-->

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Capitão Wagner critica "falta de investimento" do Estado em Segurança Pública


Em entrevista ao programa O POVO no Rádio, da Rádio O POVO/ CBN, na manhã desta quinta-feira, 1º de outubro, o deputado estadual Capitão Wagner (PR) fez críticas ao Governo do Estado na condução da pasta de Segurança Pública do Estado. Mesmo elogiando a abertura para o diálogo, o deputado afirmou que apesar de dizer que "assumiria pessoalmente a responsabilidade da questão da segurança pública, ele (Camilo Santana) cortou 20% do custeio da pasta".

De acordo com o Capitão, "isso está gerando problemas como falta de combustível para viaturas, falta de armamento adequado e compatível com o crime organizado", aponta.

O deputado afirmou que viaturas compradas na gestão anterior foram o principal investimento em segurança pública feito pelo governo de Cid Gomes (PDT) e que não foi pensado o custo de manutenção dos veículos. "Essas viaturas estão sucateadas. Só pra citar um dado bem rápido: Caucaia tinha 22 viaturas rodando, hoje tem 12. Então caiu pela metade. Consequentemente, o crime organizado toma de conta das cidades, dos bairros, e Fortaleza vive um momento delicado", afirma.

Citando a redução de 0,97% no número de homicídios na Capital de entre os anos de 2013 e 2014, o parlamentar disse acreditar que a redução seria maior caso houvesse maior investimento na pasta.

"A categoria está satisfeita com governador no quesito diálogo, mas eu não sei o quanto isso dura na medida que a categoria tem brigado por melhores condições de trabalho. Eu tenho certeza que se as condições de trabalho da polícia hoje fossem as mesmas de há 5 anos atrás, no quesito viatura, combustível, manutenção e etc., essa redução ia ser bem maior", acredita.

O representante ainda denunciou que o sistema de comunicação da Coordenadoria Integrada de Operações de segurança (Ciops) "está sem funcionar desde o início do ano". "A viatura tenta entrar em contato uma com a outra pra fazer uma abordagem, para pedir até socorro e os policias não conseguem", afirma. 

O governador Camilo Santana, entevistado no mesmo programa de rádio, rebateu as críticas do parlementar. "Se ele pegar os números do que foi gasto este ano com segurança pública e comparar com o ano passado, ele vai ver que não está falando a verdade. A gente comprou mais veículos, mais motos, só de policial esse ano que ingressaram na folha de pagamento foram mais de 1500", apontou.

O Povo Online