-->

quinta-feira, 19 de março de 2015

Babilônia pode sair do Ar... Veja o Motivo

Babilônia já chegou causando a maior polêmica da história das novelas, protagonizando um beijo gay entre duas senhoras nunca visto antes com pessoas mais idosas e isso causou um impacto muito forte na mídia.
A nova novela das 21h mal começou e tem gente que já está amando e gente que está odiando como todo tema polêmico teve crítica e aplausos.
Depois da repercussão positiva do casal Félix e Niko na novela Amor à Vida, parece que o beijo gay veio para ficar no horário nobre, mas organizadores sobre o direito da família não estão nada contentes, afirmam que esse tipo de cena agride a moral das famílias e coloca uma questão aos nossos filhos de que é assim que as coisas devem ser, o que vem causando indignação a quem é contra essa super exposição de outros tipos de relacionamento.
fonte EM DEFESA DA FÉ.


Chuvas aumentam nível de reservatórios no Ceará


As chuvas dos últimos dois meses melhoraram os cenários de alguns reservatórios cearenses, como o Várzea da Volta, em Moraújo, o Colina, em Quiterianópolis, e o Cupim, em Independência, conforme o Portal Hidrológico do Ceará. Em fevereiro, os níveis destes açudes eram de 0,4%, 0,98% e 0,08%, respectivamente. De fevereiro até ontem, 18, choveu 406 milímetros em Moraújo, 183,8 mm em Quiterianópolis e 186,6 mm em Independência. As precipitações foram suficientes para deixar esses reservatórios, hoje, com 11,86%, 6,76% e 4,93% da capacidade total.

Outros açudes, porém, tiveram baixas. É o caso do Jenipapeiro II, em Baixio, que se mantém com o volume de 0,5%, quando possuía 0,75% em fevereiro. A redução nos níveis preocupa. Dos 149 açudes monitorados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 82 estão com níveis abaixo de 10%.

As regiões do Curu e dos Sertões de Crateús seguem as mais prejudicadas pela estiagem. No Curu, sete municípios estão com reservatórios secos ou abaixo de 1%, enquanto outros seis têm níveis abaixo de 10%. O mesmo acontece com os Sertões de Crateús, que somam cinco cidades abaixo de 1% e outras quatro com menos de 10%.

Com recorrentes reduções, o Ceará segue no mês de março com 19% dos seus reservatórios cheios. Em setembro do ano passado, esse percentual estava em 28%. Caso não haja recarga suficiente de água pelas chuvas, a tendência é diminuir ainda mais.FONTE JORNAL O POVO


CRIME BÁRBARO CHOCA ANGELIM: Homem mata e arranca cabeça de companheira no centro da cidade


Uma mulher, identificada como Patrícia Pereira da Silva, 20 anos, comerciária foi morta de maneira bárbara na madrugada desta quinta-feira, 19 de março em Angelim.  Ela teve a cabeça decepada pelo seu próprio companheiro de nome Renato Guilherme da Silva, 24 anos, e levou várias facadas no peito e braço. Segundo informações de um PM que atendeu a ocorrência, o casal estava na Festa de São José, que acontece este mês na cidade, e seguiu para casa por volta das 3 e meia da manhã. Ainda segundo à PM, na residência teria havido uma discussão por motivos de ciúmes e Renato, em um ato monstruoso, matou Patrícia no quintal, decapitando-a com uma faça. Após o crime, o assassino fugiu em uma moto.  Parentes disseram que Renato havia visto algumas mensagens no celular da vítima e, desde então, o casal vinha discutindo bastante. A polícia fez várias diligências na tentativa de capturar o monstro, mas até o fechamento desta matéria não haviam obtido êxito. É o 2º homicídio do ano em Angelim
FONTE v&Garanhus




Guimarães indica Izolda Cela para Ministério da Educação


O líder do Governo na Câmara Federal, o deputado cearense José Nobre Guimarães (PT), indicou o nome da vice-governadora do Ceará, a educadora Izolda Cela (PROS), para o Ministério da Educação, para que ela ocupe o cargo deixado por Cid Gomes, ontem.  Segundo ele, fundamental para o momento político no Brasil é que as políticas públicas do País  não sofram nenhum dano, e que portanto, vai procurar consolidar a proposta do orçamento e corrigir os erros do FIES e PROUNI.

