-->

sábado, 22 de agosto de 2015

Governador fará entrega de dessalinizadores neste domingo

Para ajudar o sertanejo a enfrentar o quarto ano consecutivo de estiagem - o sexto em algumas cidades dos Inhamuns e Sertão Central- o Governo do Estado entrega emPentecoste, neste domingo, às 10 horas da manhã, oito sistemas de dessalinizadores, de um total previsto de 222 equipamentos, fruto da parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) através do Programa Água Doce.

O governador Camilo Santana e o secretário dos Recursos Hídricos Francisco Teixeirafarão a entrega, em Pentecostes. Ao todo, serão beneficiadas comunidades rurais de 44 municípios do sertão cearense. Esta etapa-piloto do programa teve investimento de R$ 1,05 milhão e beneficia 245 famílias.No total, Serão investidos R$ 44 milhões com recursos do Governo Federal e contrapartida do Tesouro Estadual. O programa deverá beneficiar cerca de 80 mil cearenses que integram as chamadas "populações difusas" (pequenas comunidades situadas nas áreas rurais mais remotas dos municípios).

A implantação dos equipamentos será feita em três lotes. Os dois primeiros, juntos, contemplam 24 municípios. O terceiro atenderá a comunidades de outros 20 municípios. A escolha de Pentecoste para receber os primeiros dessalinizadores deveu-se à proximidade com Fortaleza, já que estes equipamentos servirão como "piloto" e balizarão a implantação dos demais sistemas.

Água Doce
O Programa Água Doce (PAD) é uma ação doGoverno Federal coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, em parceria com instituições federais, estaduais, municipais e sociedade civil. Visa o estabelecimento de uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, promovendo e disciplinando a implantação, a recuperação e a gestão de sistemas de dessalinização ambiental e socialmente sustentáveis para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidades difusas do Semiárido.

O PAD já beneficia cerca de 100 mil pessoas em 154 localidades do Nordeste. O objetivo é ampliar suas ações para garantir o acesso à água de qualidade nas comunidades difusas do Semiárido.

Comunidades Beneficiadas em Pentecoste

Bandeira/Inchú

Boa Vista

Lagoa de Dentro

Jurema/Aroeira

Riacho dos Moços

Salgado do Cosmo Chagas

Sítio do Meio

Riacho dos Marfins

Municípios atendidos pelo PAD

Lote 1: Miraíma, Irauçuba, Itapajé, Umirim, Tejuçuoca, Apuiarés, Pentecoste, Gal. Sampaio, Paramoti, Caridade, Canindé, Sta Quitéria, Itatira e Madalena.

Lote 2: Mons. Tabosa, Boa Viagem, Independência, Quiterianópolis, Tauá, Arneiroz, Catarina, Saboeiro, Aiuaba e Salitre.

Lote 3: Barreira, Chorozinho, Aracoiaba, Ocara, Itapiúna, Choró, Ibaretama, Ibicuitinga, Morada Nova, Palhano, Russas, Banabuiú, Jaguaretama, Jaguaribara, Alto Santo, Milhã, Mombaça, Piquet Carneiro, Acopiara e Umari.

Diário do Nordeste