-->

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Prefeita de Ibaretama se autoproclama a melhor gestora do Brasil; o que você acha?


Se você não sabia, o município de Ibaretama, no Sertão Central do Ceará, tem a melhor prefeita do Brasil. Pelo menos é isto o que diz a própria gestora. Na última segunda-feira, 09, Elíria Queiroz concedeu entrevista ao radialista Herley Nunes e, sem explicar como ou por quem, disse que havia sido escolhida como a melhor prefeita do país.

Logo após a fala da prefeita, cidadãos de Ibaretama se manifestaram através de ligações e mensagens de texto perguntando de qual Ibaretama ela estava falando. Muitos levaram as declarações na base da brincadeira.

Na verdade, o município governado por Elíria vive um verdadeiro caos administrativo, com problemas em variados setores da gestão municipal.

Sintomático desta avaliação, são os dados fornecidos pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará. Eles revelam que a autoproclamada melhor prefeita do Brasil é, na realidade, uma violadora da Lei que os gestores públicos deveriam tratar como uma das mais relevantes: a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Relatório de Acompanhamento Gerencial do TCM referente ao segundo quadrimestre de 2015 revela que as despesas com pessoal em Ibaretama atingiram o percentual de 57,80%, ultrapassando o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54%.

Vale destacar que ultrapassar o limite de Despesa Total com Pessoal em cada período de apuração (LRF, art 19 e 20) pode levar à cassação do mandato do prefeito, conforme Decreto-lei nº 201, art. 4º, inciso VII.

A pergunta que não quer calar é: Se a prefeita Elíria pode ser considerada a melhor prefeita do Brasil, quem você acha que poderia ser escolhida(o) como a(o) pior?

Monólitos Post