“A corda já foi esticada demais”, disse o petista quando questionado sobre o episódio de ontem, quando Cid Gomes reafirmou que na Câmara Federal havia achacadores. “Esse é um assunto encerrado. O ex-ministro reafirmu muitas coisas, e o resto eu não quero me manifestar. Eu vou lutar para que o Ceará mantenha o Ministério, porque temos outros nomes, e Izolda é um dos nomes que apresentei”, ressaltou.

Em entrevista ao Diário do Nordeste ainda em janeiro, Izolda Cela afirmou que nunca gostou de se envolver com política, e que por muitas vezes, procurou declinar dos convites feitos para ser gestora da Educação. Foi secretária de Educação do Município de Sobral, do Estado e agora é vice-governadora do Ceará. Durante sua gestão na área, o Governo criou o Paic (Programa de Alfabetização na Idade Certa) que serviu de modelo ao Pnaic (Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa).

Fonte: Diário do Nordeste







Camilo libera projetos produtivos para beneficiar agricultores em Quixeramobim‏


O governador Camilo Santana entregou nesta quinta-feira (19), Dia de São José,  em Quixeramobim, 3,37 mil quilos de milho, 8,02 mil raquetes de palma forrageira, 196,730 quilos de sorgo forrageiro, 10.000 quilos de feijão guandu forrageiro e 50 quilos de sementes de gliricidia, todas pelo Projeto Hora de Plantar, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). 

As novas quantidades de sementes do Projeto Hora de Plantar vieram de demanda da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e prontamente atendidas.

"Enquanto eu for governador não vai faltar água nem apoio à zona rural. Vamos buscar as parcerias necessárias para viabilizar as obras e os projetos que já estão acontecendo e continuaremos colocando entre as nossas prioridades", afirmou o Camilo.

Entre os beneficiados estava o agricultor Francisco Alves de Sousa, do município de General Sampaio, que recebeu raquetes de palma forrageira. "É uma iniciativa muito boa do Governo esse atendimento aos agricultores familiares, pois temos uma palma forrageira de qualidade para alimentar o nosso rebanho e melhorar a qualidade tanto da carne quanto do leite", afirmou.

Também foram entregues 5 enciladeiras, 5 enfardadeiras, 5 segadeiras e 6 fatiadeiras em parceria com a Companhia Hidrelétrica São Francisco (Chesf) para atividades de pecuária, além de cisternas, quintais produtivos e assinatura de ordem de serviço de sistema de abastecimento de água do Programa Água para Todos, beneficiando 16 mil famílias.

Fontes: Ceará News




Polícia prende dois suspeitos de incendiar ônibus em Fortaleza

Dois homens suspeitos de autoria dos incêndios a ônibus ocorridos, na última sexta-feira (13), em Fortaleza, foram presos na madrugada desta quinta-feira no município de Guaiuba, na Região Metropolitana. Ambos são naturais da Capital. 

A operação que resultou na prisão dos acusados foi realizada por policiais civis da Delegacia de Narcóticos (Denarc) e da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), além de policiais militares do serviço reservado. A ação, que ocorreu por volta das 3h desta quinta, também contou com o apoio do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da PM.  

A dupla que não teve a identidade divulgada foi detida na cidade localizada a 38km da Capital, onde estava escondida em um imóvel  alugado. Agora, os suspeitos estão recolhidos na DRF, no Centro. 

Conforme divulgado pelo Diário do Nordeste, os ataques a ônibus ocorridos nosúltimos dias foram ordenados por um detento que está recolhido na Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) II, em Itaitinga. A motivação dos incêndios seria o não atendimento do pedido de instalação de uma passarela na BR-116, onde a companheira do preso atravessa para visita-lo na prisão e teria recentemente “quase sido atropelada”.

A Polícia continua realizando diligências para prender outras três pessoas também suspeitas de participação nos ataques aos coletivos. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deverá realizar coletiva sexta-feira (20) para dar mais detalhes sobre as prisões. Os envolvidos deverão ser autuados por incêndio, associação criminosa e tentativa de homicídio, pois uma vítima dos ataques sofreu queimaduras graves.

