-->

domingo, 16 de agosto de 2015

Izolda Cela cumpre primeira agenda externa como governadora em exercício


A primeira agenda externa da governadora em exercício do Estado do Ceará, Izolda Cela, ocorreu na noite desta sexta-feira (14) durante premiação das escolas e professores da rede municipal de ensino que obtiveram os melhores resultados na avaliação do ensino fundamental no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) e Spaece-ALFA, realizada no Centro de Eventos, em Fortaleza.

De acordo com a chefe do executivo, o reconhecimento das escolas e de seus profissionais fortalece o empenho da equipe envolvida no processo educacional. “Esse é um dos eventos mais especiais, pois é muito importante o reconhecimento e o convencimento de que é possível avançar e elevar o nível de aprendizagem das crianças e saber que isso representa um grande ganho para sociedade”, enfatizou.

Izolda lembrou ainda que o Estado apresentou, ao longo dos anos, um crescimento significativo na área da Educação. “Em 2007, que foi a nossa linha de base, apenas 14 municípios do Ceará alcançaram o nível desejado e, em 2014, esse número ultrapassou os 170 municípios. Isso rendeu para o Ceará o maior percentual de crescimento no Ideb, ao longo desses anos. Portanto, esse resultado representa um crescimento muito significativo, um esforço muito grande dos municípios e das escolas”, acrescentou.

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, falou da importância de Izolda Cela para a Educação no Brasil. “Estou tendo o privilégio de estar sendo acompanhado hoje pela primeira governadora da história do Ceará e, pra nossa feliz coincidência, no dia que celebramos a Educação. A professora Izolda foi a pessoa que deu o primeiro passo na construção de um novo caminho na Educação do Ceará, que hoje é reconhecida em todo o país. Foi ela, inclusive, que criou o Spaece-ALFA – instrumentos que utilizamos para celebrar a conquista do município de Fortaleza”, salientou.

Sobre o evento, Roberto Cláudio felicitou os envolvidos no processo de excelência da Educação municipal. “É a hora de celebrar, reconhecer e poder, ao mesmo tempo que estimulamos os avanços, convidar todos para construir esse grande pacto pela educação pública de Fortaleza. Nós devemos isso a uma conquista de muitas pessoas: gestores, professores, profissionais da educação, pais e alunos”, parabenizou.

Estiveram presentes o representante da Secretaria da Educação do Estado, Henrique Martins; secretário municipal de Educação, Jaime Cavalcante; o secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Philipe Nottinghan; presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Aléssio Lima; presidente do Conselho Municipal de Educação, Raimundo Nonato Nogueira; o presidente da Comissão de Educação e líder do governo municipal na Câmara, vereador Evaldo Lima; além de demais vereadores, professores, coordenadores, diretores e servidores da rede municipal de ensino.

Premiação
Na ocasião, foram premiadas com recursos financeiros e placas as escolas classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar do município no Spaece-Alfa, com proficiência desejável em alfabetização e todas que alfabetizaram 70% de alunos no nível desejável, além das escolas que obtiveram os melhores índices de proficiência em alfabetização, como também, as escolas do 5º ano com desempenho adequado em Português e Matemática, simultaneamente, e desempenho adequado em língua portuguesa.

Além disso, foram entregues placas e certificados para os professores regentes A e professores regentes B (PRA e PRB) do 1º, 2º e 5º ano das escolas homenageadas. O Distrito da educação I também recebeu reconhecimento por ter suas escolas atingido o nível desejável em alfabetização, e ainda as três escolas que mais cresceram em percentual de proficiência, aproximando-se do desejável. No total, foram premiadas 74 unidades da rede municipal de ensino.

Ceará Agora