Com relação às unidades da Federação, nove estados tiveram elevação do nível de emprego. Em comparação ao mês anterior, somente quatro estados apresentaram comportamento mais desfavorável. “Esse é um sinal também de melhora em relação aos meses anteriores”, disse Maria das Graças. Em termos absolutos, o destaque foi a Paraíba, com a geração de 4.293 postos, seguido de Alagoas (+2.505) e o Acre (+1.179 vagas). Nos dois primeiros estados, o resultado se deveu à atividade sucroalcooleira, enquanto no Acre, a influência foi o setor de serviços.

De acordo ainda com o Caged, o interior do país tem apresentado comportamento mais favorável em termos de emprego do que as regiões metropolitanas. No interior, houve queda de 34.519 vagas\, ou -0,23%, enquanto nas regiões metropolitanas, foi registrada perda de 45.313 empregos, o que equivale a uma variação negativa de 0,28%. (Alana Gandra)

Agência Brasil

Homem é condenado no Ceará por ofender mulher em rede social


Homem é condenado a pagamento de multa, no Ceará, por publicar ofensas a uma servidora pública na rede social Facebook. A decisão, publicada no Diário da Justiça desta quinta-feira (24), foi do juiz auxiliar  Magno Rocha Thé Mota, que responde pela  Comarca de Pereiro, distante 328 km de Fortaleza.

A pena imposta ao agressor é de um ano e quinze dias de detenção pela prática do crime de injúria, mas como a penalidade não foi superior a quatro anos, o juiz a substituiu por multa, conforme prevê o Código Penal. Assim, o locutor está obrigado ao pagamento de 45 dias-multa, fixando o valor do dia-multa em 1/30 do salário-mínimo vigente à época do fato.

Segundo o juiz, “é sabido que essa rede social [Facebook] conta com mais de um bilhão de usuários, sendo, atualmente, a mais popular entre os usuários da internet. Ademais, é possível verificar que as postagens foram feitas no modo público, ou seja, sem qualquer restrição de privacidade. Isso quer dizer que qualquer pessoa com conta ativa no Facebook teve, potencialmente, acesso às publicações injuriosas”.

De acordo com o processo, na campanha eleitoral de 2012, o locutor insultou a servidora durante a realização de comícios no município. Além disso, fez publicações na rede contendo ofensas à vítima, inclusive com postagens de fotos. Entre as manifestações, ele a compara com uma vaca, chamando-a ainda de “imunda” e “vagabunda”.

Alegando que teve a honra ofendida, a funcionária ajuizou queixa-crime contra o agressor. Na contestação, o locutor defendeu que em nenhum momento cometeu atos ofensivos contra a mulher, pois o nome dela não havia sido mencionado nas postagens publicadas.

Ao julgar o caso, o juiz destacou que “a autoria em relação ao acusado é incontroversa diante dos documentos acostados”. O juiz afirmou ainda que o próprio réu, em audiência, “admitiu que as postagens mencionadas na inicial e comprovadas nos autos são de sua autoria”.

G1/CE

Polícia recaptura mais dois fugitivos de presídio na Grande Fortaleza


Mais dois presos que fugiram da Casa de Privação Provisória de Liberdade I, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, foram recapturados nesta sexta-feira (25) no Ceará. Segundo informações da Secretaria de Justiça (Sejus), os dois fugitivos foram encontrados no município de Caucaia.

Com as prisões, a polícia conseguiu recapturar cinco dos dezesseis presos que fugiram na madrugada de quinta-feira (23). No mesmo dia, três pessoas foram encontrados e um homem que deu apoio à fuga foram presos  A fuga ocorreu em duas celas da Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima (CPPL I).

Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-CE), Valdemiro Barbosa, os presos podem ter fugido entre 17h de quarta-feira (22) e 6h desta quinta (23), período em que ficam totalmente trancados.

Ainda de acordo com o presidente do Sindasp, estima-se que aproximadamente 16 detentos escaparam. O buraco dentro de uma cela da rua C do pavilhão 3, quando os agentes prisionais foram liberar os detentos para tomarem café da manhã. Por este motivo também, ainda não se sabe ao certo a hora da fuga.

O grupo tático da Polícia Militar foi acionado para fazer as buscas e verificar o túnel. Barbosa disse ainda que apenas oito agentes prisionais fazem a segurança do complexo durante a noite, para 1.400.

G1/CE

Servidores do INSS no Ceará voltam atrás e decidem continuar em greve


Os sevidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no Ceará, voltaram atrás na noite desta sexta-feira (25) e decidiram continuar a greve da categoria por tempo indeterminado. A decisão pelo fim da greve havia sido tomada nesta tarde, durante uma assembleia geral da categoria. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece) a decisão de permanecer em greve se deu em função do Governo Federal não ter assinado o acordo firmado com a categoria. A assinatura estava prevista para ocorrer nesta sexta, mas foi adiada para a próxima semana.

Reajuste
Na quarta-feira (23), os servidores cearenses haviam aceitado, em assembleia, a proposta de reajuste salarial de 10,8%. Eles votaram pelo fim da greve no estado e comunicaram ao comando nacional. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado do Ceará (Sinprece), os 2.500 servidores participam da greve mais uma parcela dos peritos.

Já os médicos peritos do INSS, em greve desde o dia 4 de setembro, continuam com a paralisação.  Segundo a Associação Nacional dos Médicos Peritos em Previdência Social, ainda não há previsão de fim do movimento.

Proposta do Governo Federal
Servidores de 19 estados, o Ceará, e o DF aceitaram a proposta de aumento do governo: 10,8%. Uma parte será paga em agosto do ano que vem e outra em janeiro de 2017.

Segundo o sindicato que representa os funcionários, 15 milhões de pessoas deixaram de ser atendidas nesse período de paralisação.

Os funcionários pediram reajuste salarial de 27,5%, a incorporação das gratificações, 30 horas de trabalho semanal para todos os funcionários, realização de concurso público e melhoria das condições de trabalho.

G1/CE