-->

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Procon alerta para golpe por e-mail


"Uma oferta imperdível". A chamada é atraente, mas pode ser o início de um golpe. Por e-mail, uma suposta instituição conhecida orienta o consumidor a clicar em um link para participar de sorteios e atualizar dados cadastrais. Empolgado, o indivíduo do outro lado do computador acaba entrando em um site falso e fornecendo informações pessoais a criminosos. Resultado: vírus, desfalques bancários, compras realizadas sem o conhecimento do consumidor.

O alerta é do Programa Estadual de Proteção e Defesa ao Consumidor (DECON), feito por causa do aumento de reclamações deste tipo de golpe, conhecido como phishing. De acordo com o órgão, na maioria dos casos, as vítimas demoram para perceber o golpe e a ida aos órgãos de defesa acaba não sendo suficiente para resolver a demanda (porque não é possível localizar o endereço do fornecedor). Um Boletim de Ocorrência (BO) deve ser feito e a Justiça, procurada. 

DICAS DO PROCON:

• Desconfie de e-mails com solicitações urgentes sobre questões financeiras ou de ordem legal.

• Fique atento a erros de ortografia nas mensagens.

• Desconfie de preços muito baixos.

• Em vez de clicar no link contido no e-mail, digite o endereço da empresa na barra do navegador.

• Desconfie de sites que não ofereçam formas alternativas de contato, como telefone, endereço físico, e-mail.

• Desconfie de vendas praticadas através das redes sociais.

• Se duvidar da veracidade do site da instituição bancária, digite uma senha errada de propósito. Se ela for aceita, provavelmente o site é falso. Mas atenção: alguns sites chegam a recusar a primeira tentativa de senha, exatamente para tentar driblar esse truque.

• A Fundação Procon São Paulo mantém uma lista atualizada de sites que devem ser evitados. http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

Vigilante de posto de combustível é assassinado na Cidade dos Funcionários


Um vigilante de um posto de combustível foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) quando estava de serviço no estabelecimento, na madrugada desta quarta-feira, 15, no cruzamento da Rogaciano Leite com Desembargador Gonzaga, na Cidade dos Funcionários. Danilo de Oliveira Leite Filho, 29 anos, foi levado ao Instituto Doutor José Frota (IJF), mas morreu na unidade. 

O gerente do Posto Cidade, Antônio Andrade, disse ao O POVO que um homem chegou no local e anunciou o assalto. O vigilante teria esboçado uma reação e o suspeito atirou, tomando, em seguida, a arma e o colete à prova bala de Danilo.

Segundo o delegado Leonardo Barreto, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o criminoso fugiu em uma Pajero branca, que estava estacionada próximo ao local com outros dois comparsas.

O posto funcionava normalmente nesta quarta-feira, 16, mas a gerência informou que prestou assistência ao vigilante. O Sindicato dos Vigilantes o Ceará informou que o corpo será velado na Igreja Matriz, no Jabuti. Danilo era noivo e deixa dois filhos (uma menina e um menino).

O POVO Online

Polícia recupera 66 armas e munições roubadas de transportadora


A Polícia conseguiu recuperar 66 armas e 11 mil munições roubadas de uma transportadora, após investigação do Departamento de Inteligência da Polícia Civil do Ceará (DIP), com apoio dos policiais do 12° Distrito Policial (Conjunto Ceará). O arsenal, tomado de assalto nessa segunda-feira, 14, foi localizado enterrado em uma região de Itaitinga. 

De acordo com o delegado Pedro Viana, titular do 12° DP, um homem ainda foi preso com uma das pistolas roubadas, em uma região de Pacajus. Pedro Henrique Delfino Bezerra já era investigado pelos policiais e foi detido em flagrante, em um táxi na Praça da Matriz de Pacajus.

O arsenal estava enterrado entre duas casas da rua José Lins Rebouças, em Itaitinga. Pedro Henrique foi autuado por receptação e porte ilegal de arma de fogo. Ao todo, foram recpaturadas 66 pistolas calibre 380 e um revólver calibre 38, além de 11 mil munições.

