-->

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Forças especiais da PM reforçam policiamento após 11 mortes na "guerra" de traficantes na Grande Messejana

As ruas dos bairros Lagoa Redonda, Curió e os becos e ruelas do Conjunto São Miguel, todos localizados em Messejana, na zona Sul de Fortaleza, estão, neste momento, recebendo reforços da Polícia Militar. Uma operação Ocupação foi desencadeada por determinação da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e pelo Comando-Geral da PM após uma madrugada de tiroteio entre gangues, que deixou 11 mortos, além do assassinato de um policial na noite anterior.

Conforme o Comando da Corporação, os crimes estão sendo apurados pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e as patrulhas do 16º BPM (Messejana), responsáveis pelo patrulhamento daquele setor da cidade, ganharam o reforço das forças especiais da Corporação. Unidades do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e do Batalhão de Rondas Intensivas e Ostensivas (BPRaio), foram mandadas para a região para impedir novos confrontos.

Ainda na manhã desta terça-feira, bandidos – ainda não identificados – tentaram incendiar um ônibus que trafegava nas imediações do  Conjunto São Miguel.  A Polícia foi acionada pelos passageiros do coletivo e moradores da área e os criminosos acabaram fugindo sem concretizar a destruição do veículo.

Mortes em série

A matança de  pessoas na região do Curió e São Miguel começou por volta de zero hora desta quinta-feira e se estendeu até o começo da manhã, quando três pessoas foram baleadas na esquina das ruas Elza Leite Albuquerque e Joana Soares. Uma morreu no local. Outras duas foram levadas para o “Frotinha” de 

Messejana, onde foi comprovado o segundo óbito. Mas, durante a madrugada, outras sete pessoas haviam dado entrada naquele hospital  e três morreram ainda na Emergência. Todas as vítimas apresentavam lesões provocadas por tiros.

Um vídeo publicado com exclusividade pelo Cearanews7 , logo no começo da manhã, mostrou o momento em que três dos feridos chegam àquele  hospital em  um veículo particular e são transferidos de maca para a emergência.  Os três não resistiram e morreram logo depois.

Até o momento, a SSPDS não divulgou a relação dos 11 mortos nos confrontos.

O Comando-Geral da PM, através do seu porta-voz, tenente-coronel  Andrade Mendonça, informou agora há pouco que o conflito ocorrido no Curió, que causou a morte de, pelo menos três pessoas, além dos outros tiroteios na região (totalizando 11 mortes), ainda estão sendo apurados e que podem sim, estar relacionados. Porém, não há, confirmação de que tais crimes tenham ligação com o assassinato de um PM na noite anterior.

“Não há nada de concreto que possa confirmar a correlação de fatos, mas nenhuma possibilidade pode ser descartada”, afirmou o oficial. 

Blog do Fernando Ribeiro