-->

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Médico cubano foi a óbito em Morada Nova


Segundo informações oriundas da cidade de Morada Nova, estado do Ceará, um médico cubano do programa Mais Médico, veio a óbito na madrugada dessa quinta-feira, 24 de setembro, possivelmente vítima de um infarto.

O Médico Alfredo prestava seu serviço profissional no Programa Saúde da Família - PSF, na unidade do distrito de Boa Água, cerca de 40 km da sede do município. 

Informações mais detalhadas a qualquer momento.

TV Jaguar

Menina de 14 anos se recusa a fazer sexo e é assassinada com 40 facadas


Uma jovem de 14 anos morreu no hospital após ser golpeada com 40 facadas no Gama (DF), na madrugada desta quarta-feira (23). De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, três suspeitos assumiram a autoria do crime e disseram que ela se negou a fazer sexo com um deles.

O crime aconteceu em um beco da quadra 25, no Setor Oeste da cidade, por volta das 2h15. Quando os policiais chegaram ao local, encontraram Érika Bezerra da Silva, de 14 anos, e levaram a vítima esfaqueada ao Hospital Regional do Gama, onde ela não resistiu aos ferimentos.

A equipe da PM prendeu os três suspeitos depois ter encontrado um deles com manchas de sangue pelo corpo, nas proximidades do local. Eles estavam com uma faca, também ensanguentada, que teria sido usada no crime.
Segundo a PM, ao chegar na 20ª Delegacia de Polícia (Gama), os três suspeitos (dois de 20 anos e outro com 18 anos) disseram que a vítima tinha combinado de fazer sexo com um deles, mas se negou e por isso reagiram com as facadas. A Polícia Civil, porém, ainda não determinou a motivação do homicídio.

Os três suspeitos foram presos em flagrante e, em seguida, recolhidos para a carceragem do DPE (Departamento de Polícia Especializada).

R7

sposa denuncia marido à polícia após ter genitália cortada e oficiais encontram mais 21 vaginas em freezer na casa do acusado


Um homem que possuía 21 vaginas cortadas em seu freezer foi preso pela polícia.

Peter Frederiksen, um dinamarquês de 63 anos de idade que morava na África do Sul, teve sua casa invadida pela polícia após sua esposa alegar ter sido drogada e ter a genitália cortada.

As autoridades encontraram o que buscavam (a vagina da vítima) e muito mais. Havia partes genitais de corpos de 21 mulheres em sacos plásticos congelados e rotulados.
A polícia investiga o caso para saber de quem são as outras 20 genitálias, e confiscou os equipamentos cirúrgicos, anestésicos e uma grande coleção de fotografias, todos no local.
De acordo com Masilela Langa, porta-voz da polícia, não se sabe quantas supostas vítimas Peter fez.

Legistas investigam se as partes dos corpos foram retiradas enquanto as mulheres estavam vivas ou mortas.
O suposto agressor, que é dono de uma loja de armas em Bloemfontein, no mesmo país em que reside, gabou-se a jornalistas dinamarqueses sobre a realização de mutilação genital.

Masilela disse que Peter fugiu da Dinamarca para a África do Sul para evitar um julgamento por posse ilegal de armas em 2006.
Sua suposta primeira vítima de corte genital foi em 2010.

DailyStar

53 mortes em 4 dias desta semana no Ceará. Somente na quarta-feira foram 12 homicídios


Subiu para 53 o número de assassinatos no Ceará em apenas quatro dias. A quarta-feira (23) teve o registro de, pelo menos, 12 casos de homicídios e latrocínios no estado. Entre os crimes, um caso de assalto seguido de morte ocorrido no Município de Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

A sequência de crimes começou ainda pela manhã, por volta de 6h30, quando um jovem identificado por Alexandre de Jesus, 26 anos,  foi baleado e morto na esquina das ruas Lagoa Azul e Daniel Brun, no bairro Colônia, na zona Oeste da cidade. Ele era ex-presidiário e estava seguindo para o trabalho, quando passou a ser seguido pelos assassinos desde que saiu de sua residência, na Rua Rosa da Fonseca.  Alexandre recebeu vários tiros e faleceu na UPA do bairro.

Depois, por volta de 10h30, um vendedor ambulante foi assassinado em plena feira-livre no bairro Canindezinho, na Avenida Jardim Fluminense, no Grande Bom Jardim. A vítima, não identificada no local, tentava vender alguns objetos na feira e  teria discutido com o motorista de um veículo. Minutos depois, um jovem apareceu ali e disparou dois tiros na nuca do rapaz, que morreu de joelhos próximo de uma banca.

No começo da tarde, a Polícia registrou mais um assassinato. Desta vez, na Rua Frei Vidal, no bairro Tauape, onde Carlos Henrique da Silva Brito tombou sem vida depois de baleado.