Fonte: Diário do Nordeste



Tiririca e PR de São Paulo condenador por parodiarem música de Roberto Carlos



O juiz Márcio Teixeira Laranjo, da 21ª Vara Cível de São Paulo, condenou o deputado federal Tiririca (PR-SP) e o diretório regional de São Paulo do PR por parodiarem a música "O Portão", de Roberto Carlos e Erasmos Carlos, na campanha eleitoral do ano passado.

Pela decisão em primeira instância, os réus estão proibidos de utilizar a música e terão que pagar indenização, em valor ainda não estipulado à editora EMI Songs, detentora dos direitos patrimoniais da composição.


Fonte: Ceará News



“Precisa-se de Matéria Prima para construir um País”

A crença geral anterior era que Collor não servia, bem como Itamar e Fernando Henrique.
Agora alguns dizem que Lula não serviu e que Dilma não serve. E o que vier depois de Lula e Dilma também não servirá para nada…
Por isso estou começando a suspeitar que o problema não está no ladrão corrupto que foi Collor, ou na farsa que foi o Lula.
O problema está em nós.
Nós como POVO.
Nós como matéria prima de um país.
Porque pertenço a um país onde a “ESPERTEZA“é a moeda que sempre é valorizada, tanto ou mais do que o dólar.
Um país onde ficar rico da noite para o dia é uma virtude mais apreciada do que formar uma família, baseada em valores e respeito aos demais. 
Pertenço a um país onde, lamentavelmente, os jornais jamais poderão ser vendidos como em outros países, isto é, pondo umas caixas nas calçadas onde se paga por um só jornal E SE TIRA UM SÓ JORNAL, DEIXANDO OS DEMAIS ONDE ESTÃO.
Pertenço ao país onde as “EMPRESAS PRIVADAS” são papelarias particulares de seus empregados desonestos, que levam para casa, como se não fosse roubo, folhas de papel, lápis, canetas, clipes e tudo o que possa ser útil para o trabalho dos filhos e para eles mesmos.
Pertenço a um país onde a gente se sente o máximo porque conseguiu “puxar” a tevê a cabo do vizinho, onde a gente frauda a declaração de imposto de renda para não pagar ou pagar menos impostos.
Pertenço a um país onde a falta de pontualidade é um hábito.
Onde os diretores das empresas não valorizam o capital humano.
Onde há pouco interesse pela ecologia, onde as pessoas atiram lixo nas ruas e depois reclamam do governo por não limpar os esgotos.
O povo saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas, dirige após consumir bebida alcoólica, pega atestado médico sem estar doente, só para faltar ao trabalho, quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou 10, pede nota fiscal de 20.
Comercializa objetos doados nessas campanhas de catástrofes, compra produtos pirata com a plena consciência de que são pirata. 
Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve, se falsifica tudo, tudo mesmo… só não falsifica aquilo que ainda não foi inventado.
E quer que os políticos sejam honestos.
O Brasileiro reclama de quê, afinal?
Aqui nossos congressistas trabalham dois dias por semana para aprovar projetos e leis que só servem para afundar o que não tem, encher o saco do que tem pouco e beneficiar só a alguns.
Pertenço a um país onde as carteiras de motorista e os certificados médicos podem ser “comprados”, sem fazer nenhum exame.
Um país onde uma pessoa de idade avançada, ou uma mulher com uma criança nos braços, ou um inválido, fica em pé no ônibus, enquanto a pessoa que está sentada finge que dorme para não dar o lugar.
Um país no qual a prioridade de passagem é para o carro e não para o pedestre.
Um país onde fazemos um monte de coisa errada, mas nos esbaldamos em criticar nossos governantes.
Como “Matéria Prima” de um país, temos muitas coisas boas, mas nos falta muito para sermos os homens e mulheres de que nosso País precisa.
Esses defeitos, essa “ESPERTEZA BRASILEIRA” congênita, essa desonestidade em pequena escala, que depois cresce e evolui até converter-se em casos de escândalo, essa falta de qualidade humana, mais do que Collor, Itamar, Fernando Henrique ou Lula, é que é real e honestamente ruim, porque todos eles são brasileiros como nós, ELEITOS POR NÓS. Nascidos aqui, não em outra parte…
Entristeço-me.
Porque, ainda que Dilma renunciasse hoje mesmo, o próximo presidente que a suceder terá que continuar trabalhando com a mesma matéria prima defeituosa que, como povo, somos nós mesmos.
E não poderá fazer nada…
Não tenho nenhuma garantia de que alguém o possa fazer melhor. Mas enquanto alguém não sinalizar um caminho destinado a erradicar primeiro os vícios que temos como povo, ninguém servirá.
Nem serviu Collor, nem serviu Itamar, não serviu Fernando Henrique, Lula e nem a Dilma, nem servirá o que vier.
Qual é a alternativa?
Precisamos de mais um ditador, para que nos faça cumprir a lei com a força e por meio do terror?
Aqui faz falta outra coisa.
E enquanto essa “outra coisa” não comece a surgir de baixo para cima, ou de cima para baixo, ou do centro para os lados, ou como queiram, seguiremos igualmente condenados, igualmente estancados…
Igualmente sacaneados!
É muito gostoso ser brasileiro.
Mas quando essa brasilinidade autóctone começa a ser um empecilho às nossas possibilidades de desenvolvimento como Nação, aí a coisa muda…
Não esperemos acender uma vela a todos os Santos, a ver se nos mandam um Messias.
Nós temos que mudar! Um novo governante com os mesmos brasileiros não poderá fazer nada..
Está muito claro…
Somos nós os que temos que mudar.
Agora, depois desta mensagem, francamente decidi procurar o responsável, não para castigá-lo, senão para exigir-lhe (sim, exigir-lhe) que melhore seu comportamento e que não se faça de surdo, de desentendido.
Sim, decidi procurar o responsável e ESTOU SEGURO QUE O ENCONTRAREI QUANDO ME OLHAR NO ESPELHO.

