-->

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Incêndio volta a atingir a Serra da Ibiapaba


Há cerca de sete dias, um incêndio atinge a vegetação da Serra da Ibiapaba, na altura do município de Reriutaba, a 309km de Fortaleza. Dez militares do Corpo de Bombeiros atuam no combate às chamas, que já se aproximam do município de Guaraciaba do Norte, conforme o capitão Mardens Vaconcelos, quem comanda a operação.

O capitão conta que o combate ao fogo vem sendo complicado, visto o difícil acesso ao foco das chamas, que se localizam, sobretudo, em mata fechada e na encosta da Serra da Ibiapaba. Por isso, os bombeiros não têm reservatório de água para utilização, tendo de usar métodos como o das bombas costais e dos aceiros. O forte calor da região também é um empecilho, afirma Mardens Vaconcelos.

O bombeiro narra que, de acordo com moradores da região, nessa quinta-feira, 5, o incêndio chegou às proximidades de residências. Os próprios moradores, porém, debelaram as chamas e ninguém ficou ferido.

Este incêndio teve início cerca de oito dias após o controle de um outro, que também atingia a Serra da Ibiapaba. Este teve duração de 12 dias e atingiu, segundo estimativas do Ibama, cerca de mil hectares, com focos em Frecheirinha, Ubajara e Tianguá.

O POVO Online