-->

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Uece é a melhor universidade estadual entre 3 regiões pela 5ª vez


A Universidade Estadual do Ceará (Uece) é classificada pelo quinto ano como a melhor universidade estadual do Norte, Nordeste e Centro Oeste, pelo Ranking Universitário Folha (RUF) de 2015. Com nota 61,15, a universidade também ocupa o 7º lugar no ranking entre as melhores estaduais do Brasil, precedida pelas seguintes instituições em ordem: USP, Unicamp, Unesp, Uerj, UEL e UEN.

O RUF realiza a pesquisa anualmente e analisa o desempenho das universidades através de cinco categorias, cada uma composta por indicadores que podem somar até 100 pontos: pesquisa (até 42 pontos), ensino (até 32 pontos), mercado (até 18 pontos), internacionalização (até 4 pontos) e inovação (até 4 pontos).

Apesar de manter o título, a universidade sofreu uma queda nos indicadores, a nota atingida pela universidade em 2014 foi de 67,86, enquanto neste ano de 2015 foi avaliada com nota 61,15. A melhoria na universidade só pode ser observado no quesito “internacionalização”, passando da 89ª para 43ª na posição nacional.

De acordo com o reitor da Uece, professor José Jackson Coelho Sampaio, esse resultado dá ânimo diante das dificuldades. “É uma demonstração que ajuda na autoimagem. A gente luta contra dificuldades políticas, internas, administrativas, contra dificuldades de investimentos e custeios. Quando vemos isso, dá ânimo para continuar as lutas e mostra que elas têm valido a pena. Tem sido um bom combate”, comenta.

Fundada em 1975, a instituição de ensino possui quase 18 mil alunos e oferece 74 cursos.