Delci Teixeira, secretário de Segurança Pública e Defesa Social, havia determinado prioridade absoluta para a invstigação do assalto, que poderia facilitar novas ações criminosas.

Assalto
Setenta e sete pistolas e mais de 10 mil munições foram levadas por quatro homensdurante assalto a uma transportadora no bairro Pedras, próximo à BR-116, em Fortaleza, na ultima segunda-feira, 14. De acordo com o Exército, a empresa não possuía autorização para o armazenamento desse tipo de material e foi autuada. 

Mais cedo, antes das seis horas, os suspeitos roubaram um veículo preto modelo Siena próximo ao endereço da transportadora, localizada na rua Marlene Farias Filgueiras. Conforme o delegado-adjunto da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), Eduardo Tomé, a proprietária do carro relatou que os homens foram violentos e levaram o automóvel com os pertences dela.

Por volta das sete horas, eles chegaram à transportadora no carro roubado. Proprietário e funcionários foram rendidos. A carga estava no galpão da transportadora desde sexta-feira, 11, e seria distribuída. “Os destinatários eram empresas de pessoas jurídicas e clubes de tiro, de Fortaleza e Região Metropolitana (RMF)”, explicou o titular da DRF, Raphael Vilarinho.

O local era monitorado por câmeras de segurança, mas as gravações foram levadas pelos criminosos. Eles fugiram e abandonaram o carro em Itaitinga (RMF).

O POVO Online

Brasil pode perder até 4% das vagas com carteira assinada


O mercado de trabalho brasileiro passa pelo pior momento desde 1996. Até o mês de julho deste ano, o país já acumula uma perda de 778.731 postos de trabalho. O recorde no número de demissões foi atingido em julho com 157.905 demissões. 

Considerando a recessão econômica este ano, as perspectivas indicam uma continuidade na diminuição dos postos de trabalho, ultrapassando 1 milhão até o final do ano.

A atual situação brasileira já superou o resultado de 1998, no governo Fernando Henrique Cardoso, quando o país perdeu quase 580 mil vagas com carteira assinada. O pior até então. 

De acordo com um estudo realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), 2015 deve terminar com até 1,6 milhão menos postos de trabalho. O que representa uma diminuição de 3% a 4% da força de trabalho existente. 

Segundo os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, o setor que mais registrou perdas de emprego foi a indústria de transformação, com fechamento de 64.312 vagas com carteira assinada. Também houve queda no número de empregados com carteira assinada nos setores de serviços (58.010), do comércio (34.545) e da construção civil (21.996). Apenas a agricultura teve desempenho positivo, com geração de 24.465 postos de trabalho

Ministro do Trabalho

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, afirmou na última quarta-feira, 9, que o saldo de empregos formais de agosto, que será apresentado ainda este mês, deve ser negativo.

Dias espera que os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do mês passado apresentem uma queda menos intensa que a registrada em julho, quando houve retração de 158 mil postos.

"Esperamos que haja substancial redução na suspensão dos postos de trabalho", afirmou na ocasião.

O POVO Online

Polícia Civil fecha laboratório de fabricação de drogas em Messejana


Um laboratório de drogas foi fechado pela Polícia Civil, na noite da última segunda-feira, 14, em um ponto situado na rua Elza Leite Albuquerque, no Conjunto São Miguel, no bairro Messejana, em Fortaleza. Segundo a Polícia, dois suspeitos foram identificados, mas, até o fechamento desta página, ninguém havia sido preso. As informações foram repassadas à imprensa ontem.

A Polícia encontrou, no mesmo laboratório, um aparelho que funciona como uma central de comunicação e operava na frequência da Polícia. Com isso, segundo o delegado Osmar Berto, titular do 6° Distrito Policial (Messejana), era possível captar as escutas do rádio da Polícia e prever a ação dos policiais.