Sequência de assassinatos

Quando a noite chegou, veio uma sequência de homicídios nos quatro cantos da Capital. Foram assassinatos que mobilizaram a Polícia para os bairros da Aerolândia, Luciano Cavalcante, Vila Velha e Santa Cecília, além de Maracanaú, Horizonte e Paraipaba, todos na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Entre os mortos, um jovem identificado como Álisson Duarte Paiva, que foi baleado, por volta de 20 horas,  na Rua Santa Liduína, no bairro Vila Velha, durante  tiroteio entre duas gangues. O confronto armado envolveu integrantes das quadrilhas dos “Gafanhotos” e “V-3”, grupos armados ligados ao tráfico de drogas e que já foram os responsáveis por dezenas de assassinatos nos últimos anos.

Latrocínio

Em Paraipaba, um homem foi assassinado a golpes de faca. Já no Município de Horizonte ocorreu um latrocínio (roubo seguido de morte), tendo como vítima, Sulivann Costa da Silva, assassinado pro bandidos no bairro Lagoinha.  Na manhã de hoje, a Polícia Militar prendeu um suspeito desse crime.

Também na noite de ontem, um traficante de drogas já bastante conhecido da Polícia acabou morto. Tratava-se de José Lustênio Costa Pontes, executado a tiros em sua residência, na Rua Ivo Rebouças, no bairro Luciano Cavalcante. Já na Rua Larga, no bairro Aerolândia, outro jovem foi fuzilado por conta da "guerra" entre as quadrilhas daquele bairro e a do Lagamar. 

Foram registrados homicídios, ainda, em Maracanaú e na cidade de Sobral, totalizando 12 assassinatos em um único dia, quarta-feira (23).

Blog do Fernando Ribeiro

Dilma funde três pastas e cria Ministério da Cidadania


A presidente Dilma Rousseff (PT) vai fundir as pastas de Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos para criar o Ministério da Cidadania. O nome mais cotado para comandar o novo ministério é Miguel Rosseto, que atualmente está na Secretaria-Geral da Presidência.

Dilma deverá chamar os movimentos sociais para esclarecer a decisão, atendendo conselho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na manhã destas quinta-feira, Dilma reuniu-se com Rosseto, Eleonora Menicucci (Mulheres), Pepe Vargas (Direitos Humanos) e Nilma Gomes (Igualdade Racial) quando anunciou a decisão.

Para acomodar aliados não está descartada a permanência dos ministérios da Aviação Civil e Portos, que seriam fundidos no Ministério da Infraestrutura. Eliseu Padilha deve continuar na primeira e Helder deverá assumir a segunda, já que o Ministério da Pesca será extinto. 

Com informações da Folha de S. Paulo.

Dólar abre em alta de 1,39% e atinge R$ 4,23


Após uma quarta-feira, 23, turbulenta ultrapassando índices históricos de 2002, a moeda norte-americana abriu a quinta-feira, 24, com alta de 1,39% sobre o real. Sob forte tensão, nos primeiros minutos de negociação o dólar atingiu R$ 4,23 às 9h07mi. 

Preocupações com o cenário econômico global e a tensão sobre as declarações da presidente do Federal Reserve, Janet Yellen, nesta quinta-feira, fizeram com que as moedas emergentes amanhecessem em queda. Em outros países, a moeda sobe 0,69% em relação ao rand sul-africano e 0,85% do peso mexicano.

Com intenção de frear a forte alta do dólar e desvalorização do real, o governo tenta evitar um novo rebaixamento do rating brasileiro, a exemplo do que ocorreu no início do mês, quando a agência Standard & Poor’s cortou o rating do país, retirando seu selo de bom pagador.

Ainda nesta quinta-feira, o Banco Central deve fazer um leilão com a ideia de equilibrar a economia nacional. Além disso, o a instituição deve realizar uma oferta líquida de 20 mil contratos de swap, atitude parecida com a adotada na quarta-feira.

O POVO Online

RADIALISTA É AMEAÇADO DE MORTE NA ZONA RURAL DO SERTÃO DA PARAIBA


A guarnição de polícia militar de Joca Claudino-PB foi solicitada pelo radialista Rafael Matias por volta das 13hs desta quarta-feira para comparecer acampamento Penha no sitio Catingueira, zona rural de Joca Claudino-PB.


O radialista chegou ao local para visitar um parente, quando um homem identificado por Edmilson Ferreira Lima, vulgo "Missim" passou a insuta-lo com palavrões e gritando para que o radialista deixasse o local.

