-->

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Botafogo 0 x 1 Ceará - Em dia de cerveja no estádio, Fogão tropeça e coloca Vozão no jogo


Numa partida de equilíbrio, na noite desta terça-feira, 20, o Ceará encontrou caminho da boa atuação e venceu o Botafogo por 1 a 0 no Engenhão. O Alvinegro de Porangabuçu apresentou avanços na disciplina tática e conseguiu fazer frente ao primeiro lugar da Série B do Campeonato Brasileiro. O gol da partida foi marcado por Rafael Costa, de pênalti.

Porém, o resultado ainda não representa muitas esperanças de sair da zona do rebaixamento para o Vovô. Com 29 pontos em 31 jogos, a equipe de Porangabuçu ocupa a 17ª colocação e está a sete pontos de superar o Macaé - primeiro clube fora da degola, em 16º com 35 pontos. O próximo confronto do Alvinegro na Segundona é diante do Boa Esporte, neste sábado, 24, às 20 horas (horário de Fortaleza), no Estádio Presidente Vargas.

Diante do líder da Série B, o Ceará levou ao Engenhão proposta de jogo mais sólida para a segunda rodada sob comando do técnico Lisca. A equipe alvinegra deixou o desespero dos chutões de lado e conseguiu investir de maneira mais inteligente na articulação. Pôs a bola no chão, ampliou o olhar tático e explorou as possibilidades ofertadas pelo Botafogo. Não dominou a partida, mas conseguiu ir além das suas atuações pela disputa nacional, desorganizadas e sem fundamento coletivo.

A troca do trio Fabinho, Júlio César e Rafael Costa por Alex Amado, Wescley e Rafael Costa para a peleja no Rio de Janeiro trouxe mais fluidez ao setor de criação do Vovô. Com a reformulação, os visitantes ganharam em alternativas para chegar até a área adversária e desferir finalizações. Referência técnica para a equipe, Ricardinho também pôde melhorar sua atuação devido ao melhor diálogo entre os setores de campo, acertando mais passes e buscando a área adversária com objetivo.

Jogando sem muita inspiração, o Botafogo buscou trabalhar a posse de bola para furar a defesa do Ceará. Titular no gol alvinegro nos últimos dois jogos, Éverson esteve bem colocado, seguro (inclusive salvando o time do empate no minuto final de acréscimo) e não passou por sustos. O sistema defensivo de Lisca também apresentou atuação correta, bem diferente das desastrosas falhas de jogos anteriores. Contudo, o problema alarmante continua sendo o espaço dado pelo Alvinegro para o adversário envolvê-lo em triangulações do ataque.

O "prêmio" pela atuação mais consistente veio aos 11 minutos para o Ceará. A arbitragem marcou pênalti em lance envolvendo Alex Amado e Jefferson - no qual não houve contato entre os jogadores - e Rafael Costa converteu com competência a cobrança. Com o Vovô à frente no placar, a torcida carioca destinou sonoras vaias ao time de Ricardo Gomes, que continuou sem conseguir impor domínio jogando no Engenhão.

FÔLEGO NECESSÁRIO
Para o autor do gol do Vovô, o resultado com atuação satisfatória dá ânimo necessário para o elenco buscar, nos próximos jogos, a permanência na Série B. “Foi a vitória de motivação. Peço as torcedores que nos apoiem contra o Boa no sábado", ressaltou Rafael Costa.