No local, foram apreendidos nove tabletes de maconha prensada, 222 pedras de crack, 225 trouxas de maconha, meio tijolo de maconha prensada e 400 gramas de um pó branco, que foi encaminhado para análise na Perícia Forense (Pefoce). Também foi encontrado material usado para fabricação, pesagem e divisão da droga: duas balanças de precisão, prensa hidráulica e material de embalagem da droga - além de uma motocicleta.

De acordo com o delegado Osmar Berto, o lugar pode ter sido alugado justamente para servir como laboratório.

Os suspeitos fugiram, mas foram identificados como Buchecha - que conseguiu fugir com a chegada dos policiais - e Natanael Rocha Prestes, o Nael, que já possui mandado de prisão em aberto.

O inspetor Elder Chaves, também do 6º DP, informou que diligências da Polícia Civil foram realizadas durante todo o dia de ontem para tentar localizar os suspeitos. 

(colaborou Angélica Feitosa)
O Povo Online

Cid Gomes é condenado a pagar R$ 50 mil por danos morais a Eduardo Cunha


“O juiz da 23ª Vara Cível do TJDFT condenou o ex-ministro da Educação, Cid Gomes, a pagar R$ 50 mil de danos morais ao Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha. A ação de indenização refere-se a episódio ocorrido em fevereiro de 2015, quando o ex-ministro acusou o autor de achaque. Por ser sentença de 1ª Instância, ainda cabe recurso da decisão.

O autor narrou que, no dia 27 de fevereiro de 2014, em uma visita à Universidade Federal do Pará, … Cid Gomes fez afirmações injuriantes à honra e imagem dos deputados federais. Convocado pela Câmara dos Deputados para esclarecer os fatos, divulgados no blog de um jornalista, o ex-ministro não se retratou das acusações, pelo contrário, reafirmou tudo que havia dito anteriormente em plenário. Ao ser chamado de mal-educado pelo presidente da Casa, o réu virou-se diretamente para ele e falou: “prefiro ser acusado por ele de mal-educado do que ser como ele, acusado de achaque (…).”

Segundo Eduardo Cunha, as acusações mancharam sua honra e reputação, pois foram divulgadas por diversos veículos de comunicação. Requereu a condenação de Cid Gomes no dever de indenizá-lo pelos danos morais sofridos.

Em contestação, o ex-ministro afirmou que quando usou a palavra achaque se referiu à manobra de pressão política exercida pelo Poder Legislativo sobre o Poder Executivo, com a intenção de subjugá-lo e de enfraquecê-lo politicamente. Negou ter feito referência direta à pessoa de Eduardo Cunha e que sua afirmação “tem lá uns 400 deputados, 300 deputados que quanto pior melhor para eles” quis, de modo informal, fazer referência a uma quantidade indefinida, mas não mínima de parlamentares, não individualizando o autor ou qualquer outra pessoa. Por fim, defendeu o direito de se expressar livremente, sem censura, e a improcedência da indenização pretendida pelo autor.

O juiz de 1ª Instância considerou ter havido danos morais. “Ao individualizar a quem imputava a conduta de achacador o réu extrapolou os limites da sua liberdade de expressão. 

E nem se diga que a intenção era apenas no sentido de criticar ou emitir opinião desfavorável ou se referir a manobras utilizadas pelo deputado. Veja-se que quem visa apenas criticar ou emitir opinião desfavorável não necessita adjetivar quem quer que seja, menos ainda utilizando-se de palavras rebuscadas e indicando pessoa certa, seja de forma direta ou indireta. 

Quando se utiliza de expressões não corriqueiras e que causa alvoroço, aquela palavra que foi empregada indevidamente ou com conotação que não pretendia o locutor ganha contornos ainda mais devastadores, principalmente para grande parte da massa que se limita a replicar o que ouve na mídia como sendo o seu significado e adotando este como sendo verdadeiro. 

