-->

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

"Temer está nas mãos de Cunha", diz Ciro Gomes



O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) voltou a acusar o vice-presidente Michel Temer de conspirar contra a presidente Dilma Rousseff (PT). Em entrevista à revista Carta Capital, publicada nesta segunda-feira, 14, Ciro afirmou que o presidente nacional do PMDB "está nas mãos" do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB). "Temer é o homem de Cunha , e não o inverso", disse.

Ciro e o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B) encabeçam o movimento "Golpe Nunca Mais", uma ação contra o impeachment de Dilma, inspirada na Rede da Legalidade, movimento comandado por Leonel Brizola (1922-2004) para garantir a posse de João Goulart na presidência em 1961.

Questionado sobre as acusações de que Temer é o "capitão do golpe" e "parceiro íntimo" de Cunha, Ciro disse que conhece os dois "de longa data" e "Temer conspira há algum tempo". Segundo Ciro, o vice-presidente já teria visitado grupos que organizam manifestações e fez declarações sintomáticas sobre a popularidade do governo.

Ciro diz ainda que Temer foi o responsável por enviar medidas provisórias ilegais para gerar privilégios a grupos econômicos "dos quais eles tomavam dinheiro". Ele cita como exemplo uma emenda, dentro de uma medida provisória, para criar crédito de devolução de IPI de exportação, com impacto de R$ 80 bilhões nos cofres públicos.

"Em outro episódio, chamei Cunha de ladrão. Ele me processou e arrolou Temer como testemunha. Na verdade, Temer é o homem do Cunha, e não o inverso. Parte importante das loucuras que faz é por estar completamente comprometido. É só o jornalismo brasileiro fazer uma pergunta simples: “Senhor vice-presidente, qual é a sua opinião sobre as denúncias contra o presidente da Câmara?” Mando cortar meu braço se alguém conseguir extrair uma opinião dele sobre esse tormentoso problema. Sei o que digo, Temer está nas mãos de Cunha", disse Ciro à Carta Capital.

Carta de Temer

Sobre a carta do vice-presidente enviada a Dilma Rousseff, Ciro disse nunca ter visto "coisa tão ridícula, de tão baixo nível, absolutamente cretina e risível". Ele julgou a carta como um "festival de vaidade e de mágoas explícitas" e que "faz parte de uma enredo golpista".

O atual diretor da Companhia Siderúrgica Nacional (CNS) responsável pela transnordestina acredita que o Supremo Tribunal Federal (STF) vai anular a votação secreta na Câmara que definiu comissão pró-impeachment para avaliar o pedido contra a presidente.

O POVO Online