-->

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Adail Carneiro agora pode assumir cargo no Governo Camilo Santana


“O deputado federal Adail Carneiro (PHS) foi nomeado ontem como assessor especial do governador Camilo Santana (PT). Ele atuará em Brasília, na articulação de projetos de interesse do Governo do Ceará junto aos ministérios. Com a vacância no Legislativo, assumiu o suplente Paulo Henrique Lustosa (PP).

As mudanças são parte de articulação da base aliada do prefeito Roberto Cláudio (PDT) para fortalecer grupo político nas eleições de 2016. Menos de um ano após assumir vaga no Legislativo, Carneiro passa a integrar o primeiro escalão do Governo. O deputado foi empossado em assessoria especial com status de secretaria. A nomeação já foi publicada no Diário Oficial do Estado.

O novo secretário trabalhará diretamente em Brasília para tratar de projetos do Ceará junto à União. A função já existia, mas sem atuação diretamente na capital federal.

Articulações

A mudança de função estava prevista para quinta-feira, 12, mas, devido à suspensão da sessão ordinária na Câmara dos Deputados, só aconteceu ontem. Para que Lustosa assumisse como deputado federal, Adail teria de ser empossado em outra função.
A ida de Lustosa para o Legislativo acontece após articulação da base aliada do prefeito Roberto Cláudio. Com o objetivo de se reeleger no próximo ano e com cenário de disputa acirrada, o grupo político cuidou em garantir o apoio do PP.

Inicialmente, Roberto Cláudio teria oferecido a Secretaria Executiva Regional (SER) I ao deputado. Insatisfeito, o parlamentar teria exigido pasta de maior prestígio político. O prefeito chegou a enviar para a Câmara Municipal mensagem criando a Secretaria das Relações Institucionais, mas suspendeu a proposta. Logo depois, foi anunciada a ida do deputado para o Governo.

Adail nega que haja interesse político na mudança. Segundo ele, já havia conversa com Lustosa sobre a possibilidade de o suplente assumir o cargo devido à licença para assuntos pessoais de Adail. Ele afirma que manterá apoio ao prefeito de Fortaleza na reeleição, apesar de o presidente estadual do PHS, deputado estadual Tin Gomes, ser pré-candidato ao cargo. Acerto já teria sido feito entre os correligionários.”

O POVO Online