Acrescente-se que uma vez não esclarecido pelo locutor, de imediato, o sentido a ser adotado é o trazido justamente pelo dicionário comum que, entre outros sentidos igualmente pejorativos, traz o significado de que achacador é “quem ou que extorque dinheiro”. Assim, no presente caso resta evidenciado o dano moral à parte requerente que deve ser compensado, nos termos dos arts. 186 e 927 do CC”, concluiu o magistrado.

(Com TJDF e Blog do Edson Sombra – DF)

Roubo de moto em Russas


Nesta terça-feira, dia 15, por volta das 19h30min, na localidade de Miguel Pereira, zona rural, Francisco Rodrigues Mendes Da Silva, 28 anos, natural de Limoeiro do Norte-CE, foi abordado por dois indivíduos armados numa moto de cor vinho, os quais anunciaram um assalto e levaram da vitima uma moto Honda CG 150 Titan de cor vermelha, de placa NQQ-9411, e em seguida evadiram-se tomando rumo ignorado.

Com Informações do 1◯BPM

Furto a moto em Russas


Nesta terça-feira, dia 15, por volta das 08h15min, na Av. Irmã Maria da Graça, centro, Maria Vânia Nunes Da Silva Oliveira, 38 anos, natural de Russas-CE, teve sua motoneta Shineray de cor verde, XY50 Qjet, Chassi: LXYXCBL0515997, furtada. Logo que percebeu o furto, a vitima informou o caso a PM, que iniciou as buscas à procura do veículo ainda não encontrado.

Com Informações do 1◦BPM

Tentativa de homicídio a bala em Morada Nova.

Nesta terça-feira, dia 15, por volta das 20h20min, na Rua Ana Clara, bairro Açude Velho, foi vítima de tentativa de homicídio a pessoa de Claudevan Gomes Saraiva, 23 anos, natural de Morada Nova-CE, o qual foi surpreendido por três indivíduos, estando um armado com uma pistola, que efetuou vários disparos em sua direção, sendo a vítima atingida por um único tiro na perna esquerda. Durante os disparos também foi alvejada com um tiro de raspão no pé direito a pessoa de Maria Núbia da Silva, 33 anos, natural de Morada Nova-CE. As vítimas foram socorridas ao Hospital local e passam bem. Os suspeitos já identificados pela polícia fugiram e até o momento não foram localizados.

Com Informações do 1º BPM

80% dos municípios do CE já atendidos por carros-pipas


A crise hídrica que assola o Ceará pelo quarto ano seguido fez com que aumentasse o número de municípios atendidos pelos carros-pipas. Até então, 109 estavam recebendo o socorro através do Exército. Hoje, já são 146.

O Comitê Integrado de Combate à Estiagem no Estado do Ceará incluiu, após reunião na última segunda-feira em Fortaleza, mais 37 municípios cearenses na lista daqueles que já são atendidos pela 'Operação Carro Pipa' da 10ª Região Militar. Dessa forma, quase 80% dos 184 municípios do Ceará (79,3%) já estão sendo atendidos por esse programa emergencial.

A 'Operação Carro Pipa', que é coordenada pelo Exército (Defesa Civil Nacional), agora alcançará 146 municípios (cerca 80% das comunas do Estado e exatamente na zona rural onde as carências são maiores). As áreas urbanas são atendidas pelos carros coordenados pela Defesa Civil Estadual.

A população atendida apenas com os atuais 109 municípios representa já quase um milhão de pessoas. Outros municípios, após formalizarem demandas (com atendimento pleno das exigências requeridas pelo programa) poderão também se beneficiar do serviço.

Entidades
O Comitê Integrado de Convivência com a Estiagem, criado em 2012 e coordenado pelo Governo do Estado do Ceará, é formado por várias entidades e órgãos ligados diretamente ou indiretamente às ações de atendimento hídrico e outros serviços sociais. Atualmente, o órgão é coordenado pelo secretário de Desenvolvimento Agrário do estado, Dedé Teixeira.

