-->

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Primeira quinzena de outubro termina com 160 assassinatos no Ceará


Pelo menos, 160 pessoas foram assassinadas no Ceará nos primeiros 15 dias do mês de outubro.  Desse total, 76 casos (a maioria) ocorreram em Fortaleza. Na Região Metropolitana foram 37 crimes de morte e outros 47 no Interior.  Entre as 160 vítimas, figuraram 12 adolescentes e 11 mulheres.

O Ceará é o quarto do País que apresenta as maiores taxas de assassinatos por cada grupo de 100 mil habitantes, e Fortaleza a capital brasileira mais violenta, de acordo com dados do Ministério da Justiça e do Anuário Brasileiro da Segurança Pública, respectivamente.
Um caso de  triplo assassinato e três duplos homicídios ocorreram na primeira quinzena deste mês, sendo um caso na Capital e outros três  em Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.

No último dia 3, dois homens foram executados sumariamente, a tiros,  na Rua Mirtes Cordeiro, no bairro Bom Jardim. Era por volta de 14h28 quando Yuri Almeida de Lira e Álisson Bento foram surpreendidos pelos assassinos e mortos com tiros à queima-roupa.

No dia 9, José Wanisson Moura Pinheiro e Rogério da Silva Nascimento foram assassinados, a tiros, na Rua Lourival Novais, na localidade de Carapió, no Município de Itaitinga.

O terceiro duplo homicídio registrado na quinzena aconteceu na noite da última quarta-feira (14), quando Francisco Edson Ferreira Alves e seu filho Mardônio da Silva Ferreira acabaram sendo assassinado, a tiros, dentro de casa, na Rua 8 do bairro Alto Alegre, em Maracanaú. Segundo a Polícia, o crime ocorreu por conta do envolvimento de Mardônio com o tráfico de drogas naquela comunidade.

Triplo
Três pessoas foram mortas de uma só vez  no Município de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza) na noite do último dia 4. O triplo assassinato aconteceu na comunidade de Telha, no distrito do Camará. Antônio Miguel Sobrinho Neto, conhecido por “Netinho”; Carlos Alberto Soares e seu filho, Francisco Zidane Araújo Alves, um adolescente de 16 anos, foram fuzilados dentro de suas casas.

No dia seguinte ao caso, a Polícia deteve dois suspeitos. Das três vítimas, uma delas não possuía histórico criminal. Era Carlos Alberto Soares, que foi morto porque tentou defender o filho, Francisco Zidane, das mãos dos assassinos.

Casos misteriosos
Entre os 76 assassinatos na Capital, alguns se caracterizaram pelo mistério e crueldade. Um deles, o de um homem que foi decapitado e o corpo jogado no mar. O cadáver sem cabeça, e com pés e mãos amarrados, foi localizado na tarde do último dia 6 quando boiava no mar próximo ao espigão da Rua João Cordeiro, na Praia de Iracema. Até agora, o corpo permanece na sede da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) à espera de reconhecimento.

Outro mistério paira em torno do assassinato de uma mulher – ainda não identificada  - ocorrido na noite do último dia 12, na Rua Guararema, no bairro Granja Lisboa, no Grande Bom Jardim.  A vítima apanhou uma mototáxi no Terminal do Siqueira após receber uma ligação no celular. Ao chegar no local indicado, dois homens a esperavam e a executaram com vários tiros.

Latrocínios
Quatro pessoas foram assassinadas em casos de latrocínio, sendo duas delas na Capital e outras duas no Interior. Em Fortaleza, José Petronílio de Sousa morreu após ser assaltado e severamente espancado pelos criminosos dentro de casa, no bairro Bonsucesso, na última quarta-feira (14). Na quinta-feira (16), o estudante Bruno Alves Neto foi baleado e morreu logo após um assalto no bairro Dom Lustosa.

Na cidade de Tianguá (314Km de Fortaleza), , a adolescente e estudante Maria Isabel Silva do Nascimento, 14 anos, morreu ao reagir contra um casal de assaltantes que tentou tomar seu celular. O crime aconteceu na porta da casa da garota. Ela recebeu um tiro na cabeça e teve morte imediata.

Na cidade de Catarina (394Km da Capital), o aposentado Sebastião Ferreira Lima, 76 anos, foi assassinado com um golpe de faca no pescoço quando reagiu a um assalto dentro de sua própria casa.

Mortos pela Polícia
Também na primeira quinzena do mês de outubro foram registrados dois casos de pessoas mortas em confronto com a Polícia. O primeiro aconteceu na madrugada do último dia 4, quando o assaltante Francisco Valdinei da Silva tombou sem vida numa troca de tiros com PMs do destacamento de Chorozinho após roubar um carro e praticar assaltos. O fato aconteceu na localidade de Lagoa das Pedras, zona rural.

Já na noite do último dia 8, um adolescente, identificado como Davi Sabino Gomes, 16 anos, foi baleado por agentes da Coin (Coordenadoria de Inteligência) durante confronto na Rua dos Estados, no bairro Bela Vista, em Fortaleza. No dia seguinte, ele faleceu no IJF-Centro. Depois do  tiroteio, os agentes se apresentaram na Controladoria Geral de Disciplina (CGD).

Blog do Fernando Ribeiro