Em seguida o indivíduo veio a se arma com uma espingarda "bate-bucha" e ameaçou atirar contra o mesmo. Populares que estavam próximo intervieram em favor de Rafael Matias e conseguiram tomar a arma do elemento que em seguida pegou uma foice e foi contido novamente pelos presentes.

Com a chegada da guarnição, composta pelos sargento Nildo e Marinho o acusado empreendeu fuga se embrenhando na mata e não foi localizado.

Folha do Sertão

Governador e ministro da Saúde anunciam erradicação do sarampo no Ceará


A transmissão do vírus do sarampo foi interrompida no Ceará. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (24) de setembro, em Brasília, pelo governador Camilo Santana e pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro. “Hoje, para nós, é um dia de muita alegria por estarmos anunciando a erradicação do sarampo. Esse é um trabalho fruto dessa parceria. Muito obrigado a todos os profissionais de saúde do Ceará que tanto se empenharam para erradicar o sarampo”, disse o governador do Ceará.

Camilo Santana estava acompanhado pelo secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi, e a secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins. Para o ministro Arthur Chioro, a erradicação da doenção foi algo fundamental no Ceará. "O governador chamou pessoalmente para ele a responsabilidade de coordenar esse trabalho contra o sarampo. Fez uma grande mobilização em Fortaleza e conclamou uma união do estado do Ceará. Essa mobilização foi decisiva para chegarmos a esse momento", reforçou o ministro da Saúde.

Surto de sarampo
De acordo com o boletim epidemiológico conjunto do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde do Estado, foram confirmados durante o surto 916 casos da doença em 38 municípios do Ceará, de 25 de dezembro de 2013 a 12 de setembro de 2015: um caso em 2013, 747 em 2014 e 168 este ano.

Do início do surto até a ocorrência do último caso confirmado, em 6 de julho deste ano, foram registrados casos de sarampo de forma ininterrupta. A partir dessa data, nenhum caso mais foi confirmado, completando 10 semanas sem casos de sarampo.

Logo no início, segundo o governo do Ceará, foram adotadas estratégias de vacinação para imunizar a população, controlar e interromper o surto de sarampo. Em fevereiro de 2014, foi iniciada a campanha nos 184 municípios do Estado: a vacinação da população de risco, reorientação e sistematização das ações de bloqueio e varredura.

Entre março e junho de 2015, realizou-se a intensificação vacinal na população de 5 a 29 anos nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Itaitinga. O município de Paracuru realizou a intensificação da vacinação na população de 5 a 39 anos. Os municípios de Caucaia, Fortaleza, Itaitinga e Paracuru intensificaram a vacinação contra o sarampo até o dia 20 de agosto de 2015.

Casa a casa
Para buscar a população suscetível, sem antecedente vacinal, Caucaia e Fortaleza realizaram a vacinação casa a casa em toda a área da unidade de saúde de referência, iniciando pela rua de residência do caso confirmado ou suspeito de sarampo em até 30 dias anteriores e em áreas de baixa cobertura vacinal.

G1/CE

Detentos cavam túnel e fogem de presídio no Ceará


Os detentos de duas celas da Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima (CPPL I) fugiram por meio de um túnel, em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (Sindasp-CE), Valdemiro Barbosa, os presos podem ter fugido entre 17h de quarta-feira (22) e 6h desta quinta (23), período em que ficam totalmente trancados. A Secretaria de Justiça do Ceará (Sejus-CE) deve se pronunciar sobre o caso ao longo desta quinta-feira.

Ainda de acordo com o presidente do Sindasp, estima-se que aproximadamente 16 detentos escaparam. “Estão fazendo a contagem nesta manhã [quinta-feira]”, disse. O buraco dentro de uma cela da rua C do pavilhão 3, quando os agentes prisionais foram liberar os detentos para tomarem café da manhã. Por este motivo também, ainda não se sabe ao certo a hora da fuga.

O grupo tático da Polícia Militar foi acionado para fazer as buscas e verificar o túnel. Barbosa disse ainda que apenas oito agentes prisionais fazem a segurança do complexo durante a noite, para 1.400.

G1/CE

Para reagir à crise, governo anuncia reforma e fortalece do PMDB no Governo


O corte de dez ministérios e a nova composição da equipe de governo da presidente Dilma Rousseff (PT) deverão ser anunciados hoje antes da viagem da petista aos Estados Unidos. A informação foi divulgada pelo líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT). O PMDB deverá ser o principal partido contemplado nas pastas mais densas do primeiro escalão. “Está definido que o ministério da Saúde fica com o PMDB”, disse um peemedebista.

Os nomes mais cotados para assumir o cargo do atual ministro Arthur Chioro, são os deputados Marcelo Castro, do Piauí, e Manoel Júnior, da Paraíba. Essa é a primeira vez no governo Dilma que a pasta vai ser ocupada por um nome fora do PT. A ideia inicial era colocar no posto um nome que fosse indicado pelo governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB). A intenção, no entanto, não teve respaldo da bancada do partido na Câmara dos Deputados, o que levou o governo federal a pedir indicações aos parlamentares peemedebistas.