Colegiado
Conta ainda com representantes do Dnocs, Funasa, Conab, Ematerce, SRH/Sohidra/Cogerh, Defesa Civil, além de representantes dos municípios, como prefeitos e vereadores, e de comunidades de moradores e produtores rurais. As reuniões são abertas à participação de qualquer pessoa, com a finalidade de ouvir, discutir e encaminhar às diversas instâncias de solução as demandas das comunidades relativas às ações emergenciais de mitigação dos efeitos da estiagem que afeta o Ceará.

Mais informações:
Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA): Av. Bezerra de Menezes, 1820, São Gerardo
Fortaleza (CE) - (85) 3101.8002

Diário do Nordeste

Concursos federais em andamento estão mantidos


A suspensão dos concursos em 2016,anunciada nesta segunda-feira, 14, não afeta empresas estatais. Ministério do Planejamento informa que nomeações de concursos anteriores também seguem normalmente

Os concursos federais já autorizados e com editais previstos estão mantidos. Foi o que informou na noite desta terça-feira o Ministério do Planejamento. O órgão também assegura as nomeações de seleções já concluídas, dentro do prazo de validade.

Nesta segunda-feira, 14, o Governo Federal anunciou a suspensão dos concursos previstos para 2016. Nesta terça, por meio de nota, o Ministério esclarece que a medida se refere apenas ás seleções ainda não autorizadas.

Também ressalta que os órgãos que solicitarem novos concursos só terão o pedido analisado no primeiro semestre de 2016, com autorização apenas para 2017. As solicitações enviadas para realização de concurso no exercício de 2016 ficam suspensas.

Estatais podem fazer concurso

A única exceção para as novas seleções em 2016 são as empresas estatais, cujas solicitações e autorizações seguem fluxo normal. “O esforço fiscal previsto não engloba as empresas estatais”.

Tira-dúvidas

A suspensão dos concursos abrange a quais situações?
A suspensão abrange o quantitativo de cargos previstos no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2016.

Como fica a situação dos concursos autorizados em 2015 com editais previstos?
Os concursos já autorizados estão mantidos.

Haverá interrupção de nomeações em 2016 de concursos realizados em períodos anteriores?
As nomeações, dentro do número de vagas, estão mantidas e asseguradas dentro do prazo de validade final dos concursos.

Como fica a situação dos concursos já homologados e que aguardam autorização para nomeação?
As autorizações para nomeações dentro do número de vagas previstas no edital estão mantidas e asseguradas dentro do prazo de validade final dos concursos.

Como fica a análise dos pedidos dos órgãos para a realização dos concursos? Esta análise será interrompida?
De acordo com o fluxo estabelecido pelo Decreto nº 6.944/2009, os órgãos do Executivo Federal encaminham ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), até 31 de maio de cada ano, a solicitação para realização de novos concursos públicos. Diante disso, novas solicitações somente serão analisadas no primeiro semestre de 2016, para autorização somente em 2017. As solicitações enviadas para realização de concurso no exercício de 2016 ficam suspensas.

Existe uma relação dos concursos previstos para 2016 que estão suspensos?
Não existe relação de concursos previstos no PLOA 2016.

Sem novos concursos, como a administração irá se adaptar?
O governo federal está fazendo um esforço fiscal e todas as áreas devem se adaptar às novas realidades, a fim de garantir a eficiência da gestão pública.

Os concursos das empresas estatais estão também suspensos?
Não. O esforço fiscal previsto não engloba as empresas estatais.

FONTE: Ministério do Planejamento

Polícia identifica suspeito de roubar armas e munições


A Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) afirma ter identificado um suspeito de participar do assalto a 77 pistolas e mais de 10 mil munições a uma transportadora na manhã desta segunda-feira, 14, no bairro Pedras, próximo à BR-116. 

Conforme o titular da DRF, Raphael Villarinho, o suspeito seria um dos quatro homens que invadiram a empresa, localizada na rua Marlene Farias Filgueiras, após terem roubarado um veículo preto modelo Siena, usado na ação. 