João Ubaldo Ribeiro
Melhor texto que define o que vem acontecendo. Realidade.

Fonte: Diário do Nordeste




Mapeamento revela desigualdade de acesso à água no Ceará


A aposentada Maria do Socorro Cabral, 67 anos, mora há mais de meio século em frente à antiga estação ferroviária localizada no centro de Quixadá. Nos últimos quatro anos, em que o Ceará convive seguidamente com a estiagem, ela nunca deixou de ter acesso à água. A casa tem uma caixa d'água de 4,1 mil litros. “Para quem tem caixa, não falta água e praticamente todas as casas aqui perto têm caixa”, destaca.

No auge dos períodos de seca, a estação ferroviária funcionava como ponto de saída para os sertanejos que fugiam da fome e da miséria rumo a Fortaleza. Há pelo menos um ano e meio, apenas composições de carga chegam e partem do local.

Em vez de trens, são os carros-pipa que ficam parados ao longo da estação ferroviária. Eles atuam sob a coordenação do Exército Brasileiro, levando água para as localidades de forma emergencial. A comunidade de Engano, no distrito de Riacho Verde, depende totalmente dos carros-pipa, mas eles circulam pouco por lá. Segundo Paulo Sérgio Victor de Sousa, morador do local, o caminhão só aparece quatro vezes por mês. E os 12 mil litros despejados de cada vez na cisterna da casa de farinha, de onde é feita a distribuição para os moradores, não são suficientes para as mais de cem famílias que moram no local.

Em uma tarde de terça-feira, a agricultora Ana Cleide Anselmo da Silva, 35 anos, via a louça se acumular na pia. A última vez em que a cisterna da casa havia recebido água tinha sido por iniciativa própria, quando ela gastou R$ 150 para pagar o transporte da água por um carro-pipa particular. A vasilha do Spike, o cachorro da família, também estava vazia. Ana Cleide mora longe da casa de farinha e já não tem mais o carrinho de mão com o qual trazia água para casa. Agora, depende da água da casa vizinha, que, por sua vez, também depende de carros-pipa.

