-->

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Madre Teresa será canonizada por cura milagrosa de brasileiro


O papa Francisco reconheceu um segundo milagre atribuído à madre Teresa de Calcutá, a cura de um brasileiro, o que permitirá a canonização da religiosa no próximo ano, anunciou o Vaticano.

"O Santo Padre autorizou a Congregação das Causas dos Santos a proclamar os decretos sobre o milagre atribuído à intercessão da beata madre Teresa", afirma o Vaticano em um comunicado, confirmando uma notícia antecipada pelo arcebispo de Calcutá.

A madre Teresa, conhecida por seu compromisso com os enfermos e os pobres desta grande cidade do leste da Índia, será canonizada em 4 de setembro de 2016 em Roma, como parte do "Jubileu da Misericórdia" iniciado em 8 de dezembro, informa o jornal dos bispos italianos, Avvenire.

O arcebispo de Calcutá, Thomas D'Souza, anunciou em um primeiro momento que o Vaticano atribuiu à madre Teresa a cura milagrosa em 2008 de um brasileiro que tinha vários tumores no cérebro.

"Me informaram de Roma que o papa Francisco reconheceu um segundo milagre atribuído à madre Teresa", disse à AFP em Calcutá.

De acordo com o Avvenire, a cura milagrosa, atribuída à intercessão da madre Teresa, foi reconhecida em uma reunião de especialistas convocada há três dias pela Congregação para as Causas dos Santos, o que possibilita assim a canonização.

A religiosa (1910-1997), nascida em uma família albanesa da Macedônia, fundou sua própria congregação em 1950, as Missionárias da Caridade. Durante mais de 40 anos dedicou sua vida aos pobres e aos enfermos, principalmente em Calcutá. Em 1979 recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Madre Teresa, uma das mulheres mais conhecidas e populares da cristandade moderna, foi beatificada pelo papa João Paulo II em 19 de outubro de 2003 em uma cerimônia em Roma, na presença de 300.000 fiéis.

Sua congregação afirmou que está "repleta" de felicidade pelo anúncio e agradecida ao papa.

Sunita Kumar, porta-voz da congregação e que era muito próxima de madre Terea, explicou que para a freira albanesa a melhor forma de servir a Deus era servir aos pobres.

"Lia a Bíblia, com certeza, mas seu principal compromisso era com os pobres", disse a irmã Kumar ao canal de televisão NDTV.
"Observem o trabalho que fez, não tirou um dia de férias nem de descanso".

"Estou repleta de felicidade de que isto aconteça enquanto estou viva", afirmou à AFP, depois de receber a notícia de que sua antiga superior será canonizada.

Em 2002, o Vaticano reconheceu um primeiro milagre atribuído à intervenção da madre Teresa, a cura de uma mulher de 30 ano de Bangladesh, Monika Besra, que sofria de um tumor abdominal.

A mulher se curou depois que as irmãs da congregação a presentearam com uma "medalha milagrosa" da Virgem, que antes havia sido usada pela beata falecida em 1997, aos 87 anos. O papa Francisco conheceu a religiosa, por ocasião de um sínodo de bispos em 1994 em Roma.

AFP