A lista com os nomes entregue pelo deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) à Dilma não constava o do atual ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, ligado ao vice-presidente. O episódio acabou desagradando Michel Temer. Embora o líder do PMDB no senado, Eunício Oliveira, tenha afirmado, em reuniões com a presidente Dilma, que o partido na Casa não teria “reivindicação nova” para a reforma, um correligionário informou que senadores peemedebistas estariam cogitando, ainda na noite de ontem, espaço em mais um ministério.

A ideia seria manter Kátia Abreu, ministra da Agricultura, e Eduardo Braga, ministro de Minas e Energia, na nova composição. Como no entendimento dos senadores, a ministra Kátia representa a cota pessoal da presidente, um novo nome do partido poderia, assim, ocupar o ministério da Integração Nacional ou do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Segundo relatos, o novo movimento inesperado dos parlamentares “atrapalhou” as conversas para a reforma ministerial mesmo após um dia exaustivo de negociações. “Está uma confusão”, disse um deputado contactado por um Jornal.

“Governabilidade”

Animado com a vitória do governo na votação dos vetos, o líder José Guimarães negou que haja qualquer probabilidade de estremecimento na relação do executivo com alguns setores do PMDB que podem ficar sem representatividade na nova composição ministerial. Pelo contrário, as relações estão bem, vão aperfeiçoar e aprimorar. O ambiente está bom e as condições políticas melhoraram”. O petista afirmou ainda que a vitória alcançada foi fruto de trabalho político de “pesado” da presidente Dilma Rousseff e de ministros. 

(com agências)

Prisão por furto em Palhano


Nesta quarta-feira, dia 23, por volta das 09h, no Centro, foram presos por furto José Augusto Bezerra Da Silva, 20 anos, natural de Russas-CE, residente em Fortaleza-CE; Edilberto Francisco Holanda Silva, 18 anos, natural e residente em Palhano-CE, e Francisco Elenilson De Lima Silva, 18 anos, natural e residente em Palhano-CE, os quais durante a madrugada na localidade de Canto da Cruz, zona rural, teriam furtado 25Kg (vinte e cinco quilos) de castanhas da propriedade de Joanésio Claudio do Amaral. O produto furtado foi recuperado e os suspeitos conduzidos à DRPC de Russas, onde foram autuados por furto. (Art. 155 do CPB.).

Com Informações do 1oBPM

Câmara aprova PEC da Bengala para servidor público


A Câmara dos deputados aprovou nesta quarta-feira, 23, por 355 votos a favor e 32 contra, o Projeto de Lei conhecido como PEC da Bengala, que amplia a idade mínima da aposentadoria compulsória do serviço público dos 70 para 75 anos, assim como aconteceu com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Por causa de modificações no texto, a matéria retorna para apreciação no Senado.

O Projeto de Lei Complementar 124/15, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), prevê que a aposentadoria compulsória aos 75 anos será aplicada em todo o serviço público: servidores federais, estaduais, municipais e do Distrito Federal; juízes, desembargadores e ministros do Judiciário; procuradores e promotores do Ministério Público; defensores públicos; e ministros e conselheiros dos tribunais e conselhos de contas. Segundo Serra, a economia às três esferas públicas com a medida será de R$ 1 bilhão.

A aposentadoria compulsória é aplicada apenas quando o servidor optar por permanecer em serviço até os 75 anos.

O Povo Online

Homem é morto em disputa pelo controle de tráfico de drogas a Capital


Um homem foi morto a bala na tarde desta quarta-feira, 23, no bairro São João do Tauape, em Fortaleza. A vítima estava se dirigindo a uma escola, onde foi alvejada pelos disparos.

De acordo com o Cabo Sombra, do Ronda do Quarteirão, que atendeu a ocorrência, a vítima era Carlos Henrique da Silva, de 29 anos. Ainda de acordo com o policial, Carlos Henrique respondia pelos artigos 157 (roubo) e 133 (tráfico de drogas). A suspeita é de que ele seja mais uma das vítimas da guerra do tráfico entre os bairros Lagamar e Aerolândia.

Segundo relatos de testemunhas à Polícia, o homem havia acabado de descer de sua motocicleta e seguia em direção a uma escola, onde buscaria sua filha. Neste momento, um homem, a pé, se aproximou e efetuou quatro disparos contra ele. Carlos Henrique recebeu um disparo na cabeça, um no pescoço e dois nas mãos.

A Polícia ainda não tem pistas do assassino.

O POVO Online