O prefeito de Quixadá, João Hudson, admite que o acesso à água está mais difícil nos distritos do município, onde os açudes menores estão praticamente secos – com exceção de alguns que receberam água das últimas chuvas. No centro do município, onde mora Maria do Socorro, o abastecimento é feito pelo Açude Pedra Branca. O prefeito estima que o volume atual, caso não chova, dure ainda um ano. A administração vem implementando ações emergenciais, como a construção de cacimbas (reservatórios mais rasos do que poços), além do envio de carros-pipa. O assessor da Secretaria da Agricultura Nilson Santos estima que haja cerca de 70 caminhões circulando no município.

A 248 quilômetros dali, em Crateús, no Sertão dos Inhamuns, o assunto do momento era a adutora construída para trazer água do Açude Araras para os habitantes. O abastecimento da zona urbana chegou a entrar em colapso em fevereiro, diante do fim das águas do Açude Carnaubal e da Barragem do Batalhão, os dois reservatórios que abasteciam a 

Os canos de aço que passam sobre a Ponte dos Patriarcas se estende por 156 quilômetros até o município de Varjota, onde fica o Açude Araras. “É a segunda maior adutora da América Latina”, ressalta o prefeito de Crateús, Mauro Soares, debaixo de seu inseparável chapéu de couro. A água começou a correr dentro das tubulações no dia 2 de março, mas somente uma das quatro estações de bombeamento estava funcionando dois dias depois da inauguração – havia pouca pressão para levar a água para as casas.

A operação de mitigação dos efeitos da seca é realizada, segundo o prefeito, desde 2012. Além da adutora, que começou a ser montada em agosto de 2014, houve a perfuração emergencial de 24 novos poços públicos em fevereiro deste ano. “O que me dá a sensação de dever cumprido é ver a população nos passando uma mensagem de reconhecimento das ações do município e do governo do estado. Hoje, a gente ouve no rádio muitas pessoas ligando e agradecendo pelo trabalho que a gestão vem fazendo”, conta o secretário de Recursos Hídricos de Crateús, Carlos Alves Beserra.

“Já chegou água em Cajás? E na Cidade Nova? Os moradores da Maratoã já ligaram para cá avisando que não há água nas torneiras”, exclamava o locutor da rádio Poty, atendendo a ligações de moradores que relatavam falta de água nos bairros, mesmo com a adutora funcionando há dois dias.


Devido à baixa pressão da água, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) estabeleceu um rodízio para atendimento dos bairros. Às segundas, quintas e sextas, a água seria liberada para os bairros da parte baixa da cidade. Às terças, quartas, sábados e domingos, era a vez da parte alta, onde fica a maior parte dos bairros de Crateús.

Na cidade, o poder aquisitivo tem influência no acesso à água. Morador do bairro São Vicente, na parte baixa da cidade, o empresário Luís Altino de Melo mandou cavar um poço profundo na própria casa há cerca de um ano e meio para o consumo da família e a manutenção da piscina. Diante da crise que se instalou na cidade, ele resolveu compartilhar a água com os vizinhos: mandou instalar três torneiras no muro para que as pessoas pudessem abastecer os recipientes de casa.

Morador do Conjunto São José, mais conhecido como Morro do Urubu, na parte alta da cidade, Antônio Francismar Alves Pereira Batista, 37 anos, era um dos que se serviam das torneiras. Era uma tarde de quinta-feira quando ele chegou com um garrafão de água mineral e um balde fundo e largo. “Água não chegou, mas a conta continua chegando”, critica Batista.

A falta d´água também se transformou em negócio em Crateús. Uma empresa piauiense (Crateús está na divisa com o Piauí) havia chegado há 15 dias para instalar uma filial na cidade. Somente nesse período, de acordo com Áureo Machado, encarregado da empresa, os técnicos já tinham perfurado 17 poços em Crateús. Cavar um poço de 80 a 120 metros de profundidade custa, segundo ele, R$ 7,8 mil.

“Nós sabemos que o Ceará tem águas profundas e somos capazes de perfurar poços de até 500 metros de profundidade. Queremos participar de licitações também”, almeja Áureo, diante de um dos poços públicos onde os moradores faziam fila para pegar água.