"O suspeito é foragido da Justiça. Caso seja revelado o nome dele, é capaz de fugir ainda mais", argumentou Villarinho, sem repassar outros detalhes da investigação. 

A carga estava no galpão da transportadoradesde sexta-feira, 11, e seria distribuída na segunda-feira. “Os destinatários eramempresas e clubes de tiro, de Fortaleza e Região Metropolitana (RMF)”, explicou o titular da DRF, Raphael Vilarinho.

A Polícia investiga se os assaltantes receberaminformações privilegiadas sobre a carga. Durante a ação, proprietário e funcionários foram rendidos. 

O local era monitorado por câmeras de segurança, mas as gravações foram levadaspelos criminosos. Eles fugiram e abandonaram o carro em Itaitinga (RMF). “Nesse local, encontramos os equipamentos da filmagem, que vão ser encaminhados pra perícia, para tentar recuperar as imagens”, disse Villarinho.

Empresa autuada
O Exército (responsável por fiscalizar as atividades exercidas por pessoas físicas e jurídicas que envolvam produtos controlados - neste caso, o transporte e o armazenamento de armas e munições) foi acionado e recolheu o restante da carga que não foi roubada.

Foi verificado que a empresa possuía a Guia de Tráfego, documento que autoriza o transporte das armas e munições, mas não tinha autorização para o armazenamento do material e, por isso, foi autuada.

O material remanescente foi apreendido e conduzido para uma Organização Militar do Exército Brasileiro, e será aguardada a decisão do processo administrativo ao qual a transportadora responsável será submetida. 

O POVO Online

Escola estadual do Ceará recebe prêmio nacional em pesquisa científica


Na manhã desta terça-feira, 15, ocorreu, em Brasília, a solenidade que premiou a Escola Estadual de Ensino Profissional Joaquim Nogueira, da Parquelândia, em Fortaleza, na categoria Mérito Institucional do 28º Prêmio Jovem Cientista.

Presente à solenidade no Palácio do Planalto, o governador Camilo Santana (PT) entregou o prêmio ao professor Walker Cavalcante, coordenador dos 32 projetos da instituição enviados ao prêmio. "O caminho é esse: é inovar, apostar nos jovens", afirmou Camilo.

A escola receberá R$ 40 mil para investimento em recursos de apoio à pesquisa. Conforme o professor Walker, 518 alunos da EEEP participam dos projetos e têm acesso ao mesmo conhecimento. O objetivo, ressalta, é despertar o interesse do estudante pela pesquisa científica, com apoio de todos os professores. 

"Para nós esse prêmio é motivo de grande alegria. E saber que os 32 trabalhos enviados foram qualificados é uma incentivo para prosseguirmos", disse o professor. 

"Faço questão de destacar o Ceará porque nós temos um projeto de inclusão muito grande no Nordeste. Nosso País tem capacidade criativa e, quanto estamos juntos, somos capazes de sair das dificuldades com criatividade”, disse a presidente Dilma Rousseff, também presente à solenidade.

O concurso é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Projetos do Ceará, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo foram vencedores desta edição. Foram analisadas 1.920 pesquisas, sendo 341 da categoria mestre e doutor, 274 do ensino superior e 1.305 do ensino médio.

Veja os projetos da EEEP Joaquim Nogueira qualificados pelo CNPq:

1. SeedDefenser: biofilme protetor para sementes;
2. O uso de defensivos naturais no controle de formigas encontradas na horta orgânica da EEEP Joaquim Nogueira;
3. A influência dos programas sociais na dieta do brasileiro;
4. Plantas medicinais populares do nordeste;
5. Segurança alimentar em enlatados: determinação de pH e crescimento microbiano;
6. Comparação quantitativa entre a eficácia da técnica sódis – desinfecção de água com a luz solar (solar water disinfection) e a fervura, utilizada na desinfecção da água;
7. Análise da refeição funcional estudantil;
8. O sushi na química;
9. Selo de segurança;
10. Criando hábitos de segurança alimentar;
11. Auxílio da alimentação na prevenção do câncer;
12. Estudo comparativo microbiológico do leite “in natura” e fervido;
13. A pasteurização como técnica de controle do crescimento de micro-organismos em laticínios;
14. A importância da panela de pressão para segurança alimentar;
15. Aplicação da energia nuclear na agricultura;
16. O que comem os astronautas: nutrição no espaço e suas particularidades;
17. Estudo comparativo do uso do vinagre e do hipoclorito de sódio na higienização de frutas e verduras;
18. Análise do consumo exagerado da Coca-Cola;
19. Os perigos dos aditivos químicos;
20. Projeto “Contando Calorias”: incentivando a atividade física e uma melhor alimentação;
21. Forno micro-ondas: verdades e mitos sobre um ícone da cozinha moderna;
22. Irradiação de alimentos: faz bem ou mal;
23. Efeitos dos recursos naturais no meio orgânico;
24. O controle da ansiedade através de práticas corporais para a adequação do peso corporal;
25. Conservantes: heróis ou vilões?;
26. Cestas básicas: aspectos nutricionais e sociais;
27. “Bacillus Thuringiensis”: uma alternativa de controle biológico aos agrotóxicos não prejudiciais à saúde;
28. A diferença entre alimentos orgânicos e não orgânicos para a saúde do consumidor e a sustentabilidade do solo;
29. A importância do sódio nos alimentos – benefícios e malefícios;
30. Cuidados ao administrar sal nos alimentos;
31. Agricultura orgânica e segurança alimentar;
32. Conscientização alimentar na escola.

O POVO Online

Grupo armado invade e ateia fogo em ônibus na avenida Francisco Sá

Um grupo de homens armados invadiu um ônibus da linha 114 - Nova Assunção/Francisco Sá - e ateou fogo no veículo, na noite desta terça-feira, 15, na avenida Francisco Sá, próximo à comunidade do Gueto, localizada na Barra do Ceará. De acordo com a sargento da 5ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Comunitária (BPCom), Nívea Sá, cerca de 15 suspeitos armados subiram no transporte coletivo e mandaram os ocupantes descerem.

Segundo a policial que está no local da ocorrência, o grupo avisou que a ação fazia parte de um protesto, mas não especificou do que se tratava. Em seguida, eles fugiram em direção à comunidade do Gueto. O trocador do ônibus sofreu uma pequena luxação na mão, quando tentou pegar os documentos no veículo incendiado.

O cabo da Força Tática de Apoio (FTA), Saraiva de Castro, informou à reportagem do O POVOque o ato criminoso seria em represália à morte de um adolescente na semana passada, após troca de tiros com a Polícia. 

"A viatura entrou na semana passada para fazer abordagens de praxe e foi recebida a bala. A Polícia revidou. Um menor que atirou contra a Polícia foi atingido no confronto e veio a falecer na Unidade de Pronto Atendimento (UPA)", disse o militar.

Ainda conforme o cabo, o grupo que invadiu o ônibus nesta terça simulou um assalto antes de atear fogo. Tinha dez pessoas no ônibus no momento do ataque. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas. 

De acordo com o coronel Francisco Souto, comandante do Policiamento da Capital (CPC), as chamas foram debeladas com o extintor do próprio ônibus por populares. 

Muitas viaturas estão no local, entre elas, equipes do Ronda do Quarteirão, do Policiamento Ostensivo Geral (POG) e da FTA. Neste momento, os policiais estão realizando uma ação de buscas aos suspeitos dentro da comunidade do Gueto.

Ato semelhante
No dia 26 de agosto, um grupo de dez a 20 pessoas bloqueou a avenida Francisco Sá e ateou fogo em pneus, nas proximidades da comunidade do Gueto. Na ocasião, a Polícia não soube informar o motivo da ação.

O POVO Online