-->

domingo, 30 de agosto de 2015

Unicef. Milícia liberta 163 crianças-soldados na República Centro Africana


Mundo
Um grupo de 163 crianças-soldados, incluindo cinco meninas, foi libertado na sexta-feira pelas milícias anti-Balaka em Batangafo, no oeste da República Centro-Africana, anunciou em um comunicado o Unicef.

No total, 645 crianças foram libertadas por grupos armados centro-africanos desde a assinatura em maio de um acordo com o Unicef, segundo o comunicado.

“Esta libertação é um sinal de que a implementação do compromisso assumido pelo chefe de um desses grupos, como parte do processo de paz e reconciliação, está no caminho certo”, disse em Bangui, capital da RCA, o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Muhammad Malick.

Conflito armado

Os líderes dos oito grupos armados da RCA, incluindo as milícias cristãs anti-Balaka e a ex-rebelião muçulmana Seleka, principais protagonistas do conflito, comprometeram-se em libertar milhares de crianças-soldados em maio, por ocasião da um Fórum em Bangui para a reconciliação nacional.

“Esperamos ver centenas de outras crianças libertadas antes do final do ano”, disse Muhammad Malick.

O Unicef estima entre 6 mil e 10 mil o número de crianças engajadas em grupos armados na RCA desde que os conflitos entre cristãos e muçulmanos começaram no País, em 2013. (das agências de notícias)

O Povo Online