Fonte: O Povo






DISPAROS DE ARMA DE FOGO CONTRA COMERCIO EM LIMOEIRO-CE


Ontem 18/03/2015 (Quarta-feira), por volta das 23h50min, populares entraram em contato com a 4ª Cia /1º BPM – Limoeiro do Norte/CE, dando conta de vários disparos de arma de fogo, sendo ouvido, nas proximidades do Mutirão do Bom Nome. Tão logo se tomou conhecimento, as viaturas RD 2700 juntamente com os inspetores da polícia civil, deslocaram para o local, onde, confirmaram o fato na Rua Antônio Ribeiro de Castro, Nº 1557, Bairro Bom Nome, especificamente no “MERCADINHO RIVÂNIA”  de propriedade de LUIZ PAULO DE OLIVEIRA, nascido aos 09/08/1970, filho de Adelina Vitória de Oliveira, casado, natural de Limoeiro do Norte/CE, possuidor de antecedentes criminais, onde um grupo, não identificado, efetuou vários disparos de arma de fogo contra a porta do comércio, a parede e o medidor de energia, porém ninguém saiu ferido. Do local, foram recolhidas 15 cápsulas de 9mm e 19 cápsulas de 12mm e entregue aos inspetores lá presentes. Diligencias foram realizadas, no intuito de identificar e prender os infratores, porém até o momento sem êxito.FONTE E FOTOS AMIGOS DE PLANTÃO







TCO POR TENTATIVA DE ENTRAR COM CELULAR EM UNIDADE PRISIONAL RUSSAS CE

O fato aconteceu ontem  (18-03-2015) por volta das 08h40, na Cadeia pública de Russas-CE, foi presa  FRANCISCA ANDREZA COSTA E SILVA (nascida aos 06.07.1994, solteira, desocupada, filha de Francisco Eudes da Silva e Sandra Maria da Silva, natural de Jaguaruana-CE, residente no Alto do Velame, Russas-CE), a qual tentava entrar naquela unidade carcerária com um celular marca LG Dual chip dentro da calcinha, fato observado pela agente penitenciaria Roberta, que de imediato chamou a guarnição de serviço, Sgt Ribeiro e Cb Cleyson. PM’s CB  na RD-2776, conduziram ANDREZA à DRPC para os procedimentos


LESÃO CORPORAL A BALA EM JAGUARUANA - CE


O fato aconteceu ontem (18-03-2015) por volta das 06h10min, ligação anônima do Hospital de Russas-CE, informando que deu entrada uma pessoa com lesão a bala. Os PPMM  na RD 2775, atendeu a ocorrência, e se soube que se trata de LEODÉCIO ZUMBA DA SILVA, nascido aos 10/06/1977, natural de Mossoró-RN, filho de Francisco Zumba da Silva e Maria Francisca de Sousa e Silva, residente na Rua Francisco Bernardo, 198, Boa Vista, Mossoró-RN. Segundo a vítima, por volta das 21h00 do dia 17/03/2015, quando trafegava na localidade de Bento Pereira, zona rural de Jaguaruana-CE, foi alvejado com um disparo de arma de fogo no lado direito do tórax.



HOMICÍDIO Á BALA EM QUIXERÉ


Hoje 18/03/2015 (Quarta-feira), por volta das 18h10min, chegou ao conhecimento do destacamento de Quixeré/CE, a prática de homicídio junto ao distrito de Tomé, Quixeré-Ce. Deslocou-se para o local a VTR 14025, chegando ao local constatou a veracidade do homicídio, cujo a vítima se tratava de FRANCISCO ARIOSTO COSTA MARTINS, nascido aos 24/02/1974, filho de Antônio Martins Sobrinho e Francisca Lucia da Costa Martins, residente na Rua Beco da Pedra, S/N, Tomé, Quixeré-CE, Agricultor. A referida vítima foi surpreendida por dois elementos armados a revólver que ao adentrar na sala de estar perguntaram “Quem é Agostinho?” e a vítima respondeu “não tem Agostinho aqui.” Mesmo assim foi atingido por 05(cinco) disparos de arma de fogo, sendo 01 na perna direita, 03 nas costas e 01 na nuca. Após a execução, os agressores fugiram em uma motocicleta de cor vermelha e alta, com destino ignorado. 
Diante desses fatos a VTR acima citada isolou a área do crime, bem como acionaram o rabecão e a perícia do IML para providências acerca do local de crime, translado e